Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
seja-um-lider-preparado-para-o-novo

Seja um líder preparado para o novo!  

Notícia | 22/09/2023

Larissa Almeida

Para qualquer projeto ou empresa, é necessário contar com um orientador para guiar as etapas, evoluí-lo e alcançar um determinado objetivo. Isso coloca o papel de um líder como essencial. Contudo, o mercado de trabalho e demais campos conectados a ele, estão em constante mudança, desde os integrantes da equipe, público até os mecanismos e mentalidades. Dessa forma, um representante deve estar atento em como questões adversas podem afetar o desenvolvimento para melhor, ou em como superar as dificuldades. Então, seja você o responsável pelo programa de aprendizagem, estágio, setor ou proposta de uma companhia, fique até o final desta matéria e descubra como se preparar para essa posição! 

 

Coordenar uma equipe não é uma missão fácil 

 

O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, fez uma investigação com cerca de 22 mil respondentes, na qual questionou se a colocação de gestão em uma companhia é uma função fácil de ser executada. O resultado obtido na pesquisa foi discrepante, onde 92,53% discordou da indagação e apenas, aproximadamente 4,42% afirmou ser uma atividade tranquila de aplicar. Dessa forma, fica clara a complexidade do atribuição a ser exercida por esse indivíduo e como ele precisa ir além da teoria de “mandar e desmandar”, mas sim, agir para ser harmonioso, resistente a cobranças e empático ao mesmo tempo, sem deixar de se conectar com a área. 

 

Existem características responsáveis por definir o perfil de um bom líder? 

 

De uma coisa podemos ter certeza, ninguém nasce com essa capacidade de conduzir um time. No entanto, assim como outras habilidades, nós desenvolvemos, com o tempo, as características essenciais para esse ofício. No intuito de saber quais são elas, o agente de integração anterior fez mais uma apuração sobre o assunto em seu site. Com 24 mil entrevistados, as respostas definiram os principais pontos de um chefe inspirador. Para a maioria, 77,71% é quem consegue ensinar e motivar. Em menores proporções, aparecem ser acessível e paciente (6,47%); preocupado com a carreira da equipe (6,39%); exigente, mas com propósito (5,25%) e, por fim, alguém com muito conhecimento (4,18%). 

 

Infográfico com dados sobre ser um bom gestor 

 

Como ser um gestor preparado para as novas perspectivas do mercado? 

 

Ocupar essa cadeira em uma entidade é de grande responsabilidade e prestígio, onde também é essencial continuar atualizado com as tendências e alterações no setor. Nesse sentido,  João Fernando Saddock, especialista em inovação, growth marketing e marketing Manager na divisão de educação da H-FARM, lista quatro competências indispensáveis no perfil de quem busca ser um profissional exímio. Confira: 

1.Mantenha uma mentalidade voltada ao crescimento: adotar uma mentalidade voltada ao crescimento é fundamental. Isso significa promover o conceito onde as habilidades e conhecimentos podem ser desenvolvidos e aprimorados, ou seja, aprender com os erros é importante. “Como diz Carol Dweck em seu livro ‘Mindset: a nova psicologia do sucesso’, quando enxergam obstáculos como oportunidades para entender e crescer, líderes estão mais propensos a se adaptar e desenvolver estratégias inovadoras”, explica Saddock.

2.Assegure uma comunicação efetiva: manter uma comunicação aberta e transparente é crucial para garantir a compreensão de todos sobre as mudanças previstas e quais são as expectativas em torno delas. “Superiores deveriam focar em criar um ambiente onde os funcionários se sentem confortáveis em expressar suas preocupações e dividir suas ideias”, sugere o especialista em inovação. Para Saddock, é importante, inclusive, encorajar a colaboração na organização, envolvendo representantes de diferentes áreas para analisar circunstâncias potenciais. “Quando todos falam a mesma língua e existe uma troca funcional, é possível trazer diferentes perspectivas e insights úteis para aplicar em tempos de mudança”, diz. 

3.Reforçe a flexibilidade e a agilidade: ser capaz de ajustar rapidamente a corporação às novas condições é um ponto crítico para o sucesso de qualquer adaptação no cenário empresarial. Segundo Saddock, é preciso saber abandonar os velhos métodos e experimentar novas estratégias. Contudo, isso, muitas vezes, pode significar correr riscos. “Ser flexível também é incentivar a experimentação dentro do time, estimular uma atmosfera inclusiva onde todos podem colaborar e devem estar dispostos a se adaptarem rapidamente. Explorar novas ideias, tomar os obstáculos calculados e orientar-se com ambos pode criar novas oportunidades de crescimento”, afirma. 

4.Estimule e acredite no potencial do aprendizado contínuo: em um mundo em constante mudança, as aptidões relacionadas ao aprendizado nunca terminam. Por isso, é essencial esses indivíduos se comprometerem a aprender de forma contínua e também estimular isso entre os colaboradores. “Sempre é possível desenvolver novos conhecimentos, capacitar-se mais, por exemplo, sobre liderança, comunicação, gestão de crise e tomada de decisões. Estar disposto a  isso e assegurar a possibilidade para os demais colaboradores ajuda a empoderar e tornar os obstáculos mais gerenciáveis”, conclui.

Para as empresas com estagiários, uma liderança com a mentalidade aberta a mudanças e aprendizado é essencial

O programa de estágio é um grande responsável por ampliar as oportunidades dos indivíduos se inserirem no meio corporativo, mesmo sem a experiência profissional presente no currículo. Dessa maneira, é a chance da gestão construir um talento com a cultura organizacional e aproveitar todas as novidades das quais ele pode acrescentar na dinâmica da equipe. Portanto, principalmente com esses aspirantes, é fundamental construir um modelo de orientação com base nas sugestões anteriores. 

Por fim, é essencial frisar quem pode investir nessas contratações. De acordo com a lei n° 11.788/2008, estão aptas para oferecer essa chance, as organizações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita no potencial dos líderes!

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete