Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
entenda-mais-sobre-experiencia-do-colaborador

Entenda mais sobre experiência do colaborador 

Notícia | 15/08/2023

Laura Pereira

Conforme uma pesquisa sobre Customer Experience (CX), desenvolvida pela Gartner, nunca se investiu tanto nesse quesito. Mais de 80% das empresas acreditam o quanto competem com base na experiência, enquanto 90% possuem uma posição de liderança sênior responsável apenas pelo CX. Sendo assim, fica claro como o assunto ganha foco e é um grande diferencial para as companhias de sucesso, principalmente aquelas com estagiários, aprendizes e efetivos. Nesse sentido, fique por dentro e descubra dicas valiosas! 

Por que é fundamental focar na experiência do colaborador?

Nas últimas décadas, as corporações notaram o quanto a vivência de seus clientes é fundamental para serem bem vistas. Agora, a noção retorna ao quanto seus funcionários também precisam estar satisfeitos, como um dos principais fatores capazes de impulsionar os resultados. Além disso, também influencia diretamente nas taxas de turnover, incidindo no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, uma medida cada vez mais urgente desde o advento da pandemia. 

Para Frederico Lacerda, founder e CEO (Chief Executive Officer) da Pin People, essa temática é essencial. “Isso permitirá às organizações a aumentarem sua capacidade de atrair, engajar e reter talentos”, comentou. Ainda, ele traz um autor para contextualizar ainda mais. “No livro ‘The Employee Experience Advantage’, Jacob Morgan constatou o quanto empresas do quartil superior do seu EX Index, quando comparadas às do quartil inferior, possuem 7x mais capacidade de inovar, 2x mais receita, 40% menos turnover e 7x mais facilidade em atrair pessoas”. 

Dessa forma, é possível notar a importância de focar nos cooperadores para ter êxito no negócio. Essa, inclusive, é a aposta de Eduardo Prazeres, executivo de Recursos Humanos (RH) da SoftwareOne. “Uma cultura empresarial acolhedora e empática, capaz de enxergar os colaboradores muito além do desempenho profissional, mas como indivíduos completos, com necessidades e desejos individualizados”, explicou. 

Leia também: a experiência do colaborador conta muito para o sucesso. 

Afinal, o que é Employee Experience (EX)?

Em suma, a definição clássica de EX foi herdada do CX: é a soma dos aspectos envolvidos, como fazem, vêem e sentem o seu relacionamento com uma empresa. Sendo assim, é uma caracterização simples. “Pode ser resumida como ‘a soma de tudo vivido ao longo da jornada’, ou seja, do seu primeiro ponto de contato no processo seletivo até o nosso último dia de trabalho”, contextualizou o fundador da Pin People. 

Portanto, atuar com esse olhar significa investir em compreender e agir em todos os aspectos de diálogo envolvidos. “Outra forma de pensar em EX é refletir sobre a sua relação com o Employee Engagement (engajamento do colaborador). Como já sabemos, diversos estudos apontam o quanto pessoas mais engajadas no trabalho são mais produtivas, performam melhor e permanecem na organização por mais tempo”, acrescentou Lacerda. 

Contudo, apesar de existir historicamente muito investimento para aumentar esse âmbito, segundo o Gallup State of the Global Workplace: 2023 Report, 77% da força de trabalho global está desengajada. Como consequência, isso gera um prejuízo estimado em 8,8 trilhões de dólares para a economia mundial.

Veja também: a employee experience deve ser valorizada. 

Como melhorar o Employee Experience do meu negócio? 

Nesse cenário, Morgan sugere o quanto não faz sentido investir em ações para motivar, tendo em vista a origem do problema ser as experiências positivas ou negativas dos cooperadores no espaço laboral. “Sua opinião permeia a ideia da relevância dos investimentos em ações de melhoria, resolvendo estruturalmente os problemas enfrentados pelos funcionários no dia a dia”, ressaltou o CEO. 

Apesar de parecer fáceis, essas qualificações também podem ser genéricas, dificultando a compreensão de ações visivelmente efetivas. “Por isso, é possível explorar o tema sob o prisma de como definimos a ‘experiência ideal’. Podemos ponderar como existem duas perspectivas nesse sentido: a da empresa e a dos colaboradores”, complementou. 

Dessa forma, o EX vem justamente para unir ambas as partes, com uma interseção entre as perspectivas. Quanto mais acertamos no desenho da organização com base nos desejos dos membros, melhor é o nosso ‘Design de Experiência do Colaborador’ e, consequentemente, menor é o Gap de Experiência”, salientou. 

Nós recomendamos: um ambiente saudável transforma a experiência do funcionário. 

Pensar na experiência do colaborador não é função apenas do RH

Infográfico com as responsabilidades envolvidas na experiência do colaborador

Em geral, essa responsabilidade é muito do pessoal de RH, mas não somente. Afinal, precisa estar alinhado em toda a hierarquia de uma instituição para realmente entregar resultados. Sendo assim, veja alguns papéis importantes nessa missão: 

- Colaboradores: possuem as demandas de construir sua própria experiência com protagonismo. Ou seja, atitudes e ações alinhadas às suas próprias necessidades e opinião, participando em pesquisas e outros mecanismos de escuta; 

- Lideranças diretas: são capazes de tangibilizar a entrega da vivência de forma “personalizada” para os integrantes dos seus times no dia a dia empresarial; 

- Recursos Humanos: responsáveis por estruturar o time pelo Programa de EX, organizando a execução de iniciativas voltadas e orquestrando os demais participantes por meio de dados e governança.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 está chegando! 

Vale lembrar: a Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com diversas dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis e muito necessários para o dia a dia, certificado de horas complementares para ajudar na hora de pegar o diploma, bolsas de estudo e várias outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete