Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-valor-da-criatividade-na-era-tecnologica

O valor da criatividade na era tecnológica 

Notícia | 02/05/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos anos, vimos o poder da tecnologia em transformar o mundo. Com a chegada da Internet e, mais recentemente, da Inteligência Artificial, a forma como os indivíduos acessam, produzem e compartilham informações passou por um aceleração e otimização expressiva. A partir de um simples toque de tela, os internautas encontram todo tipo de dado ou conteúdo de texto, imagem ou audiovisual. Nesse contexto, a inovação e criatividade devem andar juntas para alcançar o potencial máximo do ambiente corporativo. Sendo assim, fique por dentro importância de controlar bem as vivências em meio ao alto fluxo informacional 

A criatividade move o mundo!

De acordo com o Relatório de Criatividade do Festival de Criatividade Lions, o Brasil é o terceiro país mais criativo do mundo, tendo em vista a classificação de suas agências e profissionais em premiações. Na sua frente, estão os Estados Unidos e a Inglaterra, ocupando respectivamente o primeiro e segundo lugar do ranking, com sua última edição lançada em 2022.

Nessa conjuntura, entende-se como a qualificação dos colaboradores vai além das capacidades técnicas, abrangendo também o lado lúdico e criativo dos projetos. “É muito legal ver o Brasil ocupando essa posição. A era da informação está chegando ao fim, dando lugar à criatividade. As empresas e especialistas capazes de se adaptar a essa nova realidade serão os líderes de seus mercados, não tenho a menor dúvida”, comenta Caio Sidorovich, CEO do Centro de Estratégia. 

Fica nítido, portanto, o impacto de uma mente saudável na hora de desenvolver novas propostas. Por essa razão, é fundamental encontrar estratégias para os times atingirem os melhores resultados. Com essa lógica, é possível inovar de forma certeira independentemente do setor de atuação. “Para sermos criativos, precisamos viver, estarmos abertos para novas experiências, e isso o chat GPT ainda não faz”, ressalta Sidorovich.  

Inove no ambiente de trabalho com criatividade!

Nos dias de hoje, há uma maior consciência sobre a capacidade de aprimorar aspectos do desenvolvimento humano distintos. A partir das condutas certeiras, a análise comportamental dos indivíduos permite ir além da evolução tecnológica na hora de inovar nos negócios.  Agora, o relacionamento intra e interpessoal é a prioridade da vez e é preciso desenvolver as soft skills para alcançar a plenitude pessoal e profissional. Portanto, listamos cinco dicas para serem aplicadas na rotina de trabalho em prol da inovação corporativa. Confira!

Não faça as coisas no automático: antes de tudo, é preciso parar, pensar e respirar antes de tomar qualquer decisão. Prestar atenção nas ações ajuda a sair do piloto automático e na reflexão sobre a sua realidade. Com isso, é viável dar o primeiro passo para renovar o olhar sobre os fatos e enxergar tudo com mais profundidade. Desse modo, afasta-se o estresse e conquista-se o bem-estar. Assim como a criatividade, entusiasmo e raciocínio lógico. “Podemos inovar emocionalmente todos os dias, a partir de alguns passos básicos dos quais, se praticados constantemente, podem nos auxiliar a evoluir em muitos aspectos profissionais”, pontua Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento e inteligência emocional. 

Identifique o peso emocional: qual legado você quer deixar como ser humano e profissional? Para alcançar uma verdadeira transformação, é essencial reconhecer os aspectos negativos da personalidade e revisá-los, sem autocrítica e julgamento. Muitas condutas são enraizadas no nosso interior e, por isso, não percebemos quando agimos por impulso. Logo, é interessante focar nos caminhos de crescimento e na possibilidade de construir relações de sucesso. 

Renove-se com o autoconhecimento: dispor de consciência sobre si e seus sentimentos é essencial para plena administração dos pontos de melhoria. É praticamente impossível se livrar de um comportamento por completo, mas sim, fazer uma reciclagem sobre aquilo considerado bom ou ruim. A partir dessa percepção, desfruta-se de um maior poder de escolha e coloca-se em prática a autoliderança.“Quando nos autoconhecemos, por meio de uma análise mais profunda, entendemos melhor quem somos e onde queremos chegar”, completa Heloísa. 

Esteja disponível para as novidades: apesar do desconhecido despertar um certo medo e insegurança, é necessário estar aberto para o novo. Quando falamos sobre evolução, é comum a mudança de paradigmas por meio da autorreflexão. Seja em termos de novas tecnologias, processos, práticas e como agir de forma diferente e totalmente aberta aos avanços individuais e laborais. 

Mantenha a positividade: quando uma situação é complicada, a melhor alternativa é ser positivo e acreditar no poder de superação. Na hora de resolver um problema, é indispensável dar o melhor de si. Ou seja, evidenciar a autorresponsabilidade e isso não tem nada a ver com brincar de ser contente, mas sim, encarar a vida com otimismo. Dessa maneira, todos conseguem reconhecer as adversidades e mesmo assim encontrar os meios para seguir e se sustentar. 

Não é possível ter controle absoluto sobre o mundo, porém, o poder de escolha sobre as respostas comportamentais existem. Afinal, esse caminho fortalece nossa capacidade de evoluir. “A inovação emocional é um processo de dentro para fora. É reciclar nossos padrões comportamentais para buscarmos, continuamente, a melhor versão de nós mesmos”, finaliza a especialista em autoconhecimento e inteligência emocional. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube valoriza a criatividade no mundo corporativo!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete