Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
otimize-seu-tempo-e-ganhe-qualidade-de-vida

Otimize seu tempo e ganhe qualidade de vida 

Notícia | 29/05/2023

Pedro Fagundes

Você costuma enfrentar dificuldades para gerenciar seu tempo durante o expediente? Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com a participação de 12.168 estudantes, 44,37% responderam negativamente a essa pergunta. É indiscutível afirmar como o apressado andar do relógio é um dos principais desafios enfrentados pelo homem capitalista. Por conta de sua natureza ininterrupta, ele é responsável por produzir escolhas difíceis, experiências perdidas e noites mal dormidas. No entanto, com técnica, é possível dominar esse inimigo e obter benefícios em cima do seu uso. Quer descobrir algumas metodologias capazes de aprimorar sua relação com a rotina? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Impactos do modelo on-line

Lidar com a escassez de tempo nunca foi fácil. Agora, com a transição para o ofício on-line, decorrente da pandemia, essa tarefa se tornou ainda mais complicada. De acordo com a Agência Brasil, 46% das corporações brasileiras adotaram o home office durante o período pandêmico. Isso transformou o modelo em uma nova regra. Esse movimento acarretou reveses para quem sempre apresentou dificuldade em se adaptar a mudanças repentinas. “Imprevistos acontecem a todo momento. É relevante reconhecer como podemos ter problemas pelo caminho e a necessidade de um tempo para enfrentá-lo. Faz parte da nossa construção profissional admitir os imprevistos e tentar se prevenir quando for possível”, pontua o CEO da startup Rupee, Guilherme Baumworcel. 

Conforme a agência, embora 67% das instituições tenham migrado do presencial para o remoto, elas ainda enfrentam dificuldades de adaptação. Entre os principais obstáculos, destacam-se a utilização das ferramentas de comunicação (34%) e o comportamento dos funcionários em um ambiente virtual (34%). Para gerenciar sua agenda e trabalhar a distância, é essencial separar o âmbito particular do laboral. É possível aproveitar a tecnologia e utilizar aplicativos capazes de categorizar suas atividades durante o expediente. “Se uma ajuda é sempre bem-vinda, técnicas e metodologias ágeis podem contar muito nessa hora. Vale a pena pesquisar mais sobre elas e de qual maneira pode aplicá-las em sua rotina”, complementa Baumworcel.

 

Drible a procrastinação

Se, em algum dia, definiram o tempo como um dos maiores reveses da atuação institucional humana, a procrastinação é – de fato – a vilã da história. Seu aspecto imparável transforma cada uma das ações realizadas na vida em escolhas. Portanto, caso um indivíduo com tarefas pendentes opte, propositalmente ou não, por se distrair com outras coisas, ele inevitavelmente se atrasará. A distração no organizacional tem inúmeras origens, como uma aba aberta no navegador, uma televisão ligada, um amigo próximo ou, até mesmo, uma notificação no celular. O homem é, por natureza, um ser lúdico. Por isso, é facilmente retirado da monotonia do ofício.

Uma abordagem alternativa, a fim de evitar o atraso, é a chamada "procrastinação estruturada". Essa técnica consiste em enganar a própria mente, transformando as demandas em um refúgio de distração. Quando perceber o afastamento de uma tarefa, a ideia é substituir essa prática por outro encargo. Dessa forma, o objetivo inicial parecerá desimportante e, quando menos esperar, terá retornado a ele. Porém, sempre há espaço para o modelo tradicional de produtividade. “A fim de atender às demandas no prazo e ganhar tempo livre, deve-se administrar pendências, separando-as em grau de urgência, sempre com organização e disciplina”, explica Rogério Silva, CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

 

Maximize o tempo de expediente

A fim de potencializar seus resultados e aproveitar ao máximo cada momento do dia, é necessário recorrer a alguns artifícios. Ao substituir instantes de procrastinação por momentos de foco e produtividade, facilita-se o caminho para um cotidiano de sucesso. Identificar os horários quando você é mais eficiente já é uma virada de chave elementar, capaz de poupar esforços e melhorar o desempenho. O autoconhecimento, por sua vez, também atua como pilar de uma atuação assertiva e segura. Gostou dos toques? Veja outras dicas abaixo:

Estabeleça metas: para alcançar qualquer objetivo, é essencial visualizá-lo claramente em seus pensamentos. No entanto, essa projeção não pode ficar restrita apenas ao campo das ideias. É fundamental se esforçar para mover a meta do abstrato e trazê-la à realidade. “Podemos iniciar com pequenas demandas diárias, semanais ou até quinzenais. É substancial estabelecer prazos para assegurar a contemplação dos objetivos. Aos poucos, você vai conseguindo aproveitar a sensação de dever cumprido dentro da data e poderá se desafiar a diminuí-la ou dobrar seu alvo. Isso vai te engajar mais dentro do dia a dia”, explica Baumworcel.

Planeje pausas: um corpo descansado é essencial para a plena capacidade de uma mente brilhante. Por isso, deve-se valorizar pequenas pausas para descanso, responsáveis por mantê-lo alerta e disposto. Além disso, uma técnica desenvolvida nos anos 80, conhecida como Pomodoro, baseia-se no equilíbrio entre interrupção voluntária e atividade. Esse método consiste em dividir o foco em pequenos blocos de tempo, geralmente 25 minutos de labuta seguidos de cinco minutos de descanso. É recomendado o uso de um cronômetro para auxiliar na gestão dos segundos. Já experimentou?

Abandone divagações: a tecnologia tem o poder de nos distrair facilmente. Logo, é preciso aprender a utilizá-la de maneira consciente e eficaz. Algumas orientações para isso incluem silenciar notificações desnecessárias, definir horários específicos para checar e-mail e limitar o tempo gasto em redes sociais. Além disso, é recomendado fazer paradas programadas para acalmar o psicológico e o corpo. Isso pode ajudar a manter o foco e a produtividade ao longo do dia.Não é nada irreal de ser aplicado, basta apenas uma boa administração e dedicação”, finaliza Baumworcel.

 

Gostou das dicas? Então, busque por conhecimento, invista no próximo e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para investir no aprendizado das suas equipes é agora, basta alinhar-se ao mercado e ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade. *

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. 

Fique ligado, em 1º de junho, o Nube comemora 25 anos! Neste dia, abriremos as inscrições! O Nube prioriza o aprendizado e não vê a hora para acompanhar o seu sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete