Uma das maiores possibilidades de desenvolvimento por meio do estágio está diretamente relacionada às capacidades de trabalho em equipe. Afinal, grande parte das atividades desempenhadas no mundo corporativo atualmente envolvem dois ou mais membros com um objetivo em comum principal.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, o trabalho coletivo aumenta a performance de cada colaborador. Ou seja, as obrigações feitas individualmente, de acordo com o estudo, demoram 64% a mais de tempo para serem realizadas em relação à mesma tarefa quando feita em grupo.

Porém, para obter esse rendimento, o líder precisa tomar alguns cuidados. Para Cláudio Hernandes, professor e coordenador no Centro Universitário Internacional Uninter, se o gestor busca incentivar esse aspecto, deve monitorar seu próprio comportamento. “Quando as pessoas se percebem como peças sob a manipulação de um supervisor com ideias mirabolantes, acabam se desmotivando motivação para resolver problemas e iniciam o processo de autossobrevivência com vistas ao quinto dia útil do mês”, expõe.

“Ninguém gosta de se sentir como uma ferramenta”, continua. Por isso, o professor indica: “se o superior busca aprimorar a capacidade de todos, ele pode recorrer à tecnologia para, então, promover a colaboração dentro do ambiente de trabalho”. De acordo com Hernandes, as equipes de alta performance surgem quando há comunicação.

“A competitividade interna dá lugar à cooperação e à construção de um patrimônio colaborativo. Não há trabalho mais complexo e nobre para um chefe se não o de desenvolver o potencial de seu time”, explica. “Administradores competentes se diferenciam dos demais pela qualidade das equipes criadas ao seu redor”, conclui.

Rafaela Oliveira cursa economia na Universidade Estadual de Campinas e estagia na área. Para ela, construir uma boa cultura organizacional é primordial para fortalecer esse quesito. “Com isso, é possível criar um sentimento maior de pertencimento em relação à organização e, assim, aumentar minha motivação para realizar as tarefas”, conta.

Portanto, dar atenção a essa situação na hora de gerir sua staff será sempre a melhor saída em rumo à alta performance e à excelência. Conte com o Nube sempre!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe