Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-implementar-uma-mentalidade-inovadora-no-seu-negocio

Como implementar uma mentalidade inovadora no seu negócio 

Notícia | 12/12/2022

Pedro Fagundes

Sua empresa tem se dedicado a promover inovações no ambiente de trabalho? Perante um cenário pautado pela dinamicidade de relações, atualizar-se é um item fundamental para manter a relevância de uma instituição no mercado. Não necessariamente é preciso estar à frente dessas renovações. Todavia, tão crucial quanto mover o ecossistema é saber tocar de acordo com o seu ritmo. Para tanto, a chave do sucesso é se colocar em constante alerta e demonstrar aptidão para passar por transformações. Com os pés desenraizados, qualquer movimentação direcionada ao futuro se tornará mais simples. Quer descobrir como atingir esse objetivo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Contexto da inovação perante o mundo contemporâneo

Estar em uma grande corporação – assim como em qualquer ocorrência da vida – tem seus prós e contras. Trabalhar para um local onde as ações tomadas resultam em impactos reais é algo animador. Ter a ciência das implicações do seus afazeres permite um maior engajamento. Todavia, em meio a tantas vantagens, encontra-se alguns reveses. Por conta de uma ampla estrutura, poucos ambientes demonstram-se tão rígidos para se realizar alterações quanto essas companhias. Mesmo com a exposição de ideias brilhantes e satisfatórias, a mentalidade intrínseca à atuação organizacional impede o avanço. Dessa forma, um visionário, por muitas vezes, não passará de um náufrago, ilhado em uma terra infértil a seus pensamentos.

Esse cenário impróprio não é raro de se acontecer. Quando ocorre, exige uma escolha do principal afetado: ou ele se adapta aos padrões do estabelecimento – deixando para trás seu ímpeto  desbravador –, ou evade a labuta. “A sensação de desencanto me fez repensar a carreira e sair para empreender. Cada vez mais, abrir as portas do seu local de ofício e explorar o mundo dos negócios tem se mostrado uma boa opção. Ainda assim, há muitos desafios. O maior deles, com certeza, é como vencer a resistência à novidade e às transformações”, exemplifica o sócio e cofundador da The Bakery, Felipe Novaes.

A fim de combater o desagradável pano de fundo, é preciso elaborar estratégias capazes de driblar as barreiras impostas pelo meio e trazer à tona a gana por renovação. Para tanto, deve-se compreender essa prática como um movimento rebelde, o qual contraria o já adotado pelo establishment e visa encontrar caminhos terceiros. “Inovar é um ato revolucionário para qualquer marca. Uma startup, por exemplo, pode criar estratégias com base na otimização de processos, as quais irão resultar em retornos de desempenho mesmo com um menor time”, indica o CMO da Magit, Marcelo Garcia.

 

Influência do trabalho remoto 

Em 2020, com a insurgência da Covid-19, as relações humanas foram colocadas de cabeça para baixo. O mesmo valeu para o ecossistema empregatício, o qual se viu forçado a migrar, de vez, para o universo on-line. Essa transição acarretou inúmeras alterações substanciais na rotina dos empreendimentos. A atuação híbrida ou remota foi – naturalmente – a base dessas modificações. O fenômeno resultou na diminuição do contato humano em contexto laboral. Logo, com uma queda no sentimento de unicidade e integração, as equipes deixaram de auto nutrir a fim de gerar ideias capazes de impor novidades ao escritório. Ou seja, o isolamento somente contribuiu para a estagnação ideológica laboral.

A arte de inovar é, costumeiramente, enxergada como um processo coletivo. A capacidade de identificar, a sua volta, dores e problemas fica comprometida na ausência de um contato terceiro. Sem ela, perde-se o referencial necessário para inspirar e somar mudanças. Por isso, o afastamento endêmico apenas complicou a situação. “É na conexão por onde desenvolvemos coragem, ganhamos liberdade para questionar métricas, regras, processos e o status quo. Somos corajosos o suficiente para nos colocarmos em posições de vulnerabilidade, com o preparo para vencer os obstáculos”, enfatiza Novaes.

Com o intuito de reverter esse cenário, é crucial abraçar a proatividade. Ficar parado e aceitar uma condição negativa é dizer “sim” para a sua reprovação. Como diria a cantora norte-americana, Taylor Swift, em tradução livre, “quem falha em se planejar, programa errar”. Ou seja, ao deixar de procurar alternativas para escapar do marasmo, você aceita uma conjuntura de derrota. É preciso ser o primeiro a propor novas maneiras de cumprir com a rotina. Tenha, também, resiliência e aprimore a sua comunicação. A partir desses dois itens, será mais simples desenvolver aptidões capazes de fornecer “passe livre” para transitar por todos os espaços de uma instituição. 

 

Dicas para inovar organizacionalmente

A fim de combater o cenário desfavorável, imposto pelos conglomerados hegemônicos, recomenda-se adotar algumas práticas. Para pô-las em prática de maneira eficiente, não bastará pensar em tecnologias ou recursos físicos. Deve-se, antes de mais nada, investir no capital psicológico. Dessa forma, será possível transformar a força de trabalho das companhias. Com isso em mente, o Nube, com a ajuda de Marcelo Garcia, separou duas orientações para atingir essa meta. Veja a lista abaixo:

Transforme processos: o segredo para a alavancamento de uma corporação, muitas vezes, não reside em alterações globais, com alto investimento e esforços hercúleos. Na verdade, a chave para o êxito pode estar escondida no microcosmos. Ou seja, em relações do dia a dia, as quais facilmente passariam despercebidas. Portanto, adote como primeiro passo o foco em identificar um problema corrente na engrenagem da corporação e busque alternativas para contorná-lo.

Implante uma cultura de inovação: diferentemente do imaginário popular, a inovação não consiste, apenas, na elaboração de produtos ou itens inéditos. “Muitos empreendedores acreditam nessa percepção. No entanto, para garantir a novidade como um dos pilares da empresa, é imprescindível promover uma mudança de mentalidade em todos os setores e cargos. Para tanto, a habilidade deve ser inserida na cultura organizacional”, finaliza Garcia. 

 

Gostou das dicas? Então, atente-se às exigências do mercado de trabalho, busque por alternativas e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para desgarrar-se do passado e promover novidades é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube preza pelo desenvolvimento e torce pelo seu sucesso

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe