Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
demandas-como-trata-las-com-a-urgencia-necessaria

Demandas: como tratá-las com a urgência necessária? 

Notícia | 31/10/2023

Pedro Fagundes

Como aproveitar ao máximo o estágio ou programa de jovem aprendiz? Em uma resposta curta e objetiva: trabalhando. Não há nada tão relevante em ato educacional supervisionado quanto o desenvolvimento profissional. Logo, curtir essa modalidade de ofício significa valorizar o tempo gasto com a integração entre o apreendido em sala de aula e a vivência de escritório. Assim, refazemos a pergunta: você está satisfeito com o seu aproveitamento no expediente? De acordo com uma pesquisa do Nube, 44,37% dos estudantes enfrentam dificuldades em lidar com o tempo. Esse confronto é inevitável e cruel a quem insiste em digladiar com o relógio. Porém, a fim de potencializar as horas investidas no labor, é possível contornar a adversidade. Acompanhe a reportagem e saiba como.

 

Tempo, teletrabalho e a procrastinação

Questionar a passagem das horas é algo inútil. Uma atitude semelhante à tentativa de comprovar a teoria da Terra plana. Porém, assim como na anticiência, os conspiradores acreditam em qualquer coisa. Por isso, aqui vai um resumo. O tempo é infinito, imparável e imutável – o último, pelo menos por enquanto. Já os seres humanos, coitados, são finitos, biologicamente forçados a ficarem parados um terço de suas vidas, dormindo, e extremamente maleáveis – ou ao menos deveriam. Assim, é melhor desistir de fugir do próprio reflexo e aceitar as diretrizes físicas. O melhor a fazer é trabalhar com tangível e pensar como maximizar suas ações dentro desse plano inevitável.

Como se não fosse o bastante, a pandemia de Covid-19 apareceu – em 2020 – para chacoalhar um pouco mais a relação com os ponteiros. A partir do isolamento social, o mundo on-line virou tônica do cotidiano. Isso trouxe novos desafios às relações humanas, como a digitalização de modelos de labuta. O teletrabalho, por exemplo, era visto como uma exceção. Agora, escalou para a condição de regra. Essa transição, expressa e forçada, não deu espaço para uma adaptação natural dos funcionários. Assim, deixou interrogações à rotina. A psicóloga, Fernanda Tochetto, explica como, no virtual, somos constantemente bombardeados por estímulos – uma fórmula perfeita para cultivar a procrastinação. “É fácil perder o foco e se distrair com as redes sociais, e-mails ou outros conteúdos”, destaca.

Segundo um levantamento da Agência Brasil, 46% das corporações brasileiras adotaram o remoto durante a pandemia. Apesar disso, 67% dos empreendimentos relataram dificuldades na adaptação dos colaboradores. As principais adversidades apontadas foram a relação com as ferramentas de comunicação (34%) e o comportamento na web (34%). O especialista em gestão organizacional, Daniel Alves, sugere como, para gerir o cronograma a distância, é insubstituível separar a esfera pessoal da ocupacional. “Recomendo ter um ambiente específico reservado à labuta. Assim, você treinará o seu cérebro para distinguir a hora de lazer e de ocupação”, orienta.

 

Jogue a favor do tempo

Como visto, o tempo é vilanizado pela sociedade do trabalho, mas não por culpa dele. Sua inegociável passagem é um recurso precioso, porém de difícil manejo. Esse tratamento é comum, pois – por natureza – o ser humano tende a adiar tarefas. Desse modo, age como se o cronômetro pudesse ceder a sua vontade e repousar junto a ele. Entretanto, isso é fantasia. “Você começa a deixar para amanhã, mas o porvir nunca chega. Logo, torna-se procrastinação”, explica a psicóloga. A insistência em deixar tudo para outro momento, rapidamente, vira uma bola de neve. Ao empurrar com a barriga, acumula-se tarefas. Assim, a cada dia ultrapassado, a barreira a ser contornada fica maior. Ou seja, problematiza sua resolução.

Esse hábito prova-se tão comum quanto prejudicial. Dentre suas consequências mais negativas, estão o aumento do estresse e da ansiedade, além – é claro – de  uma diminuição severa da produtividade. A fim de evitar a má tendência, a técnica chamada “procrastinação estruturada” pode ser uma ótima pedida. O mecanismo consiste em substituir uma tarefa velha e encostada por uma inédita, de igual relevância. A partir dessa troca, o cérebro mantém-se ocupado e evita uma onda de distrações. Com a repetição da tática, é possível iniciar diferentes demandas de uma só vez. Assim, em algumas rodadas, o indivíduo terá solucionado boa parte de suas incumbências.

 

Existe uma fórmula para a produtividade?

Apesar de inúmeras recomendações, a resposta é negativa. O funcionamento de relações interpessoais foge da binariedade matemática. Logo, dificilmente uma atividade humana será solucionada nas mesmas vias de “um mais um igual a dois”. Porém, gerenciar a duração do expediente de forma – mais ou menos – eficaz é, sim, possível. Uma das principais dicas seria reconhecer seu próprio ritmo de serviço. Identificar em quais horários você é mais produtivo também pode dar um empurrãozinho para evitar distúrbios e potencializar o desempenho. Além disso, é crucial estabelecer metas e prazos claros para cada tarefa. Isso ajudará a manter o foco. Abaixo, estão algumas outras orientações para quem pretende ficar craque na gestão do relógio:

Faça listas de tarefas: elencar de maneira organizada quais demandas devem ser concluídas é chave para não deixar nada para trás. Além disso, essa prática torna-se um lembrete concreto, mitigando a procrastinação. 

Realize pausas regulares: valorize as pequenas pausas para o repouso. Elas te mantêm alerta e disposto. Caso o cansaço vença o colaborador, rapidamente, suas atividades serão embaralhadas e deixadas a esmo. Logo, invista em um descanso controlado e programado.

Desligue as notificações: certas vezes, é preciso admitir a força de seu oponente. Os celulares e aplicativos foram meticulosamente desenvolvidos para roubar a atenção dos usuários. Logo, a fim de mitigar seus efeitos de convencimento, deixe-os longe, no mudo e esqueça-os. Dessa forma, o protagonista do expediente será a execução de demandas.

Crie um ambiente de trabalho organizado: para conquistar uma rotina ordenada, é preciso – de antemão – estar imerso em um ecossistema igualmente bem arrumado. Para isso, busque destinar um canto de sua moradia à labuta. Assim, além de inspirar um cotidiano regulado, separa-se melhor a esfera lúdica da laboral.

 

Gostou das indicações? Então, afaste-se de agentes nocivos ao seu cronograma, aprenda a potencializar suas horas de labuta e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! O momento de ampliar sua eficiência no trabalho e avançar na carreira é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube oferece dicas e não vê a hora de acompanhar o seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete