Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desenvolva-a-sua-carreira-com-o-estagio

Desenvolva a sua carreira com o estágio  

Notícia | 21/04/2023

Larissa Almeida

Iniciar a trajetória profissional em um mercado competitivo como o atual não é uma tarefa fácil. Isso porque, a falta de experiência é uma das maiores barreiras para os candidatos. No entanto, todos precisam de um ponto de partida para conhecer o meio corporativo na íntegra. Sendo assim, estudar a vaga, a sua modalidade e as capacitações pode fazer toda a diferença na hora da inscrição. Então veja, nesta matéria, como começar a construir a sua carreira, principalmente, por meio do estágio. 

Entenda mais sobre os proveitos desse cargo para quem está começando 

O ato educativo escolar supervisionado tem uma dinâmica diferente de um cargo no regime CLT (Consolidação das Lei Trabalhistas). Para começar, a lei n° 11.788/2008 permite a candidatura à essa modalidade apenas para estudantes, sejam eles do nível médio, técnico ou superior com mais de 16 anos de idade. Ainda, a carga horária é reduzida, para contribuir com uma formação acadêmica saudável. Outras especificidades sobre o ofício podem ser conferidas em nossa cartilha de estágio

O objetivo do projeto de integração dos discentes nas companhias é fornecer uma atmosfera propícia para conquistar a sua experiência laboral com um direcionamento correto e compatível com as matérias vistas em sala de aula. Assim, para ser admitido na posição, o contato anterior não é um dos requisitos para ser um estagiário. 

Dessa forma, a chance contribui para combater a maior barreira dos novatos. Conforme o levantamento feito pela empresa argentina de pesquisa em tendências Trendsity junto ao McDonald’s, aponta a exigência da vivência anterior como uma dificuldade enfrentada por 77% dos jovens brasileiros no instante de buscar uma colocação no meio corporativo. 

 Para quem está em busca da sua primeira oportunidade no mercado, confira as dicas! 

Sabemos como não é uma tarefa fácil lidar com inúmeras candidaturas e, às vezes, não receber nenhum retorno. Então, para começar a encontrar vagas com eficiência, o primeiro passo é ficar sempre atento ao site do Nube, telefone e o aplicativo, se possível. Logo após, para ter ainda mais sucesso nessa etapa de procura e seleção, é essencial anotar as dicas deixadas pelo Consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler. Veja: 

Qualifique a sua formação ao máximo durante a faculdade ou curso técnico: o número de mão de obra com certificado e diploma cresce no país, aumentando a competitividade entre os candidatos e a exigência dos empregadores. Em busca de manter um perfil forte é importante se qualificar durante esses períodos. “Existem muitos cursos disponíveis hoje em dia para agregar certificados ao currículo. As companhias gostam de quem demonstra potencial de desenvolvimento. Sendo uma ótima maneira de provar a sua eficiência e dedicação”, conta.

Busque alternativas para suprir a carência de experiência profissional: ter repertório de vida também é uma qualidade desejada nos primeiros empregos. Portanto, aprimorar as chamadas “soft skills” pode ser uma ótima alternativa. “As características comportamentais são competências subjetivas. Elas dizem muito acerca da maneira como o profissional lida com questões do cotidiano. Durante os processos seletivos, os selecionadores levam muito em conta qualidades como inteligência emocional, capacidade para trabalho em equipe, gestão de tempo, confiança e assertividade. Um bom aconselhamento de carreira também ajuda muito a identificar as oportunidades”, explica o consultor.

Seja comunicativo e mostre flexibilidade nas entrevistas: o momento da entrevista é crucial, portanto é importante demonstrar confiança na medida certa, ser um bom ouvinte e falar na hora adequada. “Demonstrar timidez não passa segurança ao entrevistador, portanto, é preciso falar com um mínimo de desenvoltura sobre as suas experiências e aprendizados, para convencer o outro lado. Também é essencial mostrar disposição e interesse em alavancar a sua carreira. Ter uma formação sólida tende a dar muita segurança no instante de se comunicar”, reforça.

Esteja disponível para receber feedback de pessoas qualificadas: caso consiga uma oportunidade, busque ser acessível e aberto a melhorias contínuas, afinal é um momento de instrução. “Os conselhos e advertências podem ajudar a ter uma visão mais precisa sobre o seu papel e a execução das atribuições, essa ação pode ajudar também no futuro, quando for disputar novas vagas. Além disso, contestar quem está te ajudando pode ser sinal de baixo limiar de frustração, uma característica a qual não é bem vista no mercado”, afirma o consultor.

Crie, desenvolva e tenha em seu horizonte um bom projeto de carreira: ser consistente com os seus objetivos e sonhos é fundamental. Busque não perder de vista seus interesses e se aprimore mais. “Estar a par de suas ambições e desejos aumenta o nível de engajamento e o torna dedicado. Então, arranje maneiras de enriquecer o seu currículo com cursos, estudo de línguas, vivências, etc. Independentemente da sua área de atuação e qualificação, manter esse aspecto atualizado é interessante e favorece a admissão, já as promoções sempre são potencializadas pelos resultados. Para acelerar esse processo, ter diferenciais únicos como experiência e formação Internacional, te levam a cargos de gestão até duas vezes mais rápido ”, finaliza. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva a contratação de novos talentos e oferece oportunidades aos iniciantes. Conte conosco em sua busca!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete