Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fortaleca-uma-cultura-organizacional-e-mire-no-sucesso

Fortaleça uma cultura organizacional e mire no sucesso 

Notícia | 14/11/2022

Pedro Fagundes

Você se sente alinhado à cultura da sua empresa? De acordo com o relatório elaborado pela Nielsen, intitulado “Era of Alignment”, as sequelas da Covid-19 alteraram a proximidade dos colaboradores com suas companhias. A migração do ecossistema ocupacional para o on-line é apontado como um dos principais culpados desse afastamento. Portanto, quem conseguiu apertar os laços em meio à tempestade saiu na frente. Segundo a “Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021”, realizada pela PwC, 69% das lideranças empresariais indicam os valores das corporações como as raízes do sucesso para a sobrevivência no período pandêmico. Quer se atualizar nesse assunto? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Promoção de um ambiente saudável

Promover, institucionalmente, um ambiente humanizado é peça chave para encorajar as equipes. Esse gesto não apenas auxilia na produtividade dos trabalhadores, como também investe na imagem da corporação frente ao mercado. O casamento entre desenvolvimento pessoal e de marca é bem-vindo, pois fortalece o negócio em todos os âmbitos. “É preciso transmitir aos apoiadores quais os comportamentos adequados e onde eles devem dispor a sua energia. O estímulo a esse cenário permite aos próprios grupos sua autogestão. Dessa forma, alinha-se os esforços em uma só direção, garantindo o aceleramento dos processos de conquista”, afirma o fundador e CCO da Motim, Silas Colombo.

A partir da delimitação de normas e costumes, pode-se, então, instaurar um meio pautado no bem-estar. Sem convenções claras, perde-se o direcionamento. Dessa maneira, os times entram em desarranjo e passam a navegar perdidos. Por isso, a presença de lideranças participativas se faz necessária. Com a identificação de um guia, pronto para nortear decisões transparentes, é possível reverter o mau contexto. “Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. Isso só é possível com uma boa gestão”, indica a CEO da Kultua, Lívia Brandini.

Fortalecer o local de atuação garante um maior engajamento. Dessa forma, fomenta-se uma operação mais qualificada e decisões produtivas. “Para entidades com grandes taxas de crescimento no staff, é de maior interesse investir em cultura, treinamento comportamental e direcionamento de esforços. Esse objetivo pode ser alcançado por meio de um bom processo de contratação. A partir disso, estimula-se o crescimento, dando asas para o colaborador se sentir seguro para aplicar suas qualidades”, avalia Colombo.

 

Vantagens do bem-estar empresarial

Frente a um mundo transformado pela insurgência do coronavírus, o meio empregatício se viu obrigado a acompanhar o ritmo e gritar por mudanças. Ninguém mais se relaciona da mesma maneira. O mesmo vale para os afazeres cotidianos. Para seguir as tendências e mitigar prejuízos, o fortalecimento da cultura nas instituições oferece inúmeras vantagens. Veja abaixo algumas delas!

Inovação: incentivar o pensamento criativo e a experimentação consciente são recursos capazes de encurtar processos e facilitar a labuta. Assim como todo homem precisa mergulhar na rotina de um aprendizado constante, as empresas necessitam da evolução para manter-se vivas e atualizadas em sua área. Somente desse modo, elas poderão preservar o interesse de quem está disponível no mercado. Para tanto, deve-se ampliar a autonomia e permitir a exposição de pontos de vista alternativos entre os funcionários.

Retenção de talentos: o reconhecimento, atrelado a um ambiente de desafios, são palavras-chave para a permanência de empregados. Assegurar um plano de carreiras alinhado com o desenvolvimento pessoal e trabalhista traz esse atributo. “Salários e benefícios são importantes, claro, mas são meros commodities, os quais não irão garantir a retenção dos talentos. Além disso, auxilia na eficiência dos processos seletivos, pois a taxa de turnover será reduzida”, indica a CEO

Aumento de produtividade: iniciativas voltadas ao ânimo de quem opera resultam na crescente eficiência. Dessa forma, as demandas estabelecidas pela organização podem, mais facilmente, ser superadas. A satisfação e a autoconfiança são os dois pilares responsáveis por garantir o melhor desenvolvimento e desempenho das funções. Para isso, é necessário também haver uma cultura coesa e autêntica para tornar o time, de fato, agente pertencente ao ambiente.

Vantagem competitiva no mercado: praticar a coerência entre os discursos e práticas organizacionais é um recurso estratégico para garantir competitividade. “No entanto, para utilizá-lo, é necessário entender qual a lógica por trás da real cultura instalada, quais as suas dimensões componentes e como ela influencia a operalização da companhia. Ademais, recomendo ligar o alerta quanto a maneira como as pessoas se relacionam e estão dispostas a executar alterações”, pontua Lívia. 

 

Como implementar essa cultura

A fim de sistematizar novos processos, capazes de reformular as diretrizes de um negócio, é preciso iniciar pelo micro, para depois transformar o macro. Ou seja, deve-se atuar nas pequenas ações cotidianas da companhia. Com a alternância de tratamento na rotina, os ideais almejados são inseridos no modus operandi de quem trabalha. “O ponto de partida é entender, através da ótica dos contratados, o seu ecossistema de forma profunda. Com isso em vista, deve-se priorizar oportunidades de melhoria, bem como seus pontos fortes. Por meio de dados e análises assertivas, é possível traçar estratégias capazes de impulsionar os números das entidades”, explica a empresária.

Para efetivar um hábito ocupacional forte e consciente, urge a participação e proveito de todas as partes. Ele é construído em uma jornada de pequenas tarefas. Para tanto, o reconhecimento, por meio de elogios e premiações, é um excelente costume a ser seguido. Logo, valorize atitudes de destaque. Vire sua atenção a quem entrega além do esperado. Mudanças sutis como essa são o suficiente para animar um estagiário, por exemplo. O objetivo é, justamente, criar estímulo e efetividade.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se a quem está a sua volta, estenda sua mão e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar o comportamento do seu negócio perante o meio de atuação é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

O Nube preza pelo reconhecimento, incentiva o bem-estar e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete