Ingressar no mercado de trabalho ou encontrar uma vaga nunca foi uma tarefa fácil.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o Brasil registrou a maior taxa de desocupação desde 2012, com 14,3 milhões de pessoas desempregadas. Ainda, conforme estatísticas expostas pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), atualmente temos 17,4 milhões de possíveis estagiários, porém apenas 5,7% deles conseguem estagiar. Sendo assim, descubra agora como encontrar a oportunidade ideal para o seu perfil! 

Se conheça e descubra quais campos você mais gosta de atuar 

De acordo com a Lei de Estágio, nº 11.788/2008, o ato educativo visa conciliar os ensinamentos de sala de aula com uma atuação corporativa, de modo a preparar o estudante para a sua futura realidade, bem como, acrescentar experiência para esse momento. Sendo assim, se conhecer e entender em quais segmentos você mais gosta de atuar é o primeiro passo antes de procurar uma possibilidade. 

Nesse sentido, o teste de aptidão é de grande relevância para quem se mostra inseguro e indeciso quanto à escolha de uma carreira. Para a neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, o principal intuito desse exame é realizar o levantamento de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, a fim de proporcionar reflexões para ajudar no processo de decisão. 

“Utilizar técnicas e ferramentas ajuda a aprofundar a compreensão do próprio sujeito sobre si, em um entendimento dinâmico, fornecendo dados relevantes e confiáveis na avaliação de seus interesses. Além de economizar investimento de energia, de tempo e financeiro, objetivando escolhas e reduzindo significativamente enganos sobre seus reais interesses”, explicou Roselene. 

A especialista afirma o quanto o sucesso empresarial está ligado ao prazer sobre o exercício de suas tarefas. “Quando obtemos resultados positivos, gerando satisfação e rentabilizando, não sentimos o trabalho como obrigação e sim como uma atividade para agregar valor à vida de quem é beneficiado”, destacou. Esse senso de valor ativa a área de contentamento do cérebro. 

Ademais, com a transformação virtual impulsionada pela Covid-19, a rotina de todos os trabalhadores mudou. Com o uso da tecnologia, algumas incumbências desapareceram, novas formas de prestação de serviços surgiram e o empreendedorismo ganhou foco. “Essas mudanças vêm exigindo autoconhecimento e principalmente inteligência emocional, os testes de aptidão fornecem essas referências para estabelecer uma escolha consoante com a demanda”, finalizou Roselene. 

Como encontrar o estágio ideal?

Consoante à Vitoria Ribeiro, selecionadora do Nube, é vital explorar suas qualificações quando for pesquisar por uma oportunidade. “Se conhecer é fundamental para encontrar quais pontos se adequam ao seu perfil. Isso porque, se você for uma pessoa comunicativa, por exemplo, pode buscar vagas para aproveitar esse ponto e te ajudar a desenvolver outros ainda não trabalhados”, pontua. 

Uma coisa é fato: autoconhecimento é tudo! “Saber dos seus gostos e potencialidades te auxilia não apenas a encontrar uma chance do seu gosto, como também te ajudará a demonstrar para a empresa no processo seletivo como as suas características podem ser diferencial”, ressalta Vitoria. 

Todavia, a melhor estratégia, independentemente de qual possibilidade você está à procura, é se dedicar para criar um currículo (CV) de excelência. Afinal, essa é sua primeira impressão para uma companhia. Para a selecionadora do Nube, “o documento deve demonstrar um pouco de quem você é de maneira clara e objetiva. Um tópico extremamente relevante é definir um objetivo descomplicado e coeso, citando a vaga pretendida”, expõe. 

Ainda, é vital evidenciar seus principais domínios. “Descreva suas experiências profissionais e acadêmicas citando feitos nos quais você se orgulha, principalmente, aqueles positivos para o seu desenvolvimento. Aqui, na plataforma do Nube, você pode encontrar um curso gratuito e completo sobre como elaborar o seu currículo”, recomenda Vitoria. Além disso, há muitas outras opções, clique aqui e veja! 

Como me comportar em um processo seletivo? 

O momento da candidatura é considerado simples se comparado com toda a metodologia de recrutamento, na qual você será avaliado. Para muitos candidatos, o processo seletivo é um obstáculo, tanto por causa da insegurança quanto suas próprias maestrias, mas também pela timidez. Todavia, a seleção é toda programada para deixar o participante o mais confortável possível, de modo a incentivá-lo a se expor mediante seus objetivos. 

Para Vitoria, existem algumas técnicas de como se comportar nesse instante. “Manter uma conduta de confiança é uma ferramenta essencial para um bom desempenho, você pode evidenciar isso com a sua postura corporal e, principalmente, com uma comunicação assertiva. Quando você se prepara, consegue passar as suas informações de maneira clara, podendo te ajudar a transmitir uma imagem de confiabilidade e demonstrar o quanto você é capaz de lidar com situações desafiadoras”, destaca. 

Além disso, mesmo com todo estudo sobre a companhia, sua atuação e segmento, é impossível prever quais as suas perguntas para o aluno. “Quando participamos de um processo seletivo, é muito difícil saber exatamente quais pontos a empresa está buscando, nem sempre experiência ou ferramentas específicas são necessárias para aquela oferta”, explica Vitoria. 

Também é essencial não prestar tanta atenção em seus concorrentes. “Se no início você se sentir intimidado, grandes são as chances de não conseguir demonstrar suas reais habilidades em razão desse nervosismo. Foque em apresentar seus pontos positivos, assim, passará mais segurança e as suas soft skills podem ser levadas em consideração acima das hard skills”, recomenda a selecionadora do Nube.

Quanto a como se portar nessa ponderação, comece escolhendo sua roupa, vista-se confortável, mas também pense em sua impressão, não seja desleixado e nem tão informal. Para expor seu know-how, dê exemplos reais de suas vivências. “Cada vaga exige algumas competências do candidato, por isso, não existe uma fórmula secreta de quais aptidões apresentar. No entanto, conheça quais são suas perícias principais e tente entender como elas serão úteis para a organização. A partir disso, as evidencie”, conclui Vitoria. 

Por fim, busque sempre se informar das tendências corporativas e esteja por dentro das novidades. Afinal, toda instituição procura por colaboradores atualizados. Nesse sentido, o Nube é seu aliado! Diariamente, compartilhamos dicas e sugestões de diversos especialistas para trazer as novidades até você. Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Enfim, não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe