Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-melhorar-a-jornada-escolar-no-brasil

Como melhorar a jornada escolar no Brasil? 

Notícia | 14/07/2023

Rodrigo Barreto

A importância de melhorar a educação no Brasil é indiscutível, pois ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e cultural do país. Infelizmente, o sistema enfrenta diversos desafios a serem superados para alcançar um nível de qualidade para todos os cidadãos desde os primeiros anos de vida. Isso reflete diretamente no mercado empresarial do país.

Um dos principais problemas é a desigualdade. Há uma grande disparidade entre as escolas públicas e privadas, com infraestruturas precárias, falta de recursos e baixa remuneração dos professores nas instituições gratuitas. Isso limita as oportunidades de aprendizado para muitos estudantes. Ademais, há a deficiência na formação e capacitação dos docentes. Muitos deles enfrentam condições de trabalho adversas, falta de suporte pedagógico e atualização profissional limitada.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa missão. Ela oferece recursos para enriquecer o processo de ensino, proporcionando acesso a informações, ferramentas interativas e oportunidades de colaboração. A utilização de dispositivos eletrônicos, plataformas on-line e recursos digitais pode ampliar o acesso ao conhecimento e ajudar a superar barreiras geográficas.

No entanto, é necessário destacar como a implementação efetiva dessas alternativas requer investimentos adequados. É preciso garantir boa conectividade e ferramentas pedagogicamente eficazes. Atualmente, o cenário é de diversos obstáculos. A taxa de analfabetismo ainda é significativa, principalmente entre adultos e jovens. Os índices de evasão escolar são altos, especialmente no ensino médio. Além disso, os resultados em avaliações nacionais e internacionais indicam uma defasagem em relação a outros países.

Proximidade entre instituição de ensino e família é fundamental

 

Uma chamada, mensagem de texto, cumprimento nas plataformas sociais. Em uma sociedade altamente conectada, esses breves contatos diários são essenciais para o funcionamento de diversas instituições. Em alguns países, como o Reino Unido, os SMSs enviados por meio de celulares têm sido utilizados para reduzir, por exemplo, os índices de abandono acadêmico, bastante elevados durante a pandemia.

É unanimidade no campo da pedagogia como a colaboração entre família e escola é de extrema relevância para todas as faixas etárias. Pais e responsáveis engajados tendem a oferecer condições mais favoráveis ao desenvolvimento dos jovens. Segundo o  consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional, Anderson Leal, é crucial demonstrar esse interesse e participar ativamente das tarefas em casa e dos eventos promovidos. "Isso indica aos alunos como aquilo tem relevância", destaca.

No entanto, essa proximidade deve ser ampliada. Isso ocorre porque os índices de abandono estão consideravelmente mais altos agora. Na Inglaterra, por exemplo, de acordo com uma pesquisa divulgada pela FFT Education Datalab, um terço dos cidadãos de 15 anos tem se ausentado de forma consistente das aulas ao longo do atual ano letivo."É gratificante para todos sentir-se vistos e ouvidos. A relação melhora significativamente quando há o acolhimento e todos passam a fazer parte do ecossistema", explica Leal.

No Brasil, essa também pode ser uma estratégia interessante. "Quando há algo errado com o aluno, a família pode ajudar no processo de recuperação ou na integração com o restante do grupo. Sempre há algo a ser feito para garantir um caminho melhor. Estar próximo e compreender a realidade fora dos muros da instituição é um dos passos mais importantes nessa jornada", conclui.

Tecnologia pode ajudar em diversos aspectos

 

Desde escolas até universidades, todas estão aproveitando as vantagens da inovação para garantir a melhor experiência aos matriculados. Confira os principais benefícios oferecidos pelas soluções digitais, tanto em termos de aprendizado quanto em relação à segurança.

 

1 - Melhoria na sala de aula:

 

Em ambientes tradicionais, as ferramentas de ensino têm limitações em termos de escrita, ilustração e outros recursos. Além disso, os professores precisam usar uma variedade de materiais, como giz, marcadores, projetores e lousas. Com os monitores virtuais interativos de última geração, a vivência se torna mais eficiente e envolvente. Isso é possível graças a experiências visuais muito superiores, à capacidade de compartilhar materiais multimídia diretamente nos dispositivos dos alunos em tempo real, entre outros.

 

2 - Ampliação da inclusão educacional:

 

Nem todos os jovens podem comparecer fisicamente às aulas, seja por doença, deficiência ou outros obstáculos. Em muitos países, inclusive, alguns estudantes vivem em áreas rurais, distantes das instalações. O ensino a distância (EaD) permite transmissões ao vivo ou conteúdos gravados e compartilhados posteriormente. Quando possível, de acordo com as regulamentações locais, câmeras inteligentes podem ser instaladas para acompanhar os professores enquanto eles se movem.

 

3 - Amplas oportunidades simultaneamente:

 

Essa abordagem de "sala de aula múltipla" se baseia em recursos de vídeo e áudio de alta qualidade e exibição digital, proporcionando novas oportunidades educacionais e oferecendo mecanismos. As melhores soluções desse tipo permitem aos alunos de três salas diferentes (primárias e até três "secundárias") a interação com o educador, levantando as mãos e tirando dúvidas.

 

4 - Experiências interativas com múltiplos monitores:

 

Tradicionalmente, usa-se quadro ou papel para facilitar discussões em grupo, compartilhar opiniões e fazer comentários e anotações em textos e diagramas. No entanto, atualmente, há uma tendência crescente de substituir esses métodos por exibições interativas. 

 

5 - Alertas em tempo real em caso de violação de perímetro:

 

A mais recente geração de soluções baseadas em IA envia alertas instantâneos quando pessoas não autorizadas violam o perímetro do campus. Elas possuem a capacidade de distinguir entre seres humanos e outros objetos em movimento, como animais, folhas caindo ou chuva intensa, minimizando assim os alarmes falsos e ajudando as equipes de segurança a concentrarem-se e prevenir incidentes.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe