Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tenha-a-atuacao-hibrida-como-futuro

Tenha a atuação híbrida como futuro  

Notícia | 01/08/2023

Pedro Fagundes

Qual a sua relação com os modelos remotos de trabalho? Anteriormente, incomum no cotidiano laboral, o teletrabalho é – desde a insurgência da Covid-19 – uma regra às companhias. Mesmo após o abrandamento do vírus, tanto as corporações, quanto os colaboradores, caíram nas graças do formato e expressam sua preferência em pesquisas de opinião. Segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o qual contou com 40.725 estudantes, somam 61,65% quem se encante por vagas oferecidas on-line. Essa predisposição revela um aparente sucesso da metodologia. Todavia, por trás das certezas, ela também impõe algumas adversidades. Quer descobrir como administrá-las? Conecte-se agora e descubra!

 

Mudanças no dia a dia corporativo

Desde 2020, o planeta tem adentrado em uma nova era. O chamado “pós-pandemia” influenciou as mais diversas áreas, da educação ao mercado laboral. Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse período impossibilitou a continuidade dos antigos modelos de serviço. A pesquisa indica como, no segundo trimestre de 2020 – o auge da crise sanitária –, cerca de 23 milhões de pessoas, na América Latina, haviam mudado para  home office. “Os colaboradores têm optado por instituições com opções de trabalho flexíveis. Quando isso não é possível, há uma maior taxa de rotatividade e dificuldades de atração, recrutamento e retenção de novos talentos. Isso impacta as organizações, mas principalmente as pessoas”, aponta a CEO da Woba, Roberta Vasconcellos. 

A comodidade do lar tem se mostrado um dos fatores responsáveis por persuadir a população a operar sob o novo modelo de ofício. Somado ao conforto, o próprio isolamento provocou alterações de comportamento e expectativas do público. Assim, fomentou processos de autorreflexão, por exemplo. Certas vezes, esse ato introspectivo pode causar desconforto. De acordo com o relatório da Microsoft, “O novo futuro do trabalho”, a atividade on-line pode causar sensação de exclusão e culpa. Conforme o estudo, 81% das pessoas com menos de 35 anos sentirão solidão ao longo prazo, caso sigam esse caminho de labuta. Por isso, cuidar do bem-estar psicológico tem se tornado uma preocupação cada vez mais frequente. Não existirá ganho de resultados se a mão de obra estiver fragilizada. 

Essa enfática transição decorre da troca do ritmo ocupacional, proporcionada pela epidemia. Sua renovação embaralha tendências e dita o modus operandi da nova geração para com o mercado. Desse modo, exige-se um acompanhamento do meio, caso contrário os jovens não pensariam duas vezes antes de se afastar de ocupações distantes de seu ideal contemporâneo. "Foram-se os dias quando os colaboradores aceitavam os longos e demorados deslocamentos. Os empreendimentos precisam oferecer locais de labuta flexíveis para atrair e reter talentos. A pandemia acelerou as tendências do híbrido e como os próximos líderes empresariais irão atuar. Essa realidade está aqui para ficar”, acredita o CEO da Regus, Mark Dixon.

 

Demandas do mercado

De acordo com um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a quarentena apresentou um caráter dúbio, visto sua concomitante contribuição e prejuízo à sociedade. A flexibilidade de horários, apaziguamento do trânsito e o aumento da produtividade, por meio do on-line, ganham força como as principais conveniências. Naturalmente, essa estrutura ganhou os corações do público, o qual passou a exigir pré-requisitos para adentrar em uma vaga. Um levantamento encomendado pelo IWG indica como mais de 51% dos funcionários da Geração Z pretendem operar de casa. Para além disso, eles não estariam dispostos a retornar ao cenário pré-pandêmico. Somam 43% quem largaria o estágio ou emprego, caso precisasse trabalhar apenas presencialmente.

Segundo uma análise feita pela Accenture, 63% dos empreendimentos de alto crescimento já adotaram o chamado anywhere office – por onde o empregado opera de onde estiver, sem raízes. Esse passo à frente, tomado pelos estabelecimentos, revela uma natural inclinação em incentivar o bem-estar aos colaboradores. Vive-se em um mercado competitivo, onde a chave do sucesso, após a pandemia, reside na empatia pelos outros e a flexibilidade. Busca-se por um lugar capaz de cuidar da sua saúde emocional, física e intelectual. As tendências de contratação devem persistir em abrir fronteiras e ser cada vez mais inclusivo, contratando cidadãos, independentemente de onde estejam fisicamente. O talento deve ser enxergado por raça, gênero ou endereço.

 

Como adotar esse modelo

A fim de engrenar um pensamento disruptivo no cotidiano empresarial, é necessário apelar a quem comanda. Somente por meio de atitudes superiores, será possível reivindicar mudanças de direção por entre o mercado. Um grande líder, adaptado ao formato híbrido, deve inspirar confiança e oferecê-la em tempo integral. Essa disposição não se trata de um fator opcional. Pelo contrário, é requisito mínimo para quem almeja alcançar e permanecer no topo dos negócios. Comprometa-se com os itens dispostos abaixo e atinja a plena atuação.

Pratique escuta ativa: principalmente quando se está imerso em um modelo de atuação separado por barreiras físicas, potencializar cada contato com os operários é um item fundamental. Estar disposto a descer do pedestal e compartilhar ideias com seus subordinados é uma prática extremamente indicada. Com a liberação desse espaço e o auxílio de bons ouvidos, é possível testemunhar o nascimento de estratégias e tomadas de decisão.

Forneça feedbacks a todos: dentro de qualquer esfera laboral, conversas não podem deixar pontas soltas. É dever do líder compreender cada um de seus debates, conhecer os parceiros e amarrar as interações. A melhor maneira de cumprir essa meta com êxito é por meio da prática de devolutivas. Com a imposição de uma troca constante, aproxima-se o grupo, adquire-se confiança e potencializa-se a atuação.

Dê atenção aos colaboradores: instigar o contato com o outro é basilar para quem pretende reter o engajamento das equipes em pleno funcionamento. O on-line, por vezes, pode afastar os grupos e reduzir a voz dos times. Por isso, atente-se ao movimento dos contratados e permita sua participação ativa enquanto parte da companhia.

 

Gostou das indicações? Então, se atente às principais predisposições do on-line, atualize sua forma de trabalho e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para cumprir a labuta de onde estiver é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube fornece informação e acompanha sua trajetória, seja ela presencial ou remota!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete