Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
jovens-possuem-dificuldade-com-o-senso-de-urgencia

Jovens possuem dificuldade com o senso de urgência 

Notícia | 10/10/2023

Laura Pereira

Em um mundo globalizado, cada vez mais percebemos como as habilidades dos estagiários, aprendizes e efetivos precisam estar em constante atualização. Nesse sentido, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, contando com a participação de 26.433 jovens de 15 a 29 anos, perguntando: “qual dessas competências você se destaca?”. Como resultado, foram analisados muitos votos para “comunicação” e poucos para “senso de urgência”. Para saber mais sobre o aprimoramento desses aspectos, continue a leitura! 

Comunicação é o ponto forte dos jovens 

Com 38,83% (10.263 votantes), a facilidade em falar com as pessoas se desponta como a primeira do ranking. “A comunicação é muito importante no ambiente de trabalho, porque engloba a capacidade de ouvir, processar, compreender e apresentar mensagens de forma clara, como também de argumentar com coerência”, iniciou Alyne Soares Pimentel, analista de recrutamento e seleção do Nube. 

Para quem não se identifica com essa resposta, existem algumas recomendações para aprimorar o seu diálogo com outrem. “Essa aptidão pode ser melhorada com o hábito da leitura. Muitas pessoas possuem dificuldade de se expressar, nesse caso, um bom exercício é transcrever em um papel e treinar a fala em frente a um espelho ou fazer uma gravação e depois assisti-la”, acrescentou. Dessa forma, você conseguirá analisar seu desempenho e fazer os ajustes necessários para aumentar sua autoconfiança. 

Além disso, essa habilidade também é indispensável para quem já está no mercado de trabalho. “Não importa o campo de atuação ou o cargo ocupado, saber se comunicar de forma clara, empática e persuasiva é essencial para construir relacionamentos saudáveis”, afirmou Alice Salvo Sosnowski, fundadora da consultoria O Pulo do Gato e autora do livro "Empreendedorismo para Leigos".

O foco no resultado é a segunda competência com mais destaque

Para 24,53% (6.484), o foco no resultado é o principal destaque, pois valoriza muito atingir os objetivos de curto e médio prazo. Segundo Alyne, é fundamental investir nesse ponto. “Engloba a capacidade de definir uma situação estratégia, metas e ações para atingir os resultados esperados. Isso tudo com organização de informações dentro dos prazos e padrões preestabelecidos”, afirmou. 

Com base nisso, é um know-how imprescindível para o sucesso, não somente da corporação, mas também da vida pessoal do colaborador. Dessa forma, ao traçar um escopo e correr atrás para realizá-lo, é possível alcançar sonhos e aprimorar a performance de forma geral. 

A inovação e resiliência são características inerentes no jovem da atualidade

Em terceiro lugar e com 17,92%, ou 4.737 das respostas, está a inovação. De acordo com os entrevistados, sempre procuram uma melhoria constante e possibilidades de mudança, por isso se identificam tanto com essa habilidade. “Essa é a principal capacidade de criar algo novo ou fazer ajustes para aprimorar procedimentos”, pontuou Alyne. 

Com as constantes transformações digitais, esse aspecto se tornou ainda mais valorizado. Afinal, quem está em aprendizagem contínua consegue dominar as novas tendências e propor soluções ainda não pensadas, auxiliando na evolução da companhia, do time e também do próprio indivíduo. Inclusive, esse também é um âmbito vital para 9,79% (2.587), pois salientam a resiliência como seu ponto forte, afinal, conseguem enfrentar as barreiras do mercado sem desistir. 

O senso de urgência é a capacidade com menos domínio entre os entrevistados

Por fim, com apenas 8,94%, o senso de urgência se mostra como a competência menos votada. Do número total, 2.362 confirmaram essa opção, pois sabem identificar as prioridades e tomar atitudes com agilidade. “Ele é crucial no espaço laboral, porque engloba a capacidade de trabalhar com uma grande demanda de forma organizada, atendendo ao cronograma estipulado e agindo de forma rápida, algo muito necessário para os objetivos serem atingidos dentro do período estabelecido”, comentou Alyne. 

Desse modo, essa aptidão é muito procurada entre as empresas, pois se trata de saber reconhecer os pontos mais indispensáveis e focar na resolução dessas pendências primeiro. “É uma habilidade mais analítica, exigindo uma tomada de decisão veloz. Por sua vez, pode ser desenvolvida com o hábito de estabelecer prioridades de entrega em frente a um grande dever”, recomendou. Para muitos, esse âmbito está associado à flexibilidade, pois quem se destaca nesse item, também lida melhor com as adversidades. 

Por que cada pessoa se destaca mais em uma habilidade? 

De acordo com a analista de recrutamento e seleção do Nube, cada indivíduo possui um perfil comportamental diferente. “Devido a nossa experiência de vida e como nos desenvolvemos frente a essas vivências. Isso está atrelado diretamente às habilidades mais utilizadas no nosso cotidiano”, explicou. Assim, pessoas diferentes possuem expertises em distintas qualificações. Por isso, a junção de um time diverso e inclusivo é a melhor estratégia para um empreendimento.

Para quem deseja melhorar as competências citadas, Alyne dá uma dica: “existem muitos cursos e livros para auxiliar nesse desenvolvimento comportamental, o conhecimento é a melhor forma de melhorar seus talentos para ser destaque em qualquer processo seletivo”. Sendo assim, manter-se sempre aprendendo e atualizado das perspectivas é uma ideia de ouro. Dessa forma, o profissional está sempre ativo e nunca se torna obsoleto. 

Como essas competências são avaliadas em um processo seletivo? 

Conforme a especialista do Nube, existem diversas maneiras para avaliar as competências. “Na maioria das vezes, são utilizadas dinâmicas ou perguntas por situação. O primeiro exemplo é o mais comum, podem ser individuais ou em grupo. Já o segundo caso, geralmente, acontece na entrevista com o selecionador, na qual ele apresenta uma situação problema e pede para o candidato relembrar um momento da vida no qual passou por algo parecido e resolveu esse conflito”, contextualizou Alyne. 

Para responder essas circunstâncias, o principal conselho é uma preparação antes do tão sonhado momento. “É preciso trazer todas as informações de forma clara para o recrutador, existe um equilíbrio ideal para a comunicação. O candidato não deve ser objetivo demais a ponto de não trazer as referências necessárias, mas também não pode ser prolixo com dados desnecessários para a conversa”, adicionou. 

Por isso, quando perguntam: como demonstrar minhas competências? Alyne retorna: “elas são apresentadas por meio do diálogo e das ações. Então, em um processo seletivo é de extrema importância ter boa postura e confiança ao falar sobre suas vivências, execução das atividades da dinâmica e respostas às perguntas por situação”, finalizou a selecionadora do Nube. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe