Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ainda-da-tempo-de-se-preparar-para-o-enem

Ainda dá tempo de se preparar para o Enem 

Notícia | 26/07/2023

Rodrigo Barreto

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é uma das avaliações mais importantes do Brasil. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos estudantes também serve como porta de entrada para diversas instituições de ensino superior do país, por meio do Sistema de Seleção Unificada - Sisu. O exame é composto pelas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias. Além disso, há também uma redação, na qual o candidato deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto.

Uma das características marcantes da prova é a sua abrangência e a possibilidade de alcançar diferentes objetivos. Não se trata apenas de analisar conhecimentos, mas também competências e habilidades. Essa metodologia tem se tornado referência no cenário educacional, sendo utilizado como indicador de qualidade das escolas e como base para políticas públicas voltadas para a melhoria da educação. Os resultados obtidos fornecem dados para estatísticas e diagnósticos.

Portanto, essa oportunidade também promove a inclusão e a democratização do acesso ao ensino superior. Ao adotar critérios de correção valorizando a coerência, coesão, argumentação e o respeito aos direitos humanos, estimula a reflexão crítica e o desenvolvimento de características fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. Para se preparar, é interessante adotar uma rotina de estudos consistente, revisando os conteúdos de forma organizada e praticando com questões de edições anteriores. Além disso, é fundamental desenvolver a leitura e interpretação de texto, bem como a capacidade de argumentação por meio da produção de texto.

Criado há 25 anos, em 1998, o formato sofreu alterações com o passar do tempo. Em 2017, começou a ser aplicada em dois finais de semana e, dois anos mais tarde, em 2019, foi anunciada uma nova alternativa: o Enem Digital. Esse modelo foi pensado para tornar os vestibulares mais dinâmicos junto com a evolução tecnológica, com a previsão do fim da versão impressa até 2026. Independentemente de qual opção escolher, é essencial estar pronto para obter um bom desempenho, ingressar em uma universidade e dar os primeiros passos para a sua jornada profissional.

Como mandar bem e alcançar uma boa nota?

 

As provas deste ano estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, com a divulgação dos resultados em 16 de janeiro de 2024. Para alguns pode parecer distante, mas a preparação não deve ficar para a última hora. Além de aprimorar a habilidade de escrita e estar com o conteúdo “na ponta da língua”, é interessante realizar simulados, com o propósito de avaliar o conhecimento e identificar áreas com necessidade de aperfeiçoamento. O planejamento não é fixo e deve ser ajustado conforme os resultados obtidos durante os treinamentos.

Dedicar muitas horas à leitura ou assistir a explicações não garante uma aprendizagem efetiva e, consequentemente, sucesso no teste. Nos dias atuais, existem outras opções para adquirir saberes, como filmes, séries, documentários, jogos, cursos on-line, entre outros. Ter disciplina e concentração é essencial para evitar a acumulação de matérias e reduzir a ansiedade do aluno conforme o dia 5 de novembro se aproxima, para não impactar o desempenho. O exame é comparável a uma maratona, exigindo cuidados especiais, especialmente na reta final, como horários de sono adequados, exercícios físicos, alimentação equilibrada e momentos de relaxamento.

Com intuito de ajudar os candidatos na hora da avaliação, a professora do curso de Psicologia do UniCuritiba, Daniela Jungles, preparou algumas dicas:

 

  • Se você estudou, confie, mantenha o foco nos objetivos e acredite no seu potencial.
  • Antes de começar, faça exercícios de respiração para controlar o nervosismo. Não deixe a ansiedade te atrapalhar
  • Não vire a noite estudando ou as horas antecedentes debruçado nos livros e apostilas. Descansar é necessário.
  • Evite consumir conteúdo da Internet no dia. Alivie a carga mental e o desgaste visual.
  • Administre o tempo. Se planeje e fique atento ao horário para conseguir responder todas as questões no prazo.
  • Faça uma refeição leve. Evite frituras e condimentos para não causar mal-estar. Para a sala de aula, leve um lanche (fruta, biscoito, chocolate ou barra de cereal) e água. É essencial se manter hidratado.
  • Se precisar, faça uma pausa de dois ou três minutos, respire fundo e se acalme.

Segundo a profissional especializada em psicologia, psicanálise, psicoterapia e física, Beatriz Breves, é igualmente relevante abordar o aspecto emocional a fim de aumentar a autoconfiança e reduzir o estresse ao responder o questionário. De acordo com ela, os estudantes mais confiantes são capazes de expressar seus sentimentos. Conforme Beatriz, muitas vezes negligenciamos o cuidado com nossas emoções. Ao longo da vida, experimentamos mais de 500 sentimentos distintos, mas a impossibilidade de identificá-los pode atrapalhar nossa capacidade de superar obstáculos. “Em momentos decisivos, como um vestibular, por exemplo, muitas pessoas têm dificuldades em lidar com o aspecto psicológico. Isso resulta em mais conflitos e angústias em vez de concentração”, conclui a especialista.

 

Quando for aprovado e quiser uma oportunidade de estágio, acesse o nosso painel de vagas e encontre o match ideal para iniciar a sua carreira. Boa sorte!

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete