Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
garanta-seu-futuro-busque-a-efetivacao

Garanta seu futuro: busque a efetivação 

Notícia | 23/06/2023

Larissa Almeida

Em um cenário de alta competitividade, como se encontra o mercado de trabalho no Brasil, quem alcança uma posição, seja como aprendiz ou estagiário, deve prezar pela sua permanência e crescimento na empresa. Nesse sentido, ao adentrar uma companhia, é necessário ter a perspectiva de efetivação. Assim, ao conquistá-lá, os aspirantes ganham a tão sonhada carteira assinada e maior segurança em seu futuro corporativo. Então veja, nesta matéria, como ser um colaborador nota dez! 

Entenda o panorama do desemprego no Brasil 

O cenário do desemprego no país é a principal vertente a ser observada. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação no Brasil ficou em 8,8% no período entre janeiro e março de 2023. Ainda, conforme a mesma instituição, entre os indivíduos de 14 a 17 anos, componentes da força de trabalho (ou seja, estão em busca de emprego), 36,4% estavam longe de um cargo. Já na faixa etária de 18 a 24 anos, o índice de inatividade era de 22,8%. 

Entre as principais barreiras para os iniciantes, é possível listar a ausência de uma experiência laboral anterior. Essa é uma grande exigência para preencher as vagas disponíveis. Assim como, a falta de qualificação e uma pequena, ou nenhuma, rede de contato, o famoso networking, o qual faz muita diferença no instante de saber mais sobre as oportunidades. 

O estágio é uma posição promissora para superar as dificuldades e traçar uma carreira segura 

Seja para quem está começando agora, ou conhecendo uma nova área do mercado, o ato educativo escolar supervisionado é uma opção focada em profissionalizar os aspirantes e traçar uma carreira com mais segurança. Isso porque, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Estágios - Abres, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil. Então veja mais sobre essa modalidade: 

Quem pode participar: de acordo com a norma n° 11.788/2008, também reconhecida como a Lei de Estágio, só são eletivos para a modalidade estudantes a partir dos 16 anos. Ou seja, o candidato deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, do nível médio, técnico ou superior.  

A carga horária é reduzida: como o ofício é preparado discentes, eles devem manter um bom desempenho tanto na vida acadêmica quanto na laboral. Para isso ser feito com mais propriedade, o talento só pode participar das atividades em uma corporação por no máximo seis horas diárias e 30h semanais. Assim como é expressamente proibido a realização de uma jornada extra. 

Existe o ganho de uma remuneração: denominada como bolsa-auxílio, os contratados na categoria de “estágio não obrigatório” tem direito de receber esse benefício. Diferentemente de outros regimes, como o CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ele não possui um valor mínimo. Porém, é sempre indicado aos empregadores ofertarem uma quantia compatível com o custo de vida local e as atividades a serem desempenhadas. 

Não exige experiência anterior na função: ao contrário de um cargo efetivo, não é preciso conhecer de cara as suas atribuições. O estágio é projetado para encontrar um talento e desenvolvê-lo com calma, orientação, treinamento e supervisão. Por isso, não se preocupe com isso em suas entrevistas, mas sim, em demonstrar vontade de aprender e o seu nível de dedicação. 

O tempo de contrato é limitado, invista em sua efetivação: 

Infográfico com 3 maneiras de investir em sua efetivação

Em uma pesquisa recente realizada pela ProfessionalResumeWriters.com, a preocupação com a segurança no emprego elevou 49%. Já para os indivíduos em início de carreira a elevação é de 91% em relação a 2022. De fato, todos estamos suscetíveis a encerrar os ciclos corporativos. No entanto, algumas atitudes podem te deixar fora dos cortes de funcionário ou colocar o seu nome na lista de efetivados, para quem ainda está no estágio. Atente- se e anote: 

Não pare no tempo: a cada dia nos deparamos com atualizações e novas maneiras para contribuir ou lidar com a nossa rotina. Dentro disso, é preciso ficar atento às mudanças e buscar ser um profissional do futuro. Então não estagne a sua trajetória, continue sempre em busca de novos conhecimentos, por meio de cursos, pós graduação, palestras, pesquisas entre outras ações. 

Peça feedbacks e ponha as mudanças em prática: sempre solicite um panorâma do seu desenvolvimento na corporação. Dialogue com o seu líder, questione as expectativas e pontos onde deve melhorar. Contudo, não basta apenas ouvir, é necessário agir em cima dessas descobertas. “Isso demonstrará sua vontade de aprender e de crescer na empresa”, indica Madalena Feliciano, gestora de carreira. 

Seja transparente e sincero com seus objetivos: essa atitude é indispensável para as próprias entidades e os membros de sua equipe. Um deve ser honesto quanto às oportunidades disponíveis, plano de carreira, aumentos, valorização e demais projetos da companhia. O outro deve saber onde quer chegar e, assim, avaliar a capacidade da organização em abraçar as suas metas. “Esse cuidado ajudará a reduzir a ansiedade e o estresse. Juntos, eles podem criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos.” Finaliza a especialista. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua primeira posição com sucesso, conte com o Nube! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete