Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-trabalho-hibrido-em-ascensao

O trabalho híbrido em ascensão 

Notícia | 27/09/2022

Ana Clara Lima

Os escritórios sempre foram o principal local de atuação das pessoas. A ida e vinda, fora toda a preparação para esse deslocamento é algo comum na rotina de quem está inserido nessa modalidade. Todavia, emergiu a possibilidade de reduzir os dias de locomoção durante a semana. A partir dessa nova realidade, é cada vez mais comum conhecer alguém ou alguma companhia inserida nesse novo tipo de trabalho. Nesse contexto, entenda quais os benefícios trazidos por essa inovação.

O despertar do trabalho híbrido

Apesar da necessidade contínua da presença dos funcionários pelas salas das firmas, há muito tempo o computador já vinha sendo a base para a maioria das movimentações. A papelada e a realização de reuniões presencialmente foram deixando de ser essenciais. A tecnologia invadiu o ambiente de trabalho para ficar. Toda a dinâmica laboral passou por mudanças, levando a viabilidade de operar a distâncias cada vez maiores. 

Em 2020, a pandemia acelerou esse fenômeno em decorrência do isolamento social. Os perigos envolvendo o contagiamento pela Covid-19 abriram espaço para os indivíduos operarem diretamente de suas casas. O processo de digitalização deixou de ser apenas uma opção e tornou-se indispensável para a segurança da população. Após toda essa crise sanitária, as funcionalidades da era virtual ficaram ainda mais evidentes.

“O modelo remoto, estabelecido para conter o avanço da transmissão do coronavírus, vem sendo substituído pelo trabalho híbrido por muitas empresas, na tentativa de resgatar as atividades presenciais, considerando o avanço da vacinação no país. Nesse desafio de vermos os escritórios vazios e sem a energia trazida pelas pessoas, ficou claro para a área de Recursos Humanos como essa nova forma de atuar pode trazer benefícios para todos”, afirma Priscila Pellegrine, diretora de RH e Comunicação da Farmacêutica Zambon.

De acordo com a Great Expectations: Making Hybrid Work Work, estudo realizado pela Microsoft, 53% dos especialistas estão mais propensos a priorizar a saúde e bem-estar sobre o serviço em comparação a antes da pandemia. Para outros 46% dos participantes desse levantamento, a cultura positiva é um fator relevante. Além de 42% valorizar a saúde mental, 40% o senso de propósito e, por fim, 38% a flexibilidade no expediente.

Nesse cenário, podemos estabelecer justamente a praticidade do hibridismo: alguns dias frequentando a firma e outros em home office. Com os acontecimentos, os funcionários buscam aproveitar ainda melhor o seu tempo de produção, tendo em vista a sua preciosidade. Uma organização é por essência uma comunidade e como tal abre espaço para as relações humanas. “O ambiente colaborativo é um local de troca, conhecimento e conexão, onde os aprendizados se tornam mais enriquecedores proporcionalmente ao processo colaborativo, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal”, acrescenta Priscilla.

As perspectivas trazidas pelo hibridismo

Conforme a Trabalho híbrido na prática: como as empresas têm se adaptado às transformações aceleradas pela pela pandemia, pesquisa realizada pela consultoria imobiliária JLL, 75% das companhias eram adeptas unicamente ao trabalho presencial antes de 2020. Atualmente, esse número foi reduzido para 33,6%, enquanto 63% introduziram  modelo híbrido. Apenas 3,5% permaneceram exclusivamente com o teletrabalho.

“Estamos caminhando para uma flexibilidade cada vez maior. As empresas entenderam como podem se beneficiar do misto entre o presencial e o remoto. 78% dos entrevistados dizem estar satisfeitos e querem manter o modelo adotado no médio prazo. Isso nos mostra como as decisões foram bem estudadas e possuem maturidade”, comenta Washington Botelho, CEO da JLL Work Dynamics para América Latina.

Pode-se observar como esse momento complicado transformou os procedimentos dos negócios. Sob essas condições, dirigentes passaram a revisar valores e buscar por novas soluções condizentes com as demandas do mercado. Desse modo, repensar o método de funcionamento de todos os setores foi o melhor caminho a ser seguido. “Os escritórios se reafirmaram como pontos de destaque para integração dos colaboradores e para o desenvolvimento de projetos colaborativos, por isso, reorganizar os espaços foi fundamental”, avalia Rafael Calvo, diretor de Locações da JLL. 

No entanto, mesmo com muitas vantagens, é preciso ter cuidado com a falsa sensação de produtividade na execução de tarefas diretamente das residências. “Após dois anos, o tempo de reunião semanal para o usuário médio do Teams aumentou 252%, e os bate-papos enviados por pessoa a cada semana cresceram 32%, estando ainda em crescimento. Esse excesso de links, mensagens e multicanais para o ofício, quando a gente já retornou a um cenário de normalidade, é prejudicial às relações, no entendimento sobre produtividade e bom funcionamento das relações humanas nessa comunidade”, acrescenta a diretora de RH e Comunicação da Farmacêutica Zambon. 

 Nesses casos, o domínio sobre as atividades é muito pertinente para as equipes, levando sempre em consideração a capacidade de autogestão e autonomia. Logo, é imprescindível a tomada de decisões empáticas por parte dos líderes com o staff. Seguir políticas claras e objetivas, treinamentos e práticas facilitadoras do convívio coletivo. Por meio de feedbacks, por exemplo, é possível descobrir qual categoria se adequa melhor a cada perfil. 

Torna-se evidente, portanto, os novos parâmetros proporcionados pelo hibridismo. Quando bem aproveitado, são diversas as vantagens tanto para os gestores quanto para todo o quadro. Tirar as pessoas da inércia provocada pelo isolamento carregado de solidão e desconexão é uma prática muito benéfica.

Priscilla ainda finaliza: “o senso de pertencimento faz parte da experiência humana e estar na corporação é uma das formas de valorizar essa vivência e de se sentir valorizado também. Afinal, mesmo os indivíduos com mais tempo de casa enfrentaram, em algum momento pontual, há um descolamento desse sentimento por estarem fisicamente distantes dos colegas de trabalho após meses de formato remoto”.

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça: o Nube é seu aliado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete