Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-alta-da-esg-no-mercado-de-trabalho

A alta da ESG no mercado de trabalho 

Notícia | 15/06/2023

Carolina Amaral

Tendo em vista a atual situação do mercado de trabalho, em constantes e aceleradas transformações potencializadas nos últimos anos, um novo cenário surgiu entre as instituições, com a eficiência dos seus processos colocada à prova. Nessa circunstância, surge o conceito de ESG. O objetivo, então, é metrificar o impacto das ações de sustentabilidade nos resultados de uma firma. Assim, se inicia uma nova tendência em ascensão e conhecê-la melhor é crucial para manter um negócio atualizado. Faça isso agora!

 

O que é ESG?

A sigla, surgida em 2004, significa meio-ambiente, social e governança. Sua criação se deu em um grupo de trabalho do PRI – Principles for Responsible Investment, rede ligada à ONU com o intuito de influenciar investidores sobre a importância de ações sustentáveis. Embora o conceito seja voltado para empreendimentos, o governo tem um papel fundamental, incentivando a aplicação de boas práticas, podendo gerar benefícios para toda a sociedade.  “Nós já tivemos uma grande importância nisso, anos atrás, e existe uma nova oportunidade para alcançarmos esse protagonismo”, relata Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor.

Pensando por esse lado, seria dever do Estado realizar uma aplicação considerável para incentivar a iniciativa privada a adotar práticas mostrando como a nação é, novamente, sustentável. “Se o Brasil quer de fato ter esse protagonismo, precisa de um investimento grande para trazer novos mercados e empresas para cá, recuperando esse dinheiro no futuro com indústrias relacionadas à sustentabilidade”, pontua.

Além de enfrentarem o desafio de se manter economicamente viáveis, resgatar a sinergia entre entidades e pessoas tem se tornado assunto nas reuniões diárias da alta gestão. Em paralelo a este movimento, a implantação de políticas como essa têm se popularizado. Na corrida contra o tempo, é possível observar um crescimento no número de locais se comprometendo com tópicos socioambientais e gerindo seus procedimentos com maestria em território nacional.  “Percebemos uma dedicação maior quando o desejo é comunicar a filosofia da corporação aos colaboradores, fornecedores e clientes por meio dos espaços de trabalho. Nunca foi uma questão somente estética, mas, hoje, autenticidade é exigência. A mudança física é acompanhada de novas práticas culturais e comportamentais, exigindo uma gestão cada vez mais criativa, dinâmica e atualizada”, comenta Erica Prata, diretora de Operações da AKMX Arquitetura e Engenharia.

Assim sendo, o ESG se tornou uma pauta fundamental, principalmente tendo em mente como as novas gerações se preocupam, cada vez mais, com os rumos da sociedade e o dever das firmas. “Há uma reflexão sobre se alguém não pode ter acesso a um determinado produto ou se uma entidade adota soluções sem pensar no meio-ambiente, por exemplo. Existe uma preocupação global das coisas serem equilibradas e isso acontece também no Brasil, com um olhar crítico para companhias preocupadas”, declara.

 

O Brasil crescendo como referência

A implantação dessas estratégias precisam ser inseridas por uma relação sincera com colaboradores, fazendo todos se sentirem peças importantes desse processo, apesar dos diferentes cargos e hierarquias. Muitos lugares cometem o erro de apenas promover melhorias na qualidade dos seus espaços físicos e pensar ser o suficiente para passarem a ser consideradas organizações implementando uma filosofia de vanguarda. No entanto, a evolução dos ambientes, quando necessária, deve ser compreendida como um dos fatores de modificação.

Logo, existem táticas e maneiras aplicáveis pelos líderes para aderir esse novo pensamento no meio organizacional. “Na prática, a filosofia empresarial deve ser percebida nos espaços, hábitos e discursos da corporação e seus colaboradores. É esse estilo de vida no trabalho o qual justificará quais e como serão os ambientes de determinado escritório: se terão salas de reuniões convencionais e espaços abertos para conversas rápidas como complemento, cubos telefônicos, um grande lounge como recepção ou uma arquibancada para grandes reuniões. O mais importante é, durante o processo, todos se sentirem realizadores de mudança, inicialmente física, mas, em breve, comportamental”, comenta Erica.

Como um todo, a pesquisa em biodiversidade e inovação tende a ser crucial para a elevação do Brasil perante o mundo em relação às pautas como essa. “Para isso, o crescimento do desmatamento em prol do agronegócio deve cessar”, afirma Mello. “Entendo como deverá ser direcionado um valor para o financiamento de pesquisas em relação ao assunto não só nas áreas afetadas, mas também nas ainda intactas”, acrescenta.

Todavia, esses são passos a serem tomados de forma gradual e bem raciocinada. Assim, antes de se assumirem publicamente como praticantes de uma nova virtude corporativa, as organizações devem oferecer as condições estruturais mínimas precisas, responsáveis por permitir uma justificação a esse status. Para isso, a criação de ambientes propícios é fundamental. A tecnologia, por exemplo, tem estado em evidência a alguns anos e, com o isolamento social, se expandiu significativamente. Logo, utilizar dele e de ferramentas para facilitar o ofício, servem para auxiliar publicando, compartilhando e comercializando as famosas histórias de sucesso, vivências, experiências e lições aprendidas ao longo do percurso.

As equipes também precisam estar cientes e preparadas para receber esse novo método de funcionamento interno operacional. Em circunstâncias como essa, equipar bem os subalternos e times com as ferramentas essenciais para serem as versões mais bem-sucedidas de si mesmos é de suma relevância. Principalmente com a consciência plena de como o contratado é parte crucial do desenvolvimento interino da firma.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a entender melhor as tendências em alta!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete