Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-da-acessibilidade-no-meio-corporativo

A importância da acessibilidade no meio corporativo 

Notícia | 14/09/2022

Pedro Fagundes

Como você enxerga a preocupação das empresas a respeito de pautas como diversidade e inclusão? No contexto corriqueiro, esse é um assunto cada vez mais latente entre quem procura por uma vaga, seja um aspirante a estagiário, jovem aprendiz ou efetivo. Pensando nisso, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) desenvolveu uma pesquisa a fim de responder a questão. Quer descobrir como abrir cada vez mais portas para esse público? Acompanhe a matéria e confira!

 

A indagação foi transportada pelo Nube para um estudo o qual contou com 25.505 estudantes. Segundo o agente de integração, apenas 23,78% afirmam perceber, factualmente, a movimentação das companhias a respeito do tema. Por outro lado, uma maioria - 37,69% - admite até haver alguma iniciativa, porém com muita margem para melhora. Por fim, somam 11,49% quem protesta ao proclamar um categórico não para o questionamento.

 

A importância em promover inclusão no mundo contemporâneo

 

Disponibilizar acessibilidade é condição fundamental para o pleno exercício da cidadania. Ademais, é também uma questão de humanizar os espaços e as relações correntes à sociedade. “Conferir a transitabilidade adequada de todas as pessoas aos espaços é parte basilar para promover justiça social. Portanto, deve estar no centro das políticas de inserção e pluralidade, sejam do Estado ou das organizações civis”, ressalta Luciana Graiche, vice-presidente do Grupo Graiche. 

 

Essa mentalidade deve se expandir para o ecossistema corporativo. Oferecer um ambiente amplo e receptivo é o mínimo para se obter sucesso. Cada vez mais, o assunto entra em voga e passa a ser uma exigência do corpo social. Uma instituição desalinhada com tais propostas é vista, atualmente, como envelhecida, antiquada e obsoleta - todos sinônimos. Além disso, se abstém de oferecer a mão para um público o qual, historicamente, pôde abraçar pouquíssimas oportunidades. Não se trata, somente, de visibilidade perante o mercado, como também de empatia. Vamos conhecer como dar esse importante passo em direção ao progresso? Siga abaixo.

 

Diversidade e inclusão no ecossistema do trabalho

 

A heterogeneidade na esfera ocupacional pode começar a ser conquistada, em um primeiro ato, a partir da contratação de colaboradores de outras culturas, religiões, etnias e entre outras características. Esse movimento, desde cara, é capaz de trazer variedade de experiências e opiniões para um negócio. “A integração, por sua vez, vem como consequência do acolhimento das dissemelhanças. Esse gesto significa respeitar e acolher pontos de vista distintos, crescer com as opiniões díspares e proporcionar oportunidades iguais para cada um”, pontua a co-fundadora da Be Compliance, Gabriela Diehl.

 

Um levantamento recente da rede de consultoria estadunidense, McKinsey & Company, revela como as entidades com maior multiplicidade em seu quadro de funcionários são mais qualificadas para atrair talentos. Esse fato não surpreende, visto a ascensão de novas tendências e exigências do mundo contemporâneo. Além do mais, dispor desse perfil alinhado com o moderno implica, também, na melhora da satisfação de clientes, diminuição de turnovers e uma maior capacidade para tomada de decisões. 

 

A dupla contemporânea, “diversidade e inclusão”, como já dito, vai além da atração e retenção de apoiadores. Conforme uma análise elaborada por uma das universidades mais conhecidas do planeta, Harvard (Estados Unidos), os times com alto nível de distinção destacam-se como mais eficazes em comparação aos seus opositores. Ademais, a observação salienta como a habilidade de aprender com as desigualdades entre os membros é uma peça crítica para o bem-estar e desenvolvimento de um conjunto.

 

Outros benefícios referentes à implementação de diversidade nas empresas

 

“Nos estabelecimentos onde adota-se essa concepção, é normal enxergar os benefícios colhidos como resultado direto da captação de diferentes pontos de vista. Portanto, entende-se, desde o princípio, a crucialidade de não suprimi-los. Pelo contrário, nota-se como necessário o seu incentivo em prol do desenvolvimento e coerência do grupo”, sublinha Gabriela. Essa mentalidade abre caminhos e dá liberdade para os associados reimaginarem projetos. Além de trazerem novas ideias a fim de atingir novos objetivos estratégicos organizacionais.

 

Quanto aos ganhos concretos, uma outra sondagem da McKinsey comprovou como os empreendimentos com investimento nas causas citadas apresentam de 15% a 35% mais chance de terem retornos financeiros acima da média. A comparação é feita com firmas do mesmo ramo da indústria, porém sem nenhum incentivo do gênero. Essa é apenas mais uma prova de como propor uma atmosfera laboral positiva e convidativa estimula os potenciais de um conjunto. O conforto, nesses casos, atua como combustível para o empenho e produtividade.

 

Para além da superior eficácia e aproximação de contratados, a política em voga é capaz de fomentar uma mais assertiva tomada de decisão. Esse fator se deve, justamente, às divergentes perspectivas provindas do staff. Pessoas com perfis assíncronos são aptas a enxergar implicações e soluções de maneira alternativa. Dessa forma, certos contratempos considerados complexos podem ser resolvidos em um virar de chave. “No mais, um local de trabalho com a dupla contemporânea promove o respeito, um aspecto essencial para a satisfação de clientes, colaboradores e empregados”, insiste a co-fundadora do Be Compliance.

 

Os desafios na implementação dessa causa

 

Apesar de somar uma série de benefícios, fomentar essa iniciativa pode não ser uma tarefa fácil. Para aumentar o nível de disparidade e integração de um órgão contratante, por muitas vezes precisa-se, em primeiro plano, implementar uma transformação cultural. Esse processo, naturalmente, pode contar com a resistência por parte de grandes forças ou dirigentes. Isso ocorre pois, em muitos casos, tratam-se de indivíduos com mais idade, presos em um pensamento tradicional.

 

A fim de viabilizar esse aumento, é necessário transportar a pauta para a posição de meta empresarial. Com isso em mente, é fundamental convencer a alta gestão desde o início do projeto. O envolvimento dela é primordial para estipular e alcançar objetivos. “É essencial, também, estabelecer políticas e treinamentos para a promoção da compostura em relação à temática. Não pode faltar a criação de um canal de denúncias, com o intuito de corrigir e combater atitudes contrárias. Todas as atividades aqui elencadas fazem parte de um Programa de Integridade”, frisa Gabriela.

 

Por fim, não restam dúvidas de como a diversidade e inclusão são elementos extraordinários capazes de multiplicar os ganhos da sua companhia. Redobrar a eficiência, induzir as melhores opções da área, aprimorar a tomada de decisão e incentivar um meio mais saudável são somente algumas das vantagens. Para chegar a esse nível, é preciso superar barreiras, encarar os desafios e munir-se de ferramentas a fim de implementar uma mudança na cultura. Alinhe-se ao movimento e abrace o sucesso.

 

 

Gostou das dicas? Então, não fique parado e transforme já o seu meio! A hora para apoiar o mundo à sua volta e abastar-se de futuro é agora, basta ter iniciativa. Para mais toques como esse, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

 

O Nube torce sempre pelo seu sucesso.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete