Gerir uma empresa pode ser fácil. Entretanto, fazer isso de forma humanizada e de sucesso, apresentando bons resultados enquanto os seus funcionários, estagiários e aprendizes se mostram satisfeitos e seguem a cultura organizacional e propósito da corporação, pode exigir muita habilidade, sabedoria e, acima de tudo, estudo e humildade.

A gestão humanizada

No mundo moderno, essa demanda vem sendo cada vez mais necessária, pois temáticas como saúde mental e felicidade estão sendo debatidas de forma enfática ao longo dos anos, desde quando a Internet e a tecnologia se fizeram presentes como ferramenta principal de trabalho, acelerando processos e mudando as relações humanas.

Para a CEO da CCS Tecnologia e Serviços SA, Greice Ciarrocchi, a educação é a base de tudo. “Toda a parte técnica é importante, mas também as bases éticas e valores. O mundo precisa urgentemente de líderes conectados com propósito, conscientes, acima do ego e conscientes do seu impacto. Para isso, o conhecimento é uma dádiva e uma das coisas mais valiosas”, comenta.

Nesse sentido, a empresária lista cinco livros essenciais para uma gestão humanizada e sábia, além, é claro, de ajudar os empreendedores a alavancarem seus negócios.

Liderança e Propósito: O novo líder e o real significado do sucesso - Fred Kofman: segundo Fred, a necessidade humana é ter um significado, uma razão na vida. Assim, quando a corporação consegue conectar todos os colaboradores com o objetivo deles e da companhia as coisas fluem naturalmente. O autor também aborda autoconhecimento e o quanto a alta cúpula deve buscar o desenvolvimento pessoal. “Quando isso acontece, a organização consegue se desenvolver muito mais rápido e apresentar melhores resultados. É um livro muito atual e um dos meus preferidos”, conta Greice.

Feitas para Durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias - Jim Collins: o autor fez uma pesquisa aprofundada e trouxe algumas delas para analisar. Ele também debate sobre alguns mitos do empreendedorismo. “É muito legal porque é prático. Inclusive, ele compara alguns concorrentes e aponta porque uma se destacou e perdurou no mercado e outra não”, explica.

Descubra seus pontos fortes - Marcus Buckingham e Donald O. Clifton: muitas corporações buscam desenvolver os pontos fracos da equipe em vez de potencializar os fortes. “Existem vários perfis diferentes. Se usarmos intencionalmente cada um deles, conseguimos otimizar os resultados”, salienta a executiva.

O Novo Código da Cultura - Sandro Magaldi e José Salibi Neto: explica o conceito de cultura organizacional. Assim, a obra instiga os empresários a repensarem qual é o papel deles e o quanto é determinante a coerência de suas ações.

Os quatro segredos sagrados para o amor e a prosperidade: Um guia para viver em um belo estado de ser - Preethaji e Krishnaji: aborda as quatro chaves do sucesso, mesclando ciência com práticas espirituais antigas, bem como apresenta algumas meditações para serem praticadas. “Mostra como o poder da consciência afeta tudo ao nosso redor e como podemos criar uma vida repleta de amor para viver em belos estados de ser. Além disso, com os exercícios propostos, temos a oportunidade de ter um mergulho no autoconhecimento, e curar feridas inconscientes até então”, finaliza a CEO.

Como aplicar a gestão humanizada

Essa prática é crucial para obter resultados e sucesso. Afinal, uma equipe feliz e trabalhando em um ambiente saudável é o sonho de todo gestor. Portanto, é essencial adotar métodos mais humanos para, além do lucro, conquistar e tornar o colaborador parte do negócio. Isso não significa se tornar uma instituição livre de erros, mas sim capaz de aprender com todos eles e passar ensinamentos a todos os integrantes, adotando, ainda, um papel de comandante interessado, observador e empático.

Ou seja, é preciso ser ouvido e estar a postos para entender e visualizar todo o processo produtivo da organização. De acordo com Sandro Gonzalez, no livro “O valor das pessoas”, a entidade em si precisa ser humana e pessoal, não apenas criar programas. Para isso, veja algumas dicas essenciais para incorporar esse pensamento em seu empreendimento:

Meça a felicidade de seus colaboradores e use como termômetro: segundo neurociência, a felicidade aumenta a produtividade em 20%. Ou seja, sobre as mesmas competências, protocolos e processos, alguém satisfeito tem melhor performance. Assim, é interessante realizar pesquisas para saber a opinião do time e fazer os ajustes necessários.

Aprenda com os erros/derrotas e repasse conhecimento: esses momentos não devem gerar lamentações ou desistências. É crucial tirar lições dos erros para melhorar em situações futuras e passar essas experiências para o restante do grupo.

Seja presente e observe: é essencial analisar o engajamento de todos, a comunicação entre eles e a conexão de ideias, metas e sentimentos. Para isso, é preciso caminhar pelos lugares, perceber a atmosfera e o estado emocional dos indivíduos.

Desperte a consciência do coletivo e use bem a comunicação: é crucial ter empatia e entender como as palavras podem afetar quem as escuta. Não à toa, visões, planos e objetivos podem receber nova vida ou morrer no descrédito, dependendo da maneira como forem apresentadas.

Mantenha atenção aos valores: busque tomar decisões respaldadas na essência da instituição e não se esqueça nunca de transformar o seu colaborador.

Adote a reciprocidade: se colocar no lugar do outro torna as escolhas mais empáticas e pessoais, pois se avalia os impactos no colega. Mesmo as atitudes difíceis e necessárias podem ser tomadas de uma forma mais leve, delicada e respeitosa.

 

Infográfico de tópicos: Como aplicar a gestão humanizada?

Para gerenciar bem um grupo de pessoas diferentes, é preciso estar sempre se atualizando e ligado nas tendências do mercado. As novas gerações têm suas particularidades, afinal, o mundo mudou bastante nos últimos anos. Por isso, ser flexível e saber ceder em alguns momentos é necessário.

Apesar do rótulo do cargo, todos nós aprendemos diariamente e, quem se recusa a aceitar essa realidade, acaba ficando para trás. Dessa forma, contar com um time diverso, com variadas formas de pensar e histórias de vida é algo extremamente valioso. Se você busca estagiários e aprendizes para te acompanharem nessa jornada e te auxiliarem na caminhada do sucesso, entre em contato com o Nube. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe