Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
priorize-a-cultura-organizacional-do-seu-negocio

Priorize a cultura organizacional do seu negócio 

Notícia | 15/05/2023

Pedro Fagundes

De qual maneira a sua empresa constrói relações com os colaboradores? Desenhar vínculos, perante um contexto digital, tem se provado um desafio cada vez mais frequente às companhias. O relatório da Nielsen, intitulado "Era of Alignment", ressalta a pandemia como culpada dessa fragilidade interpessoal. A transição para o trabalho on-line foi áspera e inesperada. Por isso, pôde promover a desconexão. Quem conseguiu fortalecer seus laços durante a crise provou-se, então, em vantagem. Segundo a pesquisa global de cultura da PwC, 69% dos líderes empresariais destacaram os valores corporativos como fundamentais para a sobrevivência durante a crise sanitária. Quer ficar atualizado sobre esse assunto? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Estruture um ambiente saudável

Instituir um ecossistema humanizado é crucial para motivar as equipes e alavancar a reputação da corporação. Combinar o desenvolvimento pessoal com a marca fortalece o negócio em todos os aspectos. É essencial transmitir aos colaboradores quais comportamentos são esperados e onde devem direcionar sua energia. Isso incentiva a autogestão dos grupos, a fim de alinharem seus esforços em uma direção comum. “O capital cultural é a nova fronteira da vantagem competitiva das organizações. Se o perfil é delineado pelo conjunto de valores, comportamentos e crenças do conjunto, cresce a necessidade de metrificar esses atributos. Assim, compreende-se quais políticas movem a engajam o público a produzir melhores resultados”, explica a sócia da Exec, Thais Pegoraro. 

Estabelecer normas e costumes é fundamental para criar um contexto de bem-estar. Sem diretrizes claras, as equipes podem perder o foco e ficar desorientadas. Por isso, é relevante ter líderes participativos, dispostos a orientar as decisões de forma transparente. Com uma chefia clara, é possível reverter o cenário negativo e motivar a equipe, a fim de atingir melhores resultados. “A união entre times será cada vez mais valorizada. Parte dos profissionais precisa ver sentido no seu cotidiano. Formar comunidades pode ser ótimo para isso. Uma ideia é estimular atividades em pequenas equipes, gerando comunicação e pertencimento. Assim, facilita-se a identificação com as tarefas diárias”, pontua a people experience manager da Juntos Somos Mais, Camila Rebelato.  

Investir na cultura, treinamento comportamental e direcionamento de esforços, fortalece o local de atuação e aumenta o engajamento dos colaboradores. Isso resulta em uma operação mais qualificada e decisões produtivas. Para entidades com grandes taxas de crescimento no quadro de funcionários, é essencial apostar nesses aspectos. Esse ideal pode ser alcançado por meio de um processo de contratação bem estruturado. “Para as seleções, recomendo ir muito a fundo no briefing do empreendimento. Desse modo, pode-se entender o seu momento, business, sua perspectiva de aumento e outros pontos mais. Somos bombardeados pelo candidato com todas essas perguntas. Por isso, devemos corresponder à procura e indicar a longevidade de sua posição”, enfatiza Thais.

 

Vantagens do bem-estar empresarial

Com a pandemia do coronavírus, as condições de exercício precisaram correr atrás da transformação e se adaptar às mudanças do mundo. Para mitigar prejuízos e acompanhar as tendências, o fortalecimento da cultura nas instituições é fundamental. Isso traz inúmeras vantagens, pois realoca os indivíduos para perto de suas instituições e fortalece o expediente. Confira abaixo alguns dos benefícios:

infográfico

Inovação: incentivar o pensamento criativo e a experimentação consciente encurtam processos e facilitam a rotina de trabalho. Da mesma forma como todo indivíduo precisa estar em constante aprendizado, as corporações necessitam evoluir para se manterem vivas e atualizadas em sua área. Isso é fundamental a fim de assegurar o interesse do mercado. Para isso, é importante ampliar a autonomia e permitir a exposição de pontos de vista alternativos entre os funcionários, gerando ideias inovadoras e benefícios à entidade. 

Retenção de talentos: garantir o reconhecimento em um ambiente de desafios é primordial para deixar os colaboradores engajados e motivados. Um plano de carreira em sintonia com o progresso pessoal e profissional é uma forma de atingir esse objetivo. “Hoje, somente um bom salário não é o suficiente para atrair e reter talentos. Os benefícios atuam em conjunto com remuneração e um ambiente agradável. Os profissionais buscam, portanto, corporações preocupadas majoritariamente com o bem-estar da equipe”, avisa Camila.

Aumento de produtividade: estimular os colaboradores impacta diretamente na eficiência das operações. Por meio do aumento da satisfação e autoconfiança dos funcionários, é possível superar as demandas da entidade de maneira mais efetiva. Além disso, uma cultura coesa e autêntica contribui para a criação de um ambiente onde os membros do time se sintam parte integrante do negócio. “Eles querem ser mais autônomos, ter um fit pessoal, estarem alinhados com o propósito da companhia e ter clareza sobre a jornada a ser percorrida”, salienta Thais.

Competitividade no mercado: manter a coerência entre discurso e prática é uma estratégia substancial para garantir competitividade. No entanto, a fim de implementá-la, é preciso compreender a lógica subjacente à cultura organizacional, suas dimensões e como influenciam a operação cotidiana. Além disso, urge estar atento à forma como as pessoas se relacionam e estão dispostas a realizar alterações. “A partir do reconhecimento e comunicação, o conjunto dessas e outras tendências podem melhorar vários aspectos da corporação”, complementa Camila.

 

Como implementar essa cultura

Para reformular as diretrizes de um negócio, é necessário começar pelos processos menores para depois alcançar o macro. A rotina deve ser tratada com uma alteração de perspectiva, incorporando as ideias almejadas. O ponto de partida é entender profundamente o ecossistema pelo ponto de vista dos funcionários. A partir disso, é possível identificar oportunidades de melhoria e traçar estratégias, baseadas em dados, para impulsionar os números. É relevante, ainda, sistematizar processos a fim de torná-los mais eficientes e alinhados com os objetivos do empreendimento, visando o progresso contínuo.

Participar e engajar todas as partes envolvidas é indispensável para estabelecer um hábito de atividade consistente e consciente. Ele é construído a partir de pequenas etapas, como a valorização das atitudes positivas, por meio de elogios e reconhecimentos. Dar atenção aos talentos de destaque, com entregas acima do esperado, por exemplo, demonstra esse prestígio. Mesmo pequenas variações podem encorajar um estagiário ou CLT em início de carreira. O objetivo é criar um ambiente estimulante e eficiente para todos os envolvidos.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se a quem está a sua volta, estenda sua mão e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar o comportamento do seu negócio perante o meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube incentiva o reconhecimento e promove o bem-estar institucional!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete