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Você é um líder completo?  

Notícia | 24/02/2023

Larissa Almeida

Por trás de uma equipe de sucesso, existe um líder preparado para gerir um grupo de pessoas a favor de uma direção, o crescimento da companhia! Essa posição é de grande responsabilidade, afinal, quem a ocupa faz além de uma atividade, mas fiscaliza as demais atribuições e ao mesmo tempo deve cuidar de seus colaboradores, desde aprendizes, estagiários ou efetivos. Dessa forma, ao se tratar indivíduos, as habilidades comportamentais são um destaque e essenciais para o perfil de quem encara essa missão. Então veja, nesta matéria, as principais skills de um líder. 

O cargo não é visto como uma simples tarefa 

O Nube fez uma investigação com 22.857 respondentes, na qual questionou se essa colocação em uma companhia é uma função fácil de ser executada. O resultado foi discrepante, com 92,53% discordando da indagação e apenas, aproximadamente 4,42% afirmando ser uma missão tranquila. Isso deixa claro a complexidade do papel a ser exercido e como ele precisa ir além da teoria e agir para ser harmonioso, resistente a cobranças e empático ao mesmo tempo, sem deixar de se conectar com a área. 

De acordo com pesquisas, as soft skills devem ser o destaque no perfil de um líder  

Segundo uma análise realizada em 2021, pela América Succeeds, ONG especializada em educação, baseada em mais de 80 milhões de anúncios de emprego, em 22 setores do mercado, dois terços dos cargos listaram soft skills, ou seja, capacidades socioemocionais, entre as qualificações exigidas. Ao decorrer dessa mesma pesquisa, surgem outros dados para demonstrar a importância de desenvolver esses tópicos em função de comandar um setor. Segundo o instituto, existe um ranking de posições, as quais tem preferência por esse quesito. Os números apontam para 91%  dos pré-requisitos das vagas de gerência. 

Os principais erros dessa posição surgem devido a ausência da inteligência emocional 

A inteligência emocional é sempre reforçada nessa ocupação, sendo assim, ela faz referência à habilidade de reconhecer e ponderar os seus próprios sentimentos e os dos demais, assim como saber qual atitude tomar diante disso. Portanto, Tonia Casarin, especialista em liderança, lista três falhas recorrentes, cometidas por quem está nessa cargo quando se trata desse tópico: 

Falta de controle sobre as emoções: um jovem líder deve ter um bom controle sobre a emoção de cada situação, em relação a si mesmo e a todo o time. “Um gestor sem a capacidade de controlar esse lado, não sabe lidar com situações de descontrole e dificilmente irá inspirar alguém", comenta a autora. Sendo assim, é fundamental manter a calma e mostrar para a equipe como qualquer obstáculo e dificuldade pode e deve ser contornada, sem desespero.

Deixar-se levar pelo estresse: quando a pessoa tem essa característica, ela não se deixa levar pelos sentimentos de estresse e ansiedade. “Situações de crise sempre irão existir no ambiente de trabalho, mas é fundamental os demais perceberem estabilidade pela parte da liderança, mesmo nesses momentos críticos. O nervosismo, muitas vezes, faz parte do processo, mas não é recomendado ser ‘engolido’ por essas emoções negativas”, pontua. 

Prevenir situações por meio do limite também é importante. “Promover uma gestão organizada, onde a função de cada um é clara e os prazos são estipulados com antecedência, muitas vezes, evita a chegada ao extremo”, recomenda Tonia.

Não dar o devido valor às relações interpessoais: a troca de experiências entre líderes e os demais do time, compartilhando as frustrações e bons resultados faz o clima organizacional se manter agradável.  “A boa relação entre gestor e liderado e entre todos do grupo, não é algo a mais, mas sim um ponto-chave para ter uma boa performance e alcançar os resultados esperados. Hoje os limites entre pessoal e profissional estão cada vez mais tênues e as pessoas querem ser felizes e se sentir realizadas em suas profissões. Não existe mais aquele ‘muro’ para dividir o corporativo e a experiência pessoal de cada um”, opina a especialista.

Cinco pontos para se atentar e ser um líder de sucesso 

Para ajudar na estruturação da representação de um gestor, a equipe da B.ONUS, especializados no gerenciamento de habilidades humanas ligadas a inovação, apresenta cinco dicas para executar as atividades sem problemas com o time: 

  1. Seja um bom ouvinte

Uma das características mais importantes é a capacidade de ouvir e entender os membros da equipe. Isso envolve estar atento a suas necessidades e preocupações e fornecer feedback construtivo. Ao ouvir os membros, você também demonstra como valoriza as suas contribuições e está disposto a trabalhar com eles para alcançar os objetivos em comum. 

  1. Desenvolva habilidades de comunicação eficaz

É essencial se comunicar de forma clara e concisa. Isso envolve transmitir suas ideias e objetivos de forma assertiva e persuasiva. Além disso, é importante ouvir atentamente as ideias e opiniões dos outros e transmitir as mensagens de forma respeitosa e empática. 

  1. Seja um líder autêntico

Isso envolve ser honesto e transparente em sua comunicabilidade e ações, bem como assumir a responsabilidade por suas decisões. Ao liderar com autenticidade, você constrói confiança com os componentes da entidade e promove um ambiente de contribuição positivo. 

  1. Invista em seu crescimento pessoal e profissional

Esse tópico diz a respeito sobre investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, como participar de treinamentos e workshops, buscar mentores e encontrar oportunidades para expandir sua rede de contatos. Além disso, é importante estar aberto a feedback e ser proativo na identificação e resolução de lacunas em suas habilidades.  

  1. Tenha uma visão clara e compartilhe-a com sua equipe

Ao definir objetivos claros e estabelecer metas alcançáveis, você pode ajudar o quadro a se concentrar em trabalhar juntos em direção a conclusão de uma meta. Além disso, é imprescindível compartilhar sua visão e objetivos com todos regularmente, mantendo todos informados e motivados.

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