Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
invista-no-seu-marketing-pessoal

Invista no seu marketing pessoal  

Notícia | 14/09/2022

Laura Pereira

Uma coisa é certa: não existe uma única fórmula mágica para você se tornar um especialista relevante no mercado. Afinal, diversos caminhos levam a esse objetivo e tornar-se uma referência requer muitas habilidades dos estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos. Porém, existem técnicas positivas para te impulsionar nessa trajetória. Nesse cenário, o marketing pessoal ganha foco. Por isso, entenda melhor sobre o assunto agora! 

Um marketing pessoal bem trabalhado gera os melhores resultados 

Consoante a Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o conceito foi criado em meados do século XX e é uma estratégia para uma autovalorização. “Pode ajudar profissionais a terem mais destaque no trabalho. Ele nasceu da necessidade de se enxergar como uma espécie de mercadoria, a qual precisa se valorizar e evoluir para não perder espaço perante a concorrência”, afirma. 

Assim, existem inúmeros aspectos relacionados a uma conduta exemplar. Porém, Slivnik pontua alguns: “isso está diretamente ligado à forma de se vestir, pensar e agir nas redes sociais ou no escritório. É importante mostrar quem somos verdadeiramente, mas é preciso ter cuidado para não ser artificial e, até mesmo, soar como uma pessoa arrogante”, pontua.

Com a pandemia, as mídias sociais se tornaram indispensáveis e aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido. Para o especialista, o provérbio é uma definição prática dessa concepção. “O marketing pessoal é uma oportunidade para as pessoas lembrarem de quem somos, abrindo portas para deixarmos a nossa marca e o nosso legado”, explica. Isso acarreta várias consequências para a carreira também, afinal, pode alavancar um usuário e torná-lo uma estrela mundial. 

Segundo o artigo “Por que o marketing deve ser pessoal produzido”, do BuzzFeed em parceria com a Adobe, a personalização é uma parte fundamental da estratégia digital e um forte argumento comercial, pois pode aumentar as vendas em até 14%. O relatório foi baseado em uma pesquisa global com cerca de 700 entrevistados. Além disso, também pode ser uma forte influência para ações sociais, trazendo mais adeptos e uma maior divulgação. 

Nesse sentido, o inglês heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, é um exemplo. O piloto é um dos maiores representantes da luta antirracista e, consequentemente, conecta seu perfil a uma pauta com tamanha relevancia, conquistando admiradores além do seu trabalho, mas como uma identificação de valores. “Apesar dele não fazer para se promover, acontece automaticamente ao abraçar causas nas quais verdadeiramente se acredita”, aponta Slivnik. 

Qualquer pessoa pode desenvolver um bom marketing pessoal, basta se empenhar! 

De acordo com o especialista, qualquer um consegue desenvolver competências voltadas para esse intuito. “Independentemente da carreira, o marketing pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional. Ao valorizar as suas habilidades e os seus diferenciais, ele possibilita o primeiro emprego, um aumento ou, até mesmo, a tão desejada promoção. Não se trata de ganhar apenas visibilidade, mas sim construir uma imagem relevante e de autoridade”, argumenta o palestrante.

Para isso, existem alguns passos vitais e recomendações valiosas para uma boa gestão do seu próprio perfil. “Primeiramente, saiba quem você é para poder falar sobre si mesmo com autoridade. Com isso em mente, tenha um cuidado com sua saúde, vestimentas e modo de falar, pois isso se traduz em como as pessoas observarão sua postura. Esteja sempre antenado em relação aos principais acontecimentos ao redor do planeta e, por último, tenha sempre amor próprio”, finaliza.

Aprenda sobre marketing pessoal com profissionais da área! 

Uma boa forma de aprender e aperfeiçoar suas aptidões é observando quem já é experiente no segmento. Afinal, todos os dias, essas equipes são pressionadas a apresentar novas ideias para atingir objetivos gradativamente mais mirabolantes. Dessa forma, ao “sair da caixa” propõem táticas inovadoras, como novas campanhas, landing page atraentes, reestruturação de menus, layouts modernos, entre outras ferramentas. Com a urgência da atualidade, o timing ainda é crítico para o sucesso. 

“Muitas vezes, não há tempo para esperar a área de TI (Tecnologia da Informação) fazer as mudanças necessárias e esperar o deploy no final da semana. Sendo assim, cada vez mais os times de marketing precisam adotar tecnologias para permitir velocidade nas transformações exigidas pelo mercado atualmente”, pontua Kishnan Nedungadi, CEO (Chief Executive Officer) da Lumis. 

Ainda conforme informações da Adobe, o estudo “Digital Trends Report 2022”, realizado junto com a eConsultancy, posicionou a agilidade, a confiança e a personalização como competências essenciais para este ano. Foram mais de dez mil participantes, entre consultores e líderes, para entender onde os esforços serão concentrados a fim de se manterem competitivos. Dos executivos, 87% acreditam na transformação das expectativas dos clientes a partir de uma resposta assertiva da empresa frente às evoluções virtuais. Isso pode ser comprovado pela nova forma de fazer negócio: 75% das companhias relatam um crescimento do uso dos canais digitais. 

Para Nedungadi, isso reforça uma predisposição para o campo. “Um setor ocupado por pessoas de perfil criativo, autêntico e sempre disposto a gerar insights. Por natureza, são mentes capazes de criar soluções originais, abertas à inovação e a novas possibilidades”, explica. Por isso, é crucial “dar asas" para esses indivíduos e incentivar um brainstorming recheado! 

A fim de impulsionar o seu crescimento e know-how, o Nube preparou um curso gratuito, chamado “Marketing Pessoal: sua imagem é você!”. O principal intuito é ajudá-lo na construção eficaz do seu cartão de visitas, ou seja, a sua primeira impressão. Em seu conteúdo, você verá conceitos gerais sobre marketing, dicas sobre comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal. Ademais, vale certificado de três horas complementares para auxiliar no momento de pegar o diploma. Comece agora mesmo e potencialize o seu sucesso! 

Por fim, continue acompanhando o nosso blog, pois diariamente compartilhamos diversas recomendações de experts. Também conheça as redes sociais e fique por dentro das novidades. Não se esqueça: o Nube é o seu maior aliado para alcançar seus sonhos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete