Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vagas-afirmativas-o-que-sao-qual-a-sua-importancia

Vagas afirmativas: o que são? Qual a sua importância? 

Notícia | 26/02/2024

Larissa Almeida

No Brasil, a desigualdade ainda é um problema presente  na sociedade. Essa condição é responsável por gerar a marginalização de grupos, os quais, geralmente, têm mais dificuldade para inserir-se em espaços como as universidades e o próprio mercado de trabalho. Nesse sentido, as organizações preocupadas com a diversidade, equidade e inclusão, começaram a implantar em seus processos seletivos as vagas afirmativas. Então veja, nesta matéria, tudo sobre as oportunidades e qual a sua importância nesse meio.

O que são as vagas afirmativas? 

São vagas de emprego voltadas aos indivíduos considerados vulneráveis, como por exemplo, mulheres, negros, pessoas deficiêntes e a comunidade LGBTQIAP+. Elas podem aparecer para diferentes cargos, como no estágio, programa de aprendizagem, efetivos e até para preencher posições de liderança. Em suma, trata-se de uma ação promovida pelas empresas com o intuito de aumentar o índice de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) em suas equipes. 

As vagas afirmativas fazem parte das estratégias ESG 

O termo ESG - Environmental, Social and Governance tem um destaque no âmbito empresarial. A sigla, refere-se às estratégias voltadas a melhorias ambientais, sociais e na governança corporativa. Logo, as chances do mercado com a característica afirmativa, cumprem um papel social e aprimoram os métodos de administração nas corporações. 

As contratações afirmativas promovem transformações fundamentais. Veja a sua importância

O especialista em D&I, Leizer Pereira elenca quais transformações as companhias podem proporcionar ao aderir ao programa em suas contratações. Entre os benefícios, estão: 

Influência positiva: A cada ano, mais marcas estão se engajando. Assim, quanto mais nomes adotarem essa política, outras também a seguirão. Segundo um relatório da PwC,  para 94% dos executivos, as ações de DE&I geram valor ao negócio;

Responsabilidade social: com essa atitude, as instituições confirmam o seu compromisso com a responsabilidade social pela redução das desigualdades, pois criam oportunidades aos grupos historicamente marginalizados;

Aumento da inovação: a multiplicidade de pensamento e experiências podem impulsionar a inovação. Assim como a inclusão de diferentes perspectivas tende a levar soluções criativas e eficazes para os desafios empresariais e da sociedade. Ainda, conforme o mesmo estudo da PwC, 89% dos empresários, acreditam em como as medidas contribuem com isso e o uso de novas tecnologias;

Melhoria nas estatísticas: podem gerar melhorias nas estatísticas sociais, como níveis mais altos de educação e emprego. Além disso, contribuem para o desenvolvimento econômico. De acordo com os dados da pesquisa anterior, 94% dos respondentes vêem essa atitude como uma possibilidade de melhoria na força de trabalho;

Conscientização: o feito promove a conscientização sobre questões de preconceito e discriminação dentro do cotidiano aboral e também para fora dele. O maior envolvimento com as comunidades, apoiando programas sociais e educação, contribui para o bem-estar dos cidadãos como um todo.

Por fim, Alejandra Nadruz, Diretora de Gente&Cultura da Softplan, reforça o quanto essa preocupação é essencial para ampliar as possibilidades no mundo. “Falar de diversidade é destacar um universo com mais perspectivas, respeito, união e alegria. É saber gerar valor ao próximo, dignificar o ser humano sem o distinguir por raça, cor, gênero ou por ser pessoa com deficiência - mas sim com o exercício da empatia, mostrando a atitude de empatia e como os pequenos avanços nos ajudam a ser uma sociedade e um país melhor”, argumenta. 

A diversidade, equidade e inclusão devem ir além do processo seletivo 

O abraço das distinções de uma pessoa para a outra não deve ficar apenas na primeira etapa da contratação. Afinal, o colaborador ainda tem uma jornada a percorrer dentro da companhia. Dessa maneira, o acolhimento deve estar presente na recepção, na convivência respeitosa, na oportunidade de crescimento, representatividade, capacidade de instruir, adaptação, entre outras atitudes. “A corporação precisa garantir um local inclusivo e acessível, considerando as necessidades individuais do novo talento e uma experiência positiva”, conclui Pereira. 

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete