Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-impacto-das-demissoes-nos-negocios

O impacto das demissões nos negócios 

Notícia | 30/05/2023

Carolina Amaral

Desde o início do ano, as demissões em massa tomaram conta dos noticiários e redes sociais com publicações de pessoas afetadas pelos desligamentos. Nesse sentido, Google, Meta, Microsoft e Amazon são apenas algumas das gigantes tech com anúncios do gênero. No geral, o globo vive a ressaca do avanço da inovação acelerada e esses cortes também são consequência disso. Toda essa situação causa um impacto gigantesco no mercado, no bem estar dos trabalhadores e da própria entidade. Logo, conheça mais sobre essa circunstância e como lidar com ela para não se perder em meio aos tempos difíceis.

 

As demissões em massa dos últimos meses em grandes companhias

Tido como um dos segmentos mais promissores da economia global, a tecnologia atraiu muita mão de obra. Houve uma grande colocação de dinheiro para projetos inovadores nas big techs e, portanto, muitas contratações. Neste período, as companhias se elevaram e admitiram muito, com a ingestão de capital feito por investidores e nem sempre com garantia de retorno, o chamado capital de risco. Como resultado disso, sem o regresso esperado de lucro, começaram as reduções de gastos, alcançando os subordinados.

Todavia, essa onda de “mandar embora” sempre existiu. Quando se olha o histórico do Google, Apple, LinkedIn, Meta, eles sempre realizaram atitudes assim por volta de 1% a 5%, porém, como houve uma desestabilização, naturalmente vão acontecer mais frequentemente até as coisas se ajustarem.  “Então, a causa desse movimento é justamente a aposta feita por elas na geração de valor, a qual não deu certo: investiu dinheiro, colocou mais gente para produzir mais e na verdade não executou", explica Nivea Martini, gestora de alocações na Mouts TI. 

No final das contas, seria possível evitar entrar em uma situação como a atual? Talvez, mas no geral é algo dependendo de diversos fatores. Contudo, uma boa e descomplicada gestão se destaca positivamente no processo. A disponibilização de um modelo de atuação personalizado, proporcionando oportunidade de aprendizado e crescimento, por exemplo, já é um passo rumo ao sucesso. “Comunicação clara e objetiva também é algo agregando valor da identificação dos talentos às entregas. Identificar chances de inovação nos gaps do mercado, ouvir o grupo e reconhecer falhas nos procedimentos são pontos primordiais, podendo fazer a diferença entre o sucesso de um projeto ou uma ruptura brusca, como as demissões em massa”, indica a especialista.

 

Como lidar com a insegurança do colaborador?

No Brasil, o número de pessoas sofrendo com a dispensa do emprego já passa dos 35 mil, de acordo com mapeamento da plataforma Layoffs Brasil. Em uma realidade como essa, pode ser difícil manter o otimismo e a motivação da equipe. Contudo, existe uma necessidade de ajuste e os remanescentes precisam saber e sentir serem fundamentais para o funcionamento daquela organização. Então, é crucial realizar conversas pessoais expondo o fato de, dentro dessa adequação, quem permaneceu é essencial para o andamento do trabalho e progresso nos próximos anos. Cultivando, assim, uma cultura de confiança. “A liderança precisa transmitir essa segurança para quem fica, demonstrando a importância do time para o negócio”, comenta o diretor executivo do IBEX, Alexandre Slivnik.

Quando há uma energia positiva, acaba contagiando quem está ao redor. Mesmo com as pedras no caminho do dia a dia, conseguimos escolher onde focar. Se a decisão for na parte boa, melhora-se o otimismo, levando a melhores resultados. Para transformar o local laboral em um ambiente sério sem ser formal é simples: fazendo deste um lugar onde todo mundo se ajuda. Logo, mesmo na adversidade, os frequentadores vão buscar elementos para auxiliar na conquista de bons frutos. Um espaço saudável emocionalmente, de troca mútua.

Nesse aspecto, a liderança tem um papel fundamental. Gestores negativos costumam ser inseguros para tomar decisões ou tentar coisas novas, mas o mundo corporativo tem substituído detentores dessas características. Assim, é necessário agilidade das corporações para identificar uma chefia impulsionando o rendimento para baixo e tomar as medidas necessárias rapidamente. 

 

Uma nova onda de capacitação em alta procura

Diante desse contexto de recessão global, as companhias buscam cada vez mais por colaboradores detendo tanto um conjunto de habilidades técnicas (hard skills) quanto comportamentais (soft skills). “O cenário profissional no mundo está em ebulição. Existem muitas influências na tecnologia, no comportamento das pessoas e das empresas. Isso está pressionando e transformando a aprendizagem corporativa", pontua Isabela Corrêa, CEO e co-fundadora da B.NOUS.

Analisando bem o mercado brasileiro, é possível enxergar, por ainda ter um grande espaço de transformação, um potencial para novas soluções focadas no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas principalmente daquelas comportamentais. Elas são denominadas soft, core ou power skills. "Organizações modernas e antenadas com as necessidades do mundo atual sabem como devem valorizar seus recursos mais valiosos, os humanos, como protagonistas de suas carreiras e transformadores da realidade das firmas. Afinal, elas são feitas de pessoas, e sujeitos transformam negócios. Portanto, olhar para as características pessoais de cada um e como podem agregar valor no dia-a-dia da marca, bem como desenvolver em cada um as maestrias necessárias, significa aumentar valor em todos os sentidos," esclarece Corrêa.

 

Gostou das indicações? O Nube publica todos os finais de semana, em seu blog, matérias com dicas também de cursos, livros e exposições, confira em nosso site e aproveite! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com conteúdos exclusivos e incríveis sobre o mercado de trabalho e oportunidades. No mais, baixe o app Nube Vagas, disponível para Android e iOS para ficar por dentro de tudo. Lembre-se de manter seus dados atualizados, como e-mail e telefone para não perder nada! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas! Conte sempre conosco!

O Nube te ajuda a alcançar o sucesso do seu negócio!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete