Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
feedback-saiba-como-reagir

Feedback: saiba como reagir! 

Notícia | 03/10/2023

Laura Pereira

O feedback é uma arma muito poderosa para qualquer estagiário, aprendiz e efetivos, não somente na vida pessoal, mas também profissional. Isso porque é uma técnica para entender e atender as necessidades de outrem, como uma premissa fundamental principalmente para a área de RH (Recursos Humanos). Sendo assim, fique por dentro do assunto e saiba como reagir com assertividade. 

Como realizar um feedback eficiente? 

Como gestor, é uma forma eficiente de manter um funcionário conectado com suas metas e valores da corporação. Além disso, também é uma oportunidade para implementar melhorias e fazê-lo se sentir ouvido, assim como valorizado. Por isso, é uma metodologia indispensável no meio laboral, pois incentiva o crescimento do indivíduo e do negócio como um todo. 

Para Fabiana Galetol, diretora de pessoas e responsabilidade social corporativa da Sodexo Benefícios e Incentivos, os colaboradores precisam ter segurança no dia a dia. “A cultura do feedback abre esse espaço para troca de opiniões e ideias entre os times, permitindo se sentirem livres e crescerem no ambiente de trabalho”, explicou. 

infográfico mostrando resultados de pesquisas a respeito de feedback

A fim de entender um pouco mais sobre o assunto, o Nube perguntou “o que você acha do feedback?” para cerca de 20 mil jovens. Desse número, 90% ressaltaram a alta importância, pois sempre ajuda a evoluir, 5% dizem servir para ajustar a postura, mas pode frustrar as pessoas, 2% pontuam como indiferente, se tem ou não, nada muda na rotina. Por fim, 1% comentam ser desnecessário, um verdadeiro tempo perdido. 

Nesse sentido, fomos em busca de investigar qual é a reação após um feedback do líder. Para 75% de aproximadamente 5 mil respondentes, é sempre de forma positiva, auxiliar a melhorar o comportamento, 21% aceitam, mas sempre questionam consigo mesmo a avaliação, 1,7% se sentem desmotivados, pois já são muito críticos consigo mesmo. Enfim, 1,5% detestam, afinal nunca ajuda em nada. Entretanto, é uma metodologia comprovadamente eficaz. 

Curtiu o tema e quer saber mais? Veja: gestor, você sabe dar feedback?

Algumas dicas valiosas para realizar um feedback assertivo

Segundo Fabiana, existem algumas dicas para realizar um retorno mais assertivo. Veja: 

1) Construa um ambiente de trabalho apropriado:

As corporações devem investir em treinamentos e palestras sobre a temática, criando um ambiente propício. Dessa forma, garantindo um sentimento confortável entre os integrantes para realizar e requisitar essa conversa quando sentir necessidade. Assim, entendendo essa postura como parte da cultura organizacional da marca e não relacionando com algo negativo.

Por isso, o comportamento da liderança é fundamental, mas também é essencial o protagonismo do colaborador de requisitar essa resposta a qualquer momento. Além da avaliação anual, essa conduta pode ser reforçada com oportunidades pontuais e constantes para se tornarem periódicas.

2) Mantenha um diálogo claro:

É vital esclarecer para o motivo desse diálogo, isso evita ansiedade e desconforto ao profissional avaliado. Chegado o momento, você deve traçar objetivos profissionais individuais, um plano de desenvolvimento e conversar sobre os serviços prestados dentro da instituição para serem aprimorados. Nesse intuito, podemos destacar desde  performances comportamentais a soft e hard skills

Ademais, é imprescindível a coordenação saber o tom de voz colocado e gerir um papo claro e limpo. “Focar em ser direto e respeitoso é uma forma de manter uma conversa saudável e harmoniosa, além de começar com o pé direito”, apontou Fabiana. 

3) Utilize do equilíbrio na conversa: 

O feedback não se trata de pontuar somente os aperfeiçoamentos a serem feitos. Por isso, destacar o motivo do cooperador ser indispensável e fazer parte daquele time, o faz ficar mais aberto a receber possíveis críticas. Sendo assim, é interessante sempre começar pontuando os pontos positivos para depois falar sobre o progresso necessário. 

4) Use exemplos para ilustrar:

Durante a avaliação, é interessante exemplificar situações, tanto para elogiar quanto em casos ou cenários para exigir melhorias. Dessa forma, fica transparente aqueles aspectos relevantes, sem gerar possíveis dúvidas ou desentendimentos. Em geral, é uma ótima maneira de conquistar bons resultados entre as partes. 

5) Evite fazer comparações entre os colaboradores: 

Muitas vezes, principalmente para exemplificar situações, a comparação facilita o entendimento dos envolvidos. Porém, é necessário se atentar a falar somente sobre o desempenho do profissional em questão, sem comparação de atitudes ou habilidades com a de outros. Esse tipo de postura pode gerar competitividade entre os membros e até acarretar desentendimentos futuros.  

6) Se disponha a ouvir: 

Durante a conversa, é essencial reservar um tempo para o funcionário falar, tirar suas dúvidas ou resolver tratar de inseguranças e pontos sensíveis. Afinal, ter essa abertura com os seus superiores dá a segurança para opinar e propor ideias na prática. Também guarde um momento do final para esclarecer possíveis questões, essencialmente aquelas surgindo conforme os apontamentos.

Como reagir bem a um feedback?

Durante a nossa vida, temos diversos feedbacks, mesmo aqueles não intencionais também servem como parâmetro. Entretanto, nosso comportamento após essa troca pode ser decisivo. “Por muitas vezes nos perguntamos qual seria a melhor maneira de receber e assimilar este tipo de comentário”, afirmou Pedro Signorelli, especialista em gestão, com ênfase em OKR (Objective, Keys and Results). 

Dessa forma, o expert responde: “transformando-o em motivação”, ressaltou. Porém, como fazer isso? A primeira recomendação é separar os aspectos trazidos da forma como está sendo dito. Fique somente com o conteúdo, pois a maneira de repassar a mensagem pode ser carregada de sentimentos, instigando você a reagir instintivamente, às vezes até se protegendo. Por isso, pense bem antes de tomar qualquer ação. 

Leia também: feedback: como receber?

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete