Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
nao-tenha-medo-dos-processos-seletivos

Não tenha medo dos processos seletivos  

Notícia | 14/07/2023

Larissa Almeida

 

O mercado de trabalho é, de fato, um local competitivo para quem busca uma oportunidade de ingressar nesse meio. Seja na busca por um cargo de jovem aprendiz, estagiário ou efetivo, ser chamado para uma entrevista após inúmeros currículos enviados é um alívio. No entanto, essa chance de conquistar a vaga é única e deve ser usada com sabedoria. Contudo, a essencialidade do momento, muitas vezes, atrapalha grande parte dos candidatos. Então veja, nesta matéria, como não temer o instante cara a cara com o recrutador e alcançar uma posição! 

Antes de tudo, candidate-se para uma vaga compatível com o seu perfil e nível de experiência 

Não existe nenhum segredo para ter o perfil convocado para concorrer às vagas. Contudo, é necessário buscá-las com sabedoria. Não adianta enviar sua inscrição para toda e qualquer oportunidade. Afinal, existem, no ecossistema corporativo, diferentes exigências, níveis, entre outros requisitos.

Para quem é iniciante, por exemplo, acessar as lacunas para um funcionário CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, reduzem as chances de ser admitido, pois elas, geralmente, buscam um indivíduo mais completo, com certa trajetória e pré conhecimento sobre a função, o qual não exige muito treinamento. Assim, a categoria de aprendizagem e estágio podem ser fundamentais para os novatos. Isso porque nenhuma das opções exige vivência na área de desejo. Confira: 

Jovem aprendiz: o programa de aprendizagem é voltado para admissão para quem tem entre 14 e 24 anos incompletos. Os quais, já podem ter se formado no ensino médio, ou ainda estar finalizando este período, então, basta ter o seu certificado de conclusão ou comprovante de matrícula ativa. O intuito dele é inserir a parcela dos cidadãos sem a prática em uma rotina laboral. Outras informações sobre a sua composição devem ser consultadas na lei n° 10.097/2000.

Estágio: também conhecido como ato educativo escolar supervisionado, o projeto visa acolher o público estudante. Sendo assim, para preencher espaços nesse modelo, o aspirante deve ter de 16 anos adiante e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior. Assim como no anterior, as especificidades da modalidade devem ser consultadas na própria lei n° 11.788/2008. 

Atente-se os detalhes de seu currículo 

Como um segundo passo para chamar a atenção do selecionador antes mesmo da entrevista, é preciso saber construir um bom currículo. Nele, todos os dados, como telefone, e-mail, redes sociais e outros meios de contato, devem sempre estar atualizados. Além disso, atente-se à ortografia correta no instante de completá-lo. Ademais, use as competências compatíveis com o ofício, tente personalizá-lo e, por fim, nunca minta nesse documento.  Para  saber mais detalhes sobre como construí-lo corretamente, você pode assistir todos os passos no Conexão Ilimitada, da TV Nube. 

É hora da entrevista, saiba como se comportar e sair com a vaga garantida! 

Existe uma certa pressão envolvida nesse momento. No entanto, ela deve ser encarada de frente. A fim de saber as maiores dificuldades enfrentadas pelos aspirantes durante essa reunião, o próprio Nube - Núcleo Brasiliero de Estágios fez um levantamento.  A amostra de cerca de 21 mil respondentes colocou os aspectos emocionais do pódio. De acordo com as métricas, 41,26% apontaram como maior dificuldade controlar o nervosismo e ansiedade, 26,61% a demonstração do quanto são capazes apenas durante a conversa, 18,61% colocam falar sobre os pontos fortes e fracos. Por fim, 8,04% dizem ter tão pouco tempo para falar tudo de si e, somente 5,48%, não conseguem expressar o interesse pela vaga. 

Para auxiliar os interessados a superar essas barreiras e saírem bem com o recrutador, existem algumas dicas. Veja: 

Controle a sua ansiedade: sabemos como pode ainda mais estressante ouvirmos um “fica calmo” nesse instante. Então, de acordo com a recrutadora do Nube, Rachel Silva Santos, existem alguns passos para seguir, como fazer um planejamento do seu cotidiano neste dia; verificar a conexão de Internet e o local para a reunião, se for on-line, caso o contrário, pesquise o trajeto e saia mais cedo de casa. Além disso, não se esqueça de beber água e controlar a sua respiração. 

Pesquise sobre a empresa: use as mais diversas ferramentas para encontrar informações sobre a organização. É preciso conhecer, não só o papel dela no mercado, como também compreender se os seus princípios são compatíveis com os da companhia. A identificação entre contratante e colaborador faz toda a diferença na jornada.

Apresente-se bem: a imagem pessoal tem um grande efetivo nessa etapa. Por isso, use roupas adequadas. Claro, não precisa ir de terno e gravata, mas compreenda o dress code já utilizado pelos funcionários da companhia. Evite roupas muito informais, como regatas e decotes.  

Mantenha uma boa comunicação: para finalizar com chave de ouro, é essencial falar bem para demonstrar o seu interesse e gerar entusiasmo no selecionador. Dessa maneira, separar tópicos sobre a sua apresentação pessoal, os quais tenham maior afinidade com a entidade e a vaga, para compartilhar, pois geralmente, falar tudo é muita coisa. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar as melhores oportunidades de estágio e aprendizagem, conte com o Nube! 

 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete