Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-aceitacao-plena-do-modelo-remoto-e-hibrido-no-mercado

A aceitação plena do modelo remoto e híbrido no mercado 

Notícia | 24/08/2023

Carolina Amaral

A ocupação híbrida já é o principal modelo em diversas companhias do Brasil. Essa iniciativa passou a ser normalizada, principalmente, com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social. A obrigatoriedade de se manter em casa como forma de contenção do vírus veio como uma forma de habituar a população com diferentes jeitos de viver e trabalhar. Nesse contexto, houve uma receptividade muito grande ao home office. Entenda as vantagens e empecilhos desse meio. 

 

A implementação e receptividade com o meio

Assim como a expansão do coronavírus trouxe períodos difíceis para a sociedade ao redor do mundo, também foi o período onde muitas tecnologias invadiram os lares e se fizeram presentes ao ponto de se tornarem prioridade até hoje. O teletrabalho é um reflexo desse processo, tendo em vista como 79% dos profissionais preferem se demitir a perder o sistema de trabalho remoto, segundo uma análise feita pela startup Revelo, no final de 2022.

No geral, essa possibilidade de revezamento é uma realidade a qual chegou para ficar, principalmente pelo fato dos profissionais, hoje em dia, buscarem por maleabilidade. Logo, é palavra de ordem quando falamos em atração e retenção de talentos. De acordo com a pesquisa “Desafios do RH em 2023”, desenvolvida pela Atlas em parceria com a plataforma Think Work, 57% de um total de 69 corporações entrevistadas pretendem manter a medida e 14% planejam ampliá-la.

Contudo, para manter o engajamento, é essencial, por parte da organização, criar outros mecanismos e estratégias para todos, mantendo o fit cultural. O ambiente empregatício seguindo esse viés eleva o nível de satisfação, pois evita desgastes diários de trânsito e traz melhor equilíbrio dos desafios.

 

A preparação para o modelo é fundamental

Com a flexibilização da rotina, as empresas precisaram se modernizar e instituir estratégias, equipamentos e gestão de times funcionando a quilômetros de distância dos escritórios. A habilidade de reformular o estilo de atuação, entender o momento e reinventar os negócios foi o primeiro grande desafio corporativo daquele ano. “Posso falar por experiência própria: esse cenário foi comum no mundo corporativo, pois tanto no processo de ida para o sistema remoto quanto o retorno ao escritório foram necessários preparação e planejamento de gestão”, relembra Leonel Carvalho, BDM da Logitech Brasil na Unentel.

A oferta de equipamentos tecnológicos voltados ao molde, como computadores, cadeiras, celulares corporativos, entre outros, se tornou pauta de debate público nesse processo de levar a mesa de atividades para dentro das moradias. Nesse contexto, muitas entidades começaram a oferecer esses materiais aos seus funcionários, no intuito de não perder o padrão de qualidade e conforto convencional. Em uma realidade como essa, o auxílio home office também se fez presente em muitos locais, visando agir como uma ajuda de custo para a aprimoração desses instrumentos.“Com a ‘normalização’ disso nos últimos anos, pouco foi falado em como o fornecimento de equipamentos é responsabilidade do empregador, protegido pelo artigo 2° da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT)”, ressalta Carvalho.

 

A tecnologia como aliada do ser humano nessa trajetória

Conforme um levantamento da IDC, 82% dos entrevistados se revezam entre dias presenciais e remotos, enfatizando o quanto a alternativa está consolidada. Todavia, para garantir sucesso e integração dos membros, contar com o apoio tech é uma excelente escolha.  "As empresas precisam olhar as movimentações do mercado e realizar as adaptações necessárias para oferecer o melhor ao funcionário. É preciso lembrar como as ferramentas de ofício afetam o dia a dia e, por consequência, os resultados. Por promover performance, sincronicidade, agilidade e flexibilidade, a computação em nuvem ganhou espaço nos últimos anos e, inclusive, posicionou o país no ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA), o qual elege as nações oferecendo  as melhores condições para a disponibilização sob demanda de recursos do sistema de computador”, conta Vinícius Gallafrio, especialista em tecnologia e CEO da MadeinWeb.

A solução permite o acesso a distância de softwares, arquivos e processamento de dados por meio da Internet. Logo, pode ser feito a qualquer hora e lugar, mostrando ser uma opção assertiva para firmas expandindo seus métodos de atuação. "É funcional para empresas de todos os portes. O grande destaque fica por conta do backup em tempo real, pois todos os arquivos são sincronizados da máquina diretamente para a rede automaticamente, facilitando a comunicação entre colaboradores. Isso protege de acidentes. Então, se a máquina sofrer qualquer dano, como uma colisão no período de deslocamento ao escritório, não há preocupação quanto aos arquivos ali salvos", pontua o especialista. 

Também é relevante citar como a opção é ecológica. Segundo uma análise realizada pela Gartner, 53% dos funcionários querem suas organizações assumindo ações sobre questões com as quais se atentam. Entre os principais temas estão o meio ambiente e a sustentabilidade. Seguindo esse viés, a adoção de atitudes visando manter o escritório dentro de casa diminui o transporte dos sujeitos, consequentemente reduzindo a emissão de CO2.

Nesse sentido, os serviços disponibilizados pela Assine Bem também se destacam, pois oferecem a oportunidade de lidar com assinatura e gestão de documentos de maneira totalmente digital. Descarta-se, assim, a necessidade de impressão por papel, envio por malote, portador e riscos de extravio. Além da redução do desmatamento, devido ao desuso da papelada e, consequentemente, do corte das árvores.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a unir o bem estar com o êxito profissional!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete