Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
reduza-os-niveis-de-turnover

Reduza os níveis de turnover  

Notícia | 28/07/2023

Larissa Almeida

Uma empresa duradoura tende a sofrer com alterações ao longo dos anos. Nesse sentido, mudam desde processos, dinâmicas e, principalmente os funcionários, sejam eles aprendizes, estagiários ou efetivos. Contudo, apesar de ser uma ação normal, essa transformação no quadro de colaboradores não tende a ser positiva para a empresa quando acontece com frequência. Então veja, nesta matéria, como reter e manter os melhores talentos na companhia. 

Confira o panorama do turnover no Brasil 

Para iniciar, controlar a alta taxa de rotatividade, segundo o Guia Salarial 2023 da Robert Half, será a atividade mais desafiadora da atualidade. Além disso, de acordo com o levantamento de outra instituição, a média global dessa métrica ficou em 38%. Já por aqui, no território nacional, os valores foram de 82%. Isso significa como o indicador quase dobrou os números nos últimos tempos. 

Contudo, ao contrário do cenário negativo de troca, as contratações ainda superam o nível de desligamento. Conforme os dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a partir do levantamento divulgado em março de 2023, apresentou o balanço total do ano passado. No acumulado, 2022 registrou saldo de 2.037.982 empregos, decorrente de 22.648.395 admissões e de 20.610.413 desligamentos. 

Algumas atitudes negativas dentro das corporações tendem a impulsionar essa rotatividade 

A troca constante de colaboradores tem diversas causas, sim, elas podem acontecer também voluntariamente. No entanto, existem alguns aspectos dos quais podem impulsionar essa questão. Entre eles, estão a remuneração, plano de carreira, valorização da equipe, baixas condições de trabalho, ausência de políticas de diversidade, inclusão e demais cuidados. “A disputa por bons profissionais sempre foi um desafio e esse tema apenas se intensificou com a pandemia e o home office. Ao utilizar modelos preditivos de turnover, a empresa poderá identificar funcionários com alta probabilidade de saída e tomar medidas proativas para retenção, criando vantagens competitivas no mercado”, explicou o CTO da Minehr, Guilherme Goya.

A preocupação com os colaboradores faz a toda a diferença nas taxas de rotatividade 

A atenção a essa temática é de extrema relevância. Contudo, compreender o cenário do meio corporativo não é a única medida, é preciso analisar e agir em cima das dificuldades. Dessa forma, a Sodexo, deixa quatro orientações para as companhias ampliarem a experiência do funcionário em sua trajetória: 

  1. Assistências pessoais

Hoje já entendemos como não há como separar por completo a vida pessoal e profissional, sendo comum os problemas particulares, às vezes, afetarem no dia a dia do trabalho e vice-versa. Por isso, vale investir em uma solução mais abrangente no plano de benefícios, focado em assistência jurídica, financeira, orientação social e psicológica. Há soluções no mercado com atendimento 24h, sete dias por semana e ainda são extensíveis aos familiares.

Outras assistências almejadas são aquelas ligadas ao bem-estar e saúde, pois a qualidade de vida tem sido um fator de decisão para as pessoas na hora de escolher o local onde exercer a sua função. Dentre alguns exemplos, há ainda assistência nutricional, odontológica, farmácia, Gympass, entre outros.

  1. Benefícios flexíveis

Muitas empresas adotaram de vez o home office, enquanto outras preferem o modelo híbrido. Assim, os empregadores devem pensar em um auxílio para arcar com as despesas relativas a contribuição e abrange os diferentes modelos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo, em parceria com a Harris Interactive, 91% dos trabalhadores brasileiros esperam receber apoio de suas empresas nesse contexto. 

Esse modelo, além da ajuda de custos do home office ou modelo híbrido, pode ter outras funcionalidades, como auxílio medicamento, presentes, cartão online para compra em aplicativos e despesas com viagens corporativas, facilitando a vida do funcionário e de seu empregador também.

  1. Reconhecimento e Incentivos

Premiações por atingimento de metas e projeto, dinâmicas internas e outros meios de reconhecimento e valorização são necessários para o engajamento e a motivação dos funcionários. Com estes objetivos, as corporações têm adotado tais incentivos para dar essas bonificações os quais podem ser gastos de diversas formas. Assim como em datas especiais, as parabenizações demonstram a importância do colaborador para o nome. No caso do vale-presente, o benefício pode ser usado com brinquedos para os filhos, roupas, livros, itens da lista de casamento, entre outros. 

  1. Vale Cultura

Com a correria do dia a dia, por diversas vezes o tempo livre se mistura com o de trabalho e já não existe descanso, passeios ou programações diferentes. Contudo, eles são muito necessários para sustentar e até contribuir com a rotina profissional. Assim, a corporação com esse encorajamento também se aproveitam do aumento da criatividade, produtividade e qualificações advindas de visitações culturais. Alguns dos exemplos de uso do benefício da cultura são aquisições de livros, ingresso de cinemas, teatro e muito mais. Além disso, o Programa de Cultura do Trabalhador (PCT), instituído pelo Ministério da Cultura, estimula as organizações a darem acesso a bens e serviços relacionados à cultura, com isenção de encargos sociais.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar os melhores talentos, conte com o Nube!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete