Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
encontre-os-melhores-talentos-com-o-estagio

Encontre os melhores talentos com o estágio  

Notícia | 13/11/2023

Larissa Almeida

Para uma empresa evoluir e firmar o seu nome no mercado, antes dos clientes, ela deve contar com uma boa equipe. Hoje, recrutar talentos e mantê-los têm sido um desafio para as organizações. Nesse sentido, o estágio aparece como um cargo promissor para gerar proximidade entre o colaborador e a organização. Então veja, nesta matéria, tudo sobre o cargo e como firmar a imagem de marca empregadora por meio dele. 

O que é o estágio? 

O ato educativo escolar supervisionado é visto como uma posição formadora de novos especialistas. Em suma, é uma contratação com o objetivo de oferecer aos estudantes, geralmente iniciantes do mercado de trabalho, a oportunidade de vivenciar a prática de uma profissão. Logo, trata-se de uma modalidade importante de contribuição com o meio corporativo. “A colocação proporciona um local de aprendizagem e desenvolvimento. Ela aplica a capacitação necessária e desenvolve competências para qualificar o indivíduo a vagas com mais responsabilidades e conhecimentos”, explica Alyne Alves Soares, Analista Junior de Recrutamento e Seleção, do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios

Abra vagas de estágio e transforme o mercado corporativo 

Segundo um estudo realizado pela empresa Trendsity, 77% dos jovens brasileiros acreditam na falta de experiência como a principal barreira para conseguir o primeiro emprego. Além disso, 63% esperam valorização e apoio por parte dos empregadores. Sendo assim, o estágio é uma alternativa positiva para as instituições acolherem essa demanda. “Estagiários estão no começo de carreira e com disposição para fazer acontecer. Para as corporações, ter este perfil junto aos seus colaboradores pode ser muito positivo, pois gera novas ideias e projetos facilmente”, orienta Camila Garcia, Gerente de Relacionamento com Instituições de ensino do Nube.

infográfico sobre o panorama de seleção de estagiários

Inúmeras entidades podem contratar estagiários 

A Lei de Estágio esclarece quem pode admitir esse grupo em sua corporação. Conforme a norma, estão aptas as organizações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais. “Empresas com essa política estão contribuindo para seu próprio crescimento e facilitando o preenchimento de vagas  efetivas no futuro”, acrescenta Camila. 

A contratação é simplificada por um agente de integração 

Os agentes de integração são instituições previstas na própria lei de estágio, como um órgão auxiliar nos processos administrativos e até mesmo de recrutamento. O Nube, como o maior privado do país, entra plenamente nessa categoria e é referência no meio.  Assim, durante a busca por candidatos, a divulgação da vaga é feita para milhares de estudantes e os demais procedimentos envolvendo o contrato, observados e orientados por uma equipe de especialistas. 

Para selecionar estagiários observe as soft skills com mais atenção 

Como a proposta é empregar os iniciantes, é preciso observar além da sua capacidade de executar a tarefa solicitada no setor. Dessa maneira, a atenção dos recrutadores deve considerar outros aspectos, como as habilidades comportamentais. Logo, ao invés de fazer um check list nas capacidades técnicas, é possível identificar se existe conexão entre a personalidade e metas do candidato com a cultura organizacional.

Conforme um estudo do LinkedIn, 92% dos recrutadores consideram as soft skills tão ou mais importantes quando comparadas com as hard skills. Ainda, segundo o McKinsey Global Institute, as competências sociais e emocionais são responsáveis por 80% do sucesso no trabalho. 

Contrate e acompanhe a trajetória de seu novo colaborador antes de efetivá-lo 

O estágio também oferece a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de um funcionário. Segundo a lei n° 11.788/2008, o contrato desse modelo tem o prazo máximo de dois anos. Sendo assim, os gestores e demais responsáveis podem observar o contratado antes de colocá-lo em uma admissão baseada na CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. 

De acordo com a Abres (Associação Brasileira de Estágios), no Brasil, de 40% a 60% desses talentos são efetivados. Portanto, mostra uma grande adesão e satisfação com essa vaga. “São muitos os benefícios de considerá-los, como o aumento da inovação, pois os iniciantes poderão auxiliar com ideias, novas tecnologias, proatividade, adaptabilidade, criatividade e diversidade”, finaliza Alyne. 

Gostou do conteúdo? Então, acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

O Nube incentiva a contratação de estagiários para aquecer o mercado e evoluir os negócios!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete