Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-sustentabilidade-nas-instituicoes-de-ensino

A sustentabilidade nas instituições de ensino 

Notícia | 02/08/2023

Rodrigo Barreto

A sustentabilidade é um conceito fundamental para a preservação do nosso planeta e o bem-estar da população. Ela se baseia na ideia de atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias demandas. No mundo atual, enfrentamos diversos desafios ambientais, como a mudança climática, a degradação dos ecossistemas, a escassez de recursos naturais e a poluição. Esses problemas têm impactos significativos na nossa qualidade de vida, na biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, deve ser uma preocupação de líderes, funcionários, estagiários e aprendizes.

Para promover esse debate, é necessário adotar medidas em diferentes áreas. Um dos pilares essenciais é a utilização de fontes de energia limpas e renováveis, como a solar, eólica e hidrelétrica, reduzindo assim nossa dependência dos combustíveis fósseis e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa. O consumo consciente é outro aspecto valioso. Devemos repensar nossos padrões, optando por produtos duráveis, recicláveis e produzidos de forma ética e responsável.

A educação e a conscientização também desempenham um papel crucial. As pessoas devem compreender a importância de suas escolhas diárias, seja em casa, no trabalho ou na instituição de ensino. Essa não é apenas uma questão ambiental, mas também social e econômica. Ela busca promover a equidade e o respeito aos direitos humanos. A transição para esse modelo requer a colaboração de governos, empresas e da sociedade como um todo.

A sustentabilidade no ESG

 

A relevância do pilar ambiental (o "E" da sigla ESG) nas empresas tem sido amplamente discutida desde o relatório lançado pelo Pacto Global, sob a gestão da Organização das Nações Unidas - ONU, em 2004. Esse levantamento, juntamente com o documento "Who Cares Wins", do Banco Mundial, tem o objetivo de incentivar organizações a adotarem as melhores práticas relacionadas aos direitos humanos, preservação da natureza e combate à corrupção.

Essa questão é parte integrante de nosso cotidiano há muitos anos, abrangendo desde os hábitos individuais até as ações adotadas pelas corporações. Esse fator requer uma nova perspectiva. A busca por informações sobre ESG teve um aumento de mais de 700% no Google Trends. Profissionais da área estão propondo a adoção de medidas mais conscientes e bem estruturadas.

De acordo com o estudo do Banco Mundial mencionado anteriormente, até 2025 cada pessoa produzirá 1,4 quilo de resíduos por dia, resultando em 2,2 bilhões de toneladas de lixo em todo o mundo. No Brasil, atualmente, há reciclagem de vidro, alumínio e inox. No entanto, materiais como isopor, plástico biodegradável e outros são considerados de valor insignificante. Isso leva a uma falta de esforço para reutilizá-los e resulta em descarte inadequado.

Essa questão afeta diretamente as áreas urbanas, a fauna e a flora marinha. O crescimento da contaminação por plástico tem sido um alerta constante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Pnuma. No último Fórum de Eventos, realizado em maio de 2023, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foram apresentados dados reais sobre os impactos adversos causados. É essencial as companhias, clientes, fornecedores e todos os stakeholders trabalharem em colaboração para garantir a implementação de ações imediatas.

Como ser uma instituição sustentável?

 

A conscientização sobre a produção e consumo sustentável é um desafio emergente em todo o mundo. Para a diretora da escola Interpares, de Curitiba, Dayse Campos, diversas pessoas veem o tema como algo distante e complexo, exigindo conhecimento especializado e bastante tempo. Por isso, muitas vezes acabam não se interessando por medidas simples e eficientes.

A diretora compartilha dicas a serem seguidas pelas instituições. No entanto, ela destaca a relevância de criar uma sinergia entre pais, alunos e professores antes de implementar cada iniciativa. Afinal, por meio dessa colaboração, os resultados realmente significativos podem ser alcançados.

 

Exploração e reutilização de insumos caseiros:

 

É possível adotar medidas nesse rumo e incentivar o uso de produtos de limpeza ecologicamente corretos, além de promover alternativas por meio do reuso de insumos comuns encontrados em casa. “Nós ensinamos os estudantes a fazer sabão utilizando o óleo de cozinha recolhido pelas famílias, evitando assim o contato com produtos químicos agressivos presentes em alguns materiais. Essa prática pode ser incorporada em diversas disciplinas, como ciências, matemática, arte e educação financeira, permitindo também a análise crítica de rótulos e advertências”, destaca.

 

Arte sustentável:

 

A diversidade de datas comemorativas no calendário brasileiro oferece uma excelente oportunidade para planejar a decoração do local utilizando materiais recicláveis. É possível criar murais, quadros e ambientação, respeitando a linguagem dos jovens.

 

Compostagem:

 

É preciso fazer a coleta de resíduos orgânicos da cantina ou refeitório para a compostagem. "Caso não haja espaço ou condições para realizar internamente, pode-se buscar parcerias", sugere Dayse.

 

Aproveitamento da água pluvial:

 

Inserir um sistema de separação de água da chuva para limpar calçadas e abastecer vasos sanitários é algo simples e eficiente. A instalação de cisternas pode proporcionar economia.

 

Redução do uso de papel:

 

O avanço da tecnologia trouxe diversas ferramentas para otimizar as atividades diárias, a comunicação e os processos. Existem opções de agendas, blocos de notas e aplicativos para dispositivos eletrônicos, como notebook, tablets e smartphones. Um exemplo são as assinaturas digitais de documentos.

 

Abolição das listas de materiais:

 

Cadernos, estojos, lápis, mochilas, livros e outros materiais podem ser reaproveitados.

 

Troca e doação de uniformes:

 

Um aspecto bastante controverso quando se trata de meio ambiente é a renovação do guarda-roupa. Comprar novas peças com frequência não é bem recebido por quem se preocupa com o planeta. 

 

Plataformas de economia circular:

 

A especialista também menciona a economia circular em plataformas on-line de anúncios e classificados, promovendo a compra, venda e troca de produtos de segunda mão. "Criamos um grupo onde as famílias, funcionários e outros participantes oferecem seus serviços, itens e compartilham dicas".

 

Conscientização sobre o consumo de carne:

 

Um dos desafios atuais diz respeito à conscientização das pessoas sobre a produção e o consumo responsável de carne, visando minimizar o impacto no planeta. "Uma dieta baseada em vegetais é uma contribuição significativa para a alimentação saudável", enfatiza.

 

Eficiência energética na sala de aula:

 

Durante a pandemia de Covid-19, abrir cortinas e janelas para permitir a circulação de ar tornou-se um dos protocolos de segurança. No entanto, isso também contribui para gastar menos energia elétrica.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe