Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
demandas-ja-largue-a-procrastinacao

Demandas já! Largue a procrastinação 

Notícia | 24/10/2023

Pedro Fagundes

A dificuldade de lidar com o tempo no trabalho é um problema comum, especialmente entre estudantes em estágio ou programa de jovem aprendiz. Uma pesquisa do Nube, com 12.168 estudantes, revelou como 44,37% deles têm dificuldade em se adaptar ao ritmo acelerado do mercado. O tempo é uma constante. Por isso, deve-se encontrar maneiras de se adaptar a ele. Porém, não é fácil superar as barreiras do cotidiano e maximizar a produtividade a cada segundo. Entre demandas e imprevistos, a procrastinação também pode atrapalhar. A fim de superar esse bloqueio, é crucial desenvolver hábitos e técnicas capazes de ajudar a se enquadrar na passagem dos ponteiros e aumentar a eficiência. Quer descobrir como atingir esse objetivo? Não perca a chance e confira a reportagem!

 

Jornada remota

Queira a sociedade aceitar ou não, lutar contra o tempo é inútil. Ele é uma entidade interminável. Por isso, é melhor aceitá-lo e jogar conforme suas regras. Com a pandemia, as relações mudaram e ganharam novos desafios. No home office, por exemplo, o "local de trabalho" desapareceu – tornou-se abstrato e digital. Assim, mais propício às divagações. Isso ocorre, pois sem um espaço determinado à labuta, fica-se mais propenso a distrações, como a Internet. O conforto do lar coloca impedimentos em separar as horas entre profissionalismo e lazer. Ademais, o universo virtual oferece uma infinidade de conteúdos perfeitos para roubar os olhos dos afazeres. Porém, é um hábito contornável. “O trabalho remoto é como estudar um idioma diferente. No início pode ser desconfortável. Com o tempo, ganha-se fluência”, pontua o diretor comercial da B&T Câmbio, Tulio Portella.

A adaptação dos funcionários ao modelo de ofício remoto não tem sido fácil. De acordo com um levantamento da Agência Brasil, 67% das organizações adeptas ao teletrabalho relataram dificuldades nesse sentido. Os principais problemas captados foram a relação com as ferramentas de comunicação (34%) e o comportamento dos colaboradores no ambiente virtual (34%). Para superar essas dificuldades, é altamente recomendável delimitar um limite claro entre as ambições de origem privada e de viés institucional. Isso pode ser feito a partir da criação de uma área específica para o expediente – dentro de casa. “No home office é preciso reaprender a lógica de operação. Deve-se entender maneiras diferentes de fazer reuniões, ser mais próximo dos colegas, produtivo e obter melhor desempenho”, acrescenta Portella.

 

Vença a procrastinação

O tempo é um recurso essencial para as atividades, mas é frequentemente mal aproveitado. Isso ocorre, pois muitas pessoas preferem deixar as tarefas para depois – a fórmula perfeita para encadear a procrastinação e a sobrecarga. Trata-se de um hábito comum, capaz de prejudicar a produtividade e a qualidade de vida. Ela ocorre quando os indivíduos adiam tarefas – independentemente de seu tamanho, dificuldade ou relevância –, mesmo quando estão cientes da obrigação em realizá-las. A falta de motivação, medo do fracasso ou dificuldade de concentração são alguns dos principais fatores motivadores dessa intercorrência. Para evitar, não existe um segredo infalível, porém, recomendações. Dentre elas, a definição de prioridades, estabelecimento de prazos e criação de uma rotina. 

Essa imposição é necessária, visto a natureza humana. Por via de regra, o homem é um ser lúdico, facilmente desapegado à monotonia. Ou seja, programadamente disposta a abandonar o repetitivo afazer para, então, divertir-se com a fantasia. Todavia, como dito, é possível largar o mau hábito. Uma dica é usar abordagens alternativas, como a procrastinação estruturada. Trata-se de uma técnica com o propósito de transformar as demandas em atividades mais atraentes. Assim, o cérebro fica menos propenso a se distrair. Para colocá-la em prática, basta efetuar uma repetitiva transição entre atividades. Assim, o pacato não amadurece. “Certamente o lazer é relevante, mas é necessário contorná-lo e estabelecer limites, distraindo-se apenas em momentos destinados para isso”, destaca o especialista em negócios, Uranio Bonoldi.

Um exemplo tangível é a escrita de um relatório – encargo comum, porém de insistente repetitividade. Imagine precisar escrevê-lo para o dia seguinte, mas está com preguiça. Habitualmente, o cérebro logo divagaria atrás de qualquer informação desimportante, capaz de reverter o tédio. Porém, em vez de ficar navegando pelas redes sociais, tente começar a ler um artigo sobre um assunto relacionado à entrega. Dessa forma, a monotonia é rompida, novos conhecimentos são adicionados e – ao mesmo tempo – aproxima-se do objetivo final. 

 

Torne o expediente em algo proveitoso

Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, é essencial encontrar maneiras de aproveitar as horas com maior eficácia. Para isso, é preciso conhecer as próprias preferências e limitações – como em quais horários o cidadão atinge melhor produtividade. Assim, evita-se remar contra a maré e desperdiçar energia. Além disso, é insubstituível estabelecer prioridades para os serviços. Quer conferir outras dicas? Veja a lista abaixo e aprimore a gestão de horário:

Evite distrações: desligue o celular, feche as abas desnecessárias do computador e encontre um lugar tranquilo para trabalhar. Durante o expediente, nada deverá ser tão relevante quanto pedidos e demandas. Não entenda mal, cumprir esse objetivo é desafiador. Contudo, caso aplique-se método e determinação, pode ser realizado.

Liste suas demandas: a fim de alcançar qualquer objetivo, deve-se, primordialmente, concebê-lo na sua frente. Entretanto, essa projeção não pode se reter ao campo das ideias. Pelo contrário, é função primordial do indivíduo esforçar-se para retirar a meta do abstrato e trazê-la para o real. A fim de visualizar o encaixe dessas atividades na rotina, elabore algo como uma lista de tarefas – seja em um caderno, lousa ou post-it. A personalização vai do gosto de cada um, com cores, marca-textos, tópicos ou listas. 

Faça pausas: até mesmo uma mente brilhante não funcionará em seu máximo potencial, sem a sustentação de um corpo descansado. Por isso, valorize as pequenas pausas para o repouso. Elas te mantêm alerta e disposto. Além disso, com base na interrupção voluntária do ofício, foi desenvolvido, a chamada técnica Pomodoro. Sua execução visa repartir o foco em vários pedaços, comprimidos, do seu dia. Em linhas gerais, utiliza-se um cronômetro para dividir 25 minutos de atuação com cinco minutos de tranquilidade. Já experimentou?

 

Gostou das indicações? Então, afaste-se de agentes nocivos ao seu cronograma, aprenda a potencializar suas horas de labuta e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! O momento de ampliar sua eficiência no trabalho e avançar na carreira é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube oferece dicas e não vê a hora de acompanhar o seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete