Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-vestibulares-estao-chegando-como-decidir-minha-carreira

Os vestibulares estão chegando: como decidir minha carreira? 

Notícia | 10/10/2022

Larissa Almeida

Novembro está batendo na porta e quem vê através do olho mágico consegue enxergar a reta final para os vestibulares. Quase dois meses passam voando e a prova soa como um atestado do seu futuro profissional. Nesse instante de exames, muitos candidatos já almejam uma carreira, para quem está em dúvida, não se preocupe! Ainda dá tempo de descobrir. A faculdade é o primeiro passo para adentrar uma área de especialização, o segundo, como estágio, pode deixar com a gente! Então, se você quer saber como escolher a sua ocupação sem erro, continue até o final desta matéria. 

Não consigo me decidir, como faço agora? 

Essa fase conta com muitos fatores de pressão, principalmente para quem está no final do ensino médio. Por isso, é necessário desmistificar o conceito de “atraso” atrelado a esse instante. Existem vários caminhos para seguir após a conclusão do período, logo, quem não opta pela universidade de cara, não é um problema, muito menos, vai te deixar em desvantagem. Essa oportunidade de iniciar depois, gera tempo hábil para o autoconhecimento e investimento em outras experiências, como um intercâmbio, um curso técnico, trabalho voluntário e muito mais. 

Cada pessoa tem seus objetivos individuais, por isso, a fase de ser estagiário pode se adaptar a eles. Assim como prevê a própria lei n° 11.788/2008, essa atividade é viável para todas as idades a partir dos 16 anos. Sendo assim, expande a prática empresarial em uma área para qualquer momento da vida. Com isso, se tornar especialista em algo não precisa ser uma evolução imediata, muito menos a sua única opção. 

Uma alternativa de destaque para os jovens preocupados com o mercado de trabalho pode ser o programa de aprendizagem. O especialista do Nube, Gabriel Siqueira, facilitador de treinamentos, aponta essa vaga como uma oportunidade para quem está finalizando o ciclo no colégio. “Existem diversas possibilidades para o formando, sendo interessante realizar algo em função de ganhar experiência, seja ela profissional, acadêmica ou atividades comportamentais. Logo, os indivíduos com até 24 anos incompletos, precisam apenas, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, para acessar a porta de entrada da carreira”, aconselha. 

Ainda existe a chance de dar continuidade nos estudos sem adentrar o ensino superior. Afinal, nem sempre é o sonho de todos discentes após pegar o diploma. É possível experimentar um pouco a área antes de se dedicar efetivamente nisso. “Como sequência aos estudos, sua qualificação pode ser estabelecida por meio de cursos profissionalizantes, complementares ou técnicos. Neles o período é menor comparado a graduação, isso sem descartar a chance de ser um especialista. Outra possibilidade é prezar pelo desenvolvimento de soft skills (habilidades comportamentais), atualmente tem grande relevância para participar do mundo corporativo. 

Um estudo realizado pela Folha de São Paulo, em 2018, aponta como o brasileiro trabalha em média 1.737 horas por ano, esse número corresponde a 20% do total presente nos 12 meses. Esse período, então, é um quinto da sua vida realizando uma atividade, em muitos casos, escolhida no momento da prova. “Ao considerar essa decisão, como uma representação de 20% da sua história, habilidades como a automotivação se faz necessária, ela é cada vez mais requisitada no meio empresarial, mas pode ser facilitada quando está atrelada a algo pelo qual temos apreço”, instrui Siqueira.

Pratique o autoconhecimento antes de decidir a sua carreira 

Essa decisão, mesmo para as pessoas com mais certeza sobre a sua trajetória, não deve ser considerada fixa. Nós e o mundo permanecem em constante transformação, então, abraçar as mudanças é algo positivo para a satisfação em diversos aspectos. Sendo assim, o profissional do Nube, deixa algumas dicas valiosas para facilitar o processo de “escolher quem você quer ser quando crescer”: 

  1. Pratique o autoconhecimento: entenda seus gostos, vontades, sonhos, propósitos e valores. Isso porque, encontrar algo motivador traz o sentimento de realização para a vida;
  1. Busque conhecer as principais possibilidades de carreira e quais seriam os caminhos para a profissionalização dessa área.
  1. Conheça as tendências presentes no ramo empresarial, mantenha-se sempre atualizado com as notícias e informações ligadas ao seu interesse;
  1. Permita-se recalcular a rota, ao optar por um curso ou uma carreira, não cria um vínculo vitalício com uma determinada profissão. Você pode realizar após a formação uma transição de ocupação, buscando sempre entender como usufruir do melhor dos seus talentos.

O Nube fez um levantamento em torno de uma pergunta: "o que te fez escolher a sua futura profissão?”, com 28.203 respondentes, 32% deles colocou como critério a remuneração e as chances de crescimento, 29% apontou para pesquisas feitas sobre essa trajetória e 24% usou orientações alinhadas às características. Uma menor parcela se baseou no status carregado pelo nome e opinião familiar. 

A falta de tranquilidade nesse discernimento tem o poder de afetar os indivíduos psicologicamente. Em 2019, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) quase 1 bilhão de pessoas, apresenta algum tipo de transtorno mental e 31% são diagnosticadas com Transtorno de Ansiedade Generalizada. “Tomar uma decisão relevante em nossas vidas necessita uma análise de todos os fatores envolvidos nessa escolha. Evite ser impulsivo, entenda a si mesmo, planeje o próximo passo, seja consciente com o veredito. Para, assim, conseguir encontrar realização pessoal em cada um dos âmbitos do seu destino”, conclui Siqueira.

Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou usá-las a favor da conquista dos seus objetivos? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para ANDROID ou IOS e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube terá o prazer de receber os futuros profissionais em sua plataforma! Para as provas, lembrem-se: uma nota não te define. Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete