Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-inclusao-de-grupos-nas-corporacoes

A inclusão de grupos nas corporações  

Notícia | 28/04/2023

Ana Clara Lima

Infelizmente, a discriminação de grupos minorizados ainda é algo recorrente na sociedade. Nesse coletivo, estão inclusos segmentos sociais, étnicos, gênero, entre outros com baixa representatividade política, social e econômica, independente da quantidade de integrantes. Nos últimos anos, o sexismo em relação às mulheres, o racismo contra as pessoas negras, homofobia e transfobia foram tópicos amplamente abordados em eventos de alcance nacional, como a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e programas da TV aberta, como é o caso do Big Brother Brasil. Todavia, o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência ainda é diminuto. Sendo assim, compreenda a importância de investir na diversidade das instituições.

O capacitismo é prejudicial para todos

A palavra refere-se a discriminação de pessoas com deficiência, tendo como tradução para o inglês “ableism”. O termo é pautado pela existência de um corpo padrão, desprovido de limitações, denominado “normal” e da subestimação do potencial e competência dos indivíduos devido às suas características particulares.

Nesse contexto, a grande problemática da atual sociedade está na falta de acessibilidade em inúmeras esferas, juntamente de um olhar mais plural sobre a existência humana. “Embora muitas pessoas ainda desconheçam o seu significado, o debate acerca do tema precisa ganhar mais espaço e trazer reflexões sobre os impactos das expressões e comentários naturalizados no dia a dia”, explica Leizer Pereira, fundador da comunidade Empodera. 

Mesmo com a existência de algumas leis voltadas para integração dessa comunidade, muitos ainda enfrentam desafios intensos para viver plenamente sua vida, como o direito de ir e vir. No Brasil, a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) contempla o acolhimento em estabelecimentos, ambiente virtual, educação e trabalho. Além de punir as pessoas físicas e jurídicas desrespeitadoras e agressoras desse público. 

Ainda assim, muita gente ainda não tem o devido esclarecimento sobre o assunto, pouco se fala sobre o descumprimento da legislação nesse quesito. Por essa razão, perpetua-se a crença desses indivíduos serem incapazes de atuar ativamente na sociedade. No entanto, esse é um grande equívoco porque acaba criando o senso de heroísmo, ou seja, supervalorização da realização de uma atividade básica, por exemplo. “É preciso amadurecer a pauta anticapacitista e transformar a comunicação junto a esse grupo”, reforça Pereira. 

A importância de acolher todos os colaboradores

Segundo um levantamento da LCA Consultores, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil constantemente bate os próprios recordes de demissão, com um marco de 6.595.634 solicitações de desligamento no final de 2022. Esse movimento se mostrou comum desde o início da pandemia, tendo em vista a priorização da saúde, inexistência de um plano de carreira e desalinhamento de valores com a empresa.  

Nesse cenário, percebe-se como o mundo corporativo é diretamente influenciado pelas pautas coletivas, sendo impossível ir contra a ética e legalidade nas contratações. “O método de trabalho, aliado à nossa participação em projetos sociais, engajam os colaboradores. Isso, de certa forma, ajuda a promover a retenção de talentos e o sentimento de pertencimento”, pontua Luciana Pompilio, diretora de Recursos Humanos da Lubrizol. 

Além disso, é preciso implementar medidas contra o turnover, fenômeno em constante crescimento pelo mundo e repleto de desafios. Nesses casos, oferecer um plano de desenvolvimento robusto e incentivo profissionais é uma excelente estratégia para deixar a imagem da marca moderna e bem posicionada no mercado. Outro ponto interessante para manter a cultura organizacional em dia, é optar pela diversidade na admissão de novos integrantes nos times. 

A diversificação do time é essencial!

A inclusão é um termo amplamente difundido pelo globo e resume-se ao senso comum de separar e rotular. Esse tipo de consulta deve ser repensada para um dia conseguirmos alcançar uma nação mais igualitária e respeitosa. Para atingir esse objetivo, é preciso seguir o caminho da humanização e abrir-se para qualquer tipo de vivência.  

No meio laboral, saber lidar com as diferenças é fundamental para a ampliação do olhar para as particularidades de cada um. Logo, compreender as variadas realidades existentes é o primeiro passo para aprimorar o acolhimento entre os colaboradores. Afinal de contas, somente quando estamos abertos para o próximo conseguimos criar laços verdadeiros. “Hoje em dia, os profissionais buscam trabalhar em empresas com um propósito real de melhorar a vida das pessoas”, conclui Luciana. 

Em suma, é impossível sustentar uma cultura a longo prazo apenas com apoio no campo do discurso e sem um investimento prático consistente. Por essa razão, é fundamental instaurar campanhas de D&I (Diversidade e inclusão), nas empregadoras e, principalmente, cumpri-las de fato. Desse modo, o convívio e interação com as mais variadas personalidades permitirá um engajamento maior e melhor eficiência da criatividade, por meio de  novas perspectivas, potencializando os resultados de uma entidade. 

Portanto, a empatia e consciência são indispensáveis para um bom convívio social. Com isso, é possível transformar a concepção dos trabalhadores do futuro. Em um país plural como o Brasil, é necessário ter como marca registrada a aceitação. Assim, evita-se as injustiças e todos conseguem desfrutar igualmente das oportunidades. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube é contra preconceitos e aposta na inclusão!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete