Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
para-este-final-de-ano-cuide-da-sua-saude-mental

Para este final de ano: cuide da sua saúde mental  

Notícia | 28/12/2022

Pedro Fagundes

Como está o seu emocional neste final de ano? Idealmente, trata-se de um período destinado à retrospectiva. No entanto, nem sempre esse elemento refere-se a memórias felizes. O ano de 2022 foi uma espécie de retorno a um porto seguro, o qual havia se perdido desde a insurgência da pandemia. A crise sanitária demonstrou forte queda, os espaços públicos voltaram a ser utilizados, famílias se encontraram novamente e muitas outras tradições acharam seu espaço de volta ao sol. Todavia, esse caminho não foi fácil para todos. Percalços e pedras no sapato fazem dessa reverberação um momento sofrido. Quer descobrir como lidar com essa escuridão? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Encerramento de ciclos e o Burnout

A abertura e fechamento de ciclos são momentos mágicos, os quais guardam em si inúmeras recordações e conquistas. Entretanto, até mesmo um período de sol jamais será composto, somente, por sorrisos. A tristeza, naturalmente, é um elemento complementar à alegria. Durante o intervalo de um ano, compõe-se um repertório imagético com diferentes quantidades de choros e risadas. Por isso, caso a conta se desbalance para o azul, o esforço de olhar para trás e enfrentar as amarguras do passado torna-se uma um desafio evitável. Encarar metas não atingidas e sonhos deixados pela metade não é algo fácil. Essa somatória de revisionismos, agenda cheia e encerramentos pode, inclusive, comprometer o bem-estar do indivíduo.

Esse fenômeno é potencializado, principalmente, quando colocado em um contexto onde o mundo organizacional foi drasticamente alterado e, hoje, impõe uma dinamicidade mais aguda a seus colaboradores. A potencialização do impacto laboral culminou na ampla insurgência de transtornos emocionais, como é o caso do burnout. Desde janeiro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece essa síndrome como um transtorno ocupacional. Trata-se de um estado de esgotamento físico e sentimental, o qual pode afetar trabalhadores de qualquer posição ou setor. Não à toa, segundo um relatório da Betterfly, 40% dos profissionais têm vontade de pedir demissão do emprego atual.

Isso está intimamente ligado ao encaixe entre as perspectivas organizacionais dos funcionários e o ambiente proporcionado pelas companhias. De acordo com a mesma pesquisa, 61% dos trabalhadores apontam o sentimento de pertencimento a uma equipe, imersa em um clima ocupacional positivo, como chave para atingir o bem-estar. Já 60% saem um pouco do lugar físico e entendem a felicidade em realizar tarefas cotidianas como o verdadeiro segredo. “De uma forma ou outra, evidencia-se a necessidade das empresas em acolher seus colaboradores e promover espaços onde o time possa ser ouvido. A partir da promoção de um ambiente empático, impulsiona-se o comprometimento e pertencimento dos grupos”, pontua Virgínia Vairo, head de pessoas e cultura da Betterfly.

 

Estresse atribuído ao último mês do ano

Conforme um levantamento realizado pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-Brasil), o nível de estresse aumenta, em média, 75% no mês de dezembro. Consoante o exposto pelos entrevistados, 80% sentem tensões no corpo, 75% ficam mais irritados, 70% sofrem de ansiedade e outros 38% apresentam problemas para dormir. “Dezembro pode ser corrido, cheio de pendências as quais gostaríamos de resolver ainda neste ano. Por isso, ao final de um ciclo, a sensação de ter faltado algo para completar um ano perfeito pode vir a incomodar”, comenta a professora de psicologia do Facens, Carolina Antonelli dos Santos.

O movimento de virar os olhos ao passado e reviver cada lembrança exige muita compreensão e maturidade. Os acertos sempre aparecerão como forma de incentivo, no entanto, os erros e vergonhas precisam ser filtrados para não comprometer o bem-estar presente. Para a psicóloga, fazer listas e traçar metas no início de cada ano não é ruim, porém precisam ser arquitetas a partir de parâmetros individuais. A fim de não criar falsas ambições, é preciso avaliar condições e prioridades. “Isso pode evitar frustrações por não ter realizado algo. Os objetivos são válidos, caso as pessoas entendam como não há uma maneira de prever o porvir”, orienta Carolina.

 

Dicas para lidar com o desassossego

Perante um contexto conturbado, precisa-se encontrar maneiras de mitigar certos danos, apagar incêndios e tocar uma vida de plenitude; “É urgente a necessidade das organizações pensarem de forma mais ampla sobre bem-estar e criar ambientes capazes de promover o cuidado com o colaborador”, explica Virgínia. Todavia, enquanto não há uma movimentação manifesta por parte das companhias, recomenda-se procurar por artifícios rotineiros com o poder de reverter o esgotamento e oferecer uma sobrevida aos funcionários. Para tanto, o Nube, em parceria com a professora da Facens, separou algumas orientações a fim de enfrentar o final do ano de forma mais tranquila. Veja abaixo:

Seja gentil com seus sentimentos: não é impossível agradar a todos, então não se cobre tanto, você deu o seu melhor. Além disso, não é preciso forçar um sorriso para demonstrar uma falsa felicidade, simplesmente por ser época de comemorações. Não há problema algum em expressar seus verdadeiros sentimentos e desabafar com entes queridos.

Imponha limites: as metas são importantes para motivar as conquistas durante o ano seguinte, mas é preciso reconhecer os limites e entender até onde você consegue chegar, sem se cobrar demais.

Valorize os bons momentos: não permita as coisas pequenas te causarem estresse. Foque no lado bom e agradeça pelas suas posses e conquistas neste último ano.

Destine um tempo a você: encontrar o equilíbrio entre as responsabilidades e o lado pessoal é notável para o autocuidado. Se concentre em fazer algo capaz de elevar o seu bem-estar. Ler um livro, assistir um filme ou outros hobbies são exemplos perfeitos para atingir esse alvo. 

Procure por ajuda: por fim, caso o contratempo persista e retire sua paz, Carolina orienta a busca de ajuda profissional. Assim, pode-se evitar obstáculos mais graves.

 

Gostou das indicações? Então, acalme o coração, valorize a si mesmo, ouse olhar para o passado e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aproveitar o final do ano é agora, basta ter consciência. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube preza pelo bem-estar e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete