Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-lidar-com-os-animos-para-o-segundo-dia-do-enem

Como lidar com os ânimos para o segundo dia do Enem? 

Notícia | 16/11/2022

Pedro Fagundes

Como você avalia o seu desempenho no primeiro dia do Enem? No último domingo (13), mais de 2,4 milhões de estudantes saíram de suas casas para prestar o exame. A etapa inicial da prova contou com os cadernos de “Linguagem e Códigos” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias”. Além disso, foi requisitada a escrita de uma redação, com o tema: desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Agora, os alunos têm poucos dias para traçar expectativas, acalmar os ânimos e, enfim, enfrentar o último desafio. Quer descobrir como se preparar para o próximo fim de semana? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Influência da ansiedade para a realização do Enem

As instituições de ensino, durante os anos de contato com seus discentes, aplicam inúmeras avaliações e trabalhos. Além de auxiliarem na captação do conteúdo, essa disposição frequente procura capacitar as habilidades emocionais do indivíduo. A inquietação, caso não seja trabalhada, pode ser um fator comum na preparação para uma prova. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 10% de toda a população brasileira se sente ansiosa rotineiramente. Quando enfrenta-se uma oportunidade única, como o Exame Nacional do Ensino Médio, esse sentimento é elevado à enésima potência. O fato do seu desempenho em frente ao papel significar o futuro próximo da sua carreira é muito denso para ser digerido.

Para a professora e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Facens, Carolina Antonelli, essa sensação de angústia é normal, pois coloca em xeque sonhos e desejos. No entanto, cultivar expectativas para esse momento pode propiciar malefícios para o concorrente. Dentre os sinais, é comum sentir insegurança para a tomada de decisões. “Esse fator pode ser prejudicial nesse momento. Ele reduz o foco, a motivação e a autoestima. Isso acarreta em uma menor produtividade para estudar”, comenta. 

Deixar de responder questões por conta de um bloqueio repentino é uma crueldade para quem se esforçou o ano todo para aquele instante. Por isso, a fim de se obter um bom resultado em vestibulares como o Enem, é preciso cuidar do corpo, acalmar a mente e aprender a dançar conforme a música. Para a psicóloga e CHRO do Pravaler, Fernanda Inomata, “nessas horas, é indicado buscar meios de aliviar a consciência para não sobrecarregar a saúde”. A cobrança por trás do questionário não deve se engrandecer até o ponto de abalar o educando. Portanto, o Nube separou algumas orientações para lidar com estresse dos últimos dias pré-prova.

 

Na semana do exame

Para o sprint  final, recomenda-se abraçar as horas de estudo com inteligência. O tempo é contado, logo, criar uma programação é essencial. O ideal é focar os momentos restantes na revisão de disciplinas nas quais o aplicante tenha maior facilidade. Dificilmente alguém conseguirá aprender um conteúdo complexo do dia para noite. Se sua absorção não foi possível durante todo o ano, esqueça-o. Direcione-se para maximizar os pontos fortes. “Quando investimos energia onde já somos bons, a chance de nos tornarmos excelentes é maior ainda. Do contrário, para assimilar temas mais desconhecidos, gasta-se muito para alcançar uma pequena zona de conforto”, complementa Fernanda. 

Além disso, procure, também, guardar alguns instantes para o lazer e descanso. O bem-estar será o combustível responsável por impulsionar uma pessoa a resultados positivos. “O sono de qualidade é fundamental nesse processo. Então, evite compensar horas de estudo no período noturno. Isso pode prejudicar a concentração e deixar a pessoa ainda mais ansiosa”, explica Carolina. Em suma, procure descansar, dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação. 

 

Nas 24h anteriores 

Nunca utilize da véspera como uma solução para tapar os buracos não preenchidos pelos meses anteriores. “Um dia não vai resolver todos os anos de dedicação e preparação para o Enem. Então, distraia a cabeça, converse com amigos, familiares: se desconecte”, explica Fernanda. Além disso, para sustentar a calmaria psíquica, busque preservar o bem-estar físico. “Tenha uma boa noite de sono, inicie o dia com música ou leitura e pratique meditação. Comer frutas, beber água e evitar refeições pesadas também são uma ótima pedida.”, completa Carolina. 

 

Para o dia da prova

Sem superstições, o domingo do Enem precisa ser um dia regrado e calculado. Somado a todo o esforço e dedicação acumulado em seu repertório, é crucial se programar para não chegar no local de prova às pressas. Apesar da fama repentina, ninguém pretende dar as caras na televisão ou ocupar os trending topics do Twitter por ter se atrasado para o exame de sua vida. Logo, calcule a rota até a sala de aula e saia sempre antes do horário previsto. “Verifique se tudo está em mãos: documento, caneta, um lanche e água”, lembra Fernanda. Quanto menos preocupação estiver acumulada, mais fácil será para se fisgar o conteúdo durante o teste. 

 

Na hora da prova

O face a face com o papel é um momento íntimo, onde os pensamentos são preenchidos, somente, pelo seu repertório e a tinta dos enunciados. Por isso, deve-se despir de qualquer embaraço capaz de dificultar o acesso ao conhecimento. “Para tanto, manter-se positivo pode servir como calmante. Oxigenar a mente é um passo essencial a fim de evitar o medo. Dessa forma,  cria-se uma barreira para a plena execução da prova”, pontua Carol.

Antes de ler qualquer pergunta, separe alguns segundos para fechar os olhos e aflorar a confiança. “Não se desespere, se houver algum nível de ansiedade percebida, respire fundo e solte o ar de devagar”, pontua Fernanda. Ademais, construir uma estratégia em volta do preenchimento do exame é fundamental. Muitas vezes, o diferencial de um requerente aprovado está no seu método para enfrentar as 90 questões. “Folheie o caderno de perguntas, veja quais lhe aparentam ser mais fáceis de resolver e apenas faça! Siga sua intuição. Se a indagação parecer correta, já realize a marcação. Às vezes, por pensar demais, você pode errar a resposta”, finaliza. 

 

Gostou das dicas? Então, atente-se ao seu bem-estar, acalme-se e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para atingir a universalidade dos seus sonhos é agora, basta ter calma e aplicar o seu conhecimento. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

O Nube preza pelo estudo, incentiva a aprendizagem e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete