Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
trabalhe-de-forma-hibrida-em-2023

Trabalhe de forma híbrida em 2023 

Notícia | 15/02/2023

Pedro Fagundes

Qual a sua relação com os modelos remotos de trabalho? Anteriormente, incomum no cotidiano laboral, o teletrabalho é – desde a insurgência da Covid-19 – uma regra às companhias. Mesmo após o abrandamento do vírus, tanto as corporações, quanto os colaboradores, caíram nas graças do formato e expressam sua preferência em pesquisas de opinião. Segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o qual contou com 40.725 estudantes, somam 61,65% quem se encante por vagas oferecidas on-line. Essa predisposição revela um aparente sucesso da metodologia. Todavia, por trás das certezas, ela também impõe algumas adversidades. Quer descobrir como administrá-las? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Alterações no cotidiano empresarial

Desde 2020, o planeta tem adentrado em uma nova era. O chamado “pós-pandemia” influenciou as mais diversas áreas, da educação ao mercado laboral. Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse período impossibilitou a continuidade dos antigos modelos de serviço. A pesquisa indica como, no segundo trimestre de 2020 – o auge da crise sanitária –, cerca de 23 milhões de pessoas, na América Latina, haviam mudado para  home office. “Esse período provou como as corporações podem adotar políticas de trabalho híbrido sem afetar sua produtividade. Assim, o modelo passou a ser a opção preferida de milhões de funcionários e empreendimentos ao redor do globo”, pontua a diretora comercial do IWG, Fatima Koning

A comodidade do lar tem se mostrado um dos fatores responsáveis por persuadir a população a operar sob o novo modelo de ofício. Somado ao conforto, o próprio isolamento provocou alterações de comportamento e expectativas do público. Assim, fomentou processos de autoreflexão, por exemplo. “Após esse longo intervalo de reclusão, percebeu-se mudanças nas atitudes humanas em relação ao equilíbrio entre a esfera íntima e profissional. O foco das pessoas no bem-estar aumentou. Assim, passaram a adequar a labuta à vida – e não o contrário”, esclarece Fatima. Consoante um estudo do IWG, enquanto 88% dos funcionários consideram o expediente híbrido, apenas, como um positivo diferencial, mais de 50% enxergam-no como um fator obrigatório.

Essa enfática transição decorre da troca do ritmo ocupacional, proporcionada pela epidemia. Sua renovação embaralhou tendências e suplicou por um acompanhamento do mercado. Dessa forma, novos métodos de rotina e contratação foram introduzidos. “A maneira de atrair talentos também não ficou de fora dessa. O recrutamento passou a ser feito por meio de videochamadas, comprovando a eficiência de modelos alternativos. A redução dos trajetos para as entrevistas resultou em um maior alcance de concorrentes. Assim, pôde-se aumentar o número de reuniões e promover a empatia. O segredo está em entender a privacidade do candidato e brincar com o contato a distância”, destaca a diretora de talentos humanos da Another, Carla Mucharraz.

 

Exigências para o mercado

De acordo com um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a quarentena apresentou um caráter dúbio, visto sua concomitante contribuição e prejuízo à sociedade. A flexibilidade de horários, apaziguamento do trânsito e o aumento da produtividade, por meio do on-line, ganham força como as principais conveniências. Todavia, essa estrutura exige cuidados. “A fim de sustentar uma política híbrida de labor, é preciso permitir às pessoas traçarem linhas claras entre o plano doméstico e institucional. Para isso, combinar oportunidades em casa com um acesso flexível a espaços físicos é vital. Uma liderança centrada nos indivíduos, sempre aberta e construída em torno da honestidade, é a peça perfeita para completar esse quebra-cabeça”, enfatiza Fatima.

Segundo uma análise feita pela Accenture, 63% dos empreendimentos de alto crescimento já adotaram o chamado anywhere office – por onde o empregado opera de onde estiver, sem raízes. Esse passo à frente, tomado pelos estabelecimentos, revela uma natural inclinação em incentivar o bem-estar aos funcionários. “Vivemos em um mercado competitivo, onde a chave do sucesso, após a pandemia, reside na empatia pelos outros e a flexibilidade. Busca-se por um lugar capaz de cuidar da sua saúde emocional, física e intelectual. As tendências de contratação devem persistir em abrir fronteiras e ser cada vez mais inclusivo, contratando cidadãos, independentemente de onde estejam fisicamente. O talento não tem raça, gênero ou endereço”, completa Carla.

 

Atitudes para garantir o sucesso

A fim de engrenar um pensamento disruptivo no cotidiano empresarial, é necessário apelar a quem comanda. Somente por meio de atitudes superiores, será possível reivindicar mudanças de direção por entre o mercado. Um grande líder, adaptado ao formato híbrido, deve inspirar confiança e oferecê-la em tempo integral. Essa disposição não se trata de um fator opcional. Pelo contrário, é requisito mínimo para quem almeja alcançar e permanecer no topo dos negócios. “É uma habilidade essencial, indispensável para atingir o sucesso. Além disso, é uma oportunidade para reumanizar o local de trabalho”, expressa a diretora comercial. Para tanto, estar comprometido com – ao menos – os itens dispostos abaixo, prova-se essencial.

infográfico com três dicas para regime híbrido de trabalho

Pratique escuta ativa: principalmente quando se está imerso em um modelo de atuação separado por barreiras físicas, potencializar cada contato com os funcionários é um item fundamental. Estar disposto a descer do pedestal e compartilhar ideias com seus subordinados é uma prática extremamente indicada. Com a liberação desse espaço e o auxílio de bons ouvidos, é possível testemunhar o nascimento de estratégias e tomadas de decisão.

Dê atenção aos colaboradores: instigar o contato com o outro é basilar para quem pretende reter o engajamento das equipes em pleno funcionamento. O on-line, por vezes, pode afastar os grupos e reduzir a voz dos times. Por isso, atente-se ao movimento dos contratados e permita sua participação ativa enquanto parte da companhia.

Forneça feedbacks a todos: dentro de qualquer esfera laboral, conversas não podem deixar pontas soltas. É dever do líder compreender cada um de seus debates, conhecer os parceiros e amarrar as interações. A melhor maneira de cumprir essa meta com êxito é por meio da prática de devolutivas. Com a imposição de uma troca constante, aproxima-se o grupo, adquire-se confiança e potencializa-se a atuação.

 

Gostou das indicações? Então, se atente às principais predisposições do on-line, atualize sua forma de trabalho e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para cumprir a labuta de onde estiver é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube fornece informação e acompanha sua trajetória, seja ela presencial ou remota!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete