Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
habitos-saudaveis-impactam-o-desenvolvimento-da-carreira

Hábitos saudáveis impactam o desenvolvimento da carreira  

Notícia | 07/09/2022

Larissa Almeida

Você já refletiu sobre o quanto nossos hábitos diários impactam no desenvolvimento da carreira? Esse é um pensamento simples, quando passamos uma noite mal dormida, o rendimento e concentração ganha um obstáculo a mais. Assim, vale considerar a existência de outros atos malignos, além da falta de sono, para a nossa saúde. Para quem sente carência de algum aspecto no momento de trabalhar a mente, descubra, nesta matéria, como manter a vida laboral, em seu estágio ou aprendizagem, de maneira salubre.

Costumes negativos presentes na rotina do Brasileiro

Existem muitas coisas inclusas em nossa rotina e devido a sua recorrência os problemas incorporados nelas, passam despercebidos aos nossos olhos. Tudo em excesso pode fazer mal, isso é fato, então, começar avaliar os itens baseados nesse critério do exagero é um bom primeiro passo. Como dito, nem sempre conseguimos palpar esse mal, no entanto, eles podem aparecer na dificuldade de realizar algo básico, como pensar com fluidez. Segundo a head de nutrição da Vitamine-se, Thais Bonelly, a alimentação é um ponto do qual cometemos esse erro:

Má alimentação: ao começar pela concepção popular “nós somos fruto da nossa alimentação”, é fácil entender os efeitos desse hábito em nosso corpo, afinal, por meio deles é gerado energia para nós diariamente. Não se trata de seguir as tendências do mundo fit, ou entrar em dietas rigorosas e nunca mais cogitar comprar um doce. Isso é, avaliar os excessos nos ingredientes consumidos e presentes na mesa da família brasileira.“Uma dieta rica em açúcares, consumo alto de álcool, gorduras saturadas, mantimentos industrializados pode agravar o declínio cognitivo”, explica a especialista.

Manter-se saudável a partir dessa orientação pode começar com um equilíbrio entre a junk food e a health food. Para isso, Thais fala sobre os componentes presentes nessa segunda e onde encontrá-los longe das receitas médicas. “Podemos destacar o ômega 3 presente nos peixes, os flavonoides na composição do cacau e chocolates 70%, as vitaminas C, E e o selênio encontrado em castanha-do-pará, sardinha e feijão-preto, para contribuir com a saúde mental”, destaca.

As pessoas com um maior déficit nas vitaminas ou dificuldade de ingerir essas opções, por gosto, tempo de preparação ou acesso podem recorrer aos suplementos. Quem apenas tem procurado um auxiliar a mais nessa etapa, é legal ficar atento. “A suplementação de ômega 3, fosfatidilserina e cúrcuma podem ser aliados para a memória”, finaliza a head. Porém, para acrescentar isso em seu dia a dia, em dosagem e necessidade correta é indispensável consultar um médico ou nutricionista.

Ser saudável vai além de consumir verduras e legumes, existem outros hábitos influentes na danificação do cérebro

A saúde mental é construída e mantida a partir de vários fatores. No entanto, esse tema tem sido prezado cada vez mais pelo mercado de trabalho, isso porque ela é responsável por manter o capital humano apto para contribuir sem atingir o Burnout. Essa síndrome em questão é motivada por situações desgastantes no âmbito profissional. Como forma de evitar esse diagnóstico, apenas a contribuição da organização pode não ser o suficiente. Então, atente-se nos erros cometidos e veja como seu desempenho pode melhorar e a sua posição de colaborador ser mais agradável:

Não dormir bem: descansar é uma atividade fundamental para exercer qualquer outra com tranquilidade. Mesmo sabendo disso, muitos indivíduos dispensam esse momento ou não completam essa etapa do dia corretamente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Persono em parceria com o Sesi, 61,7% dos brasileiros acreditam ter uma boa noite de sono, mas outros dados indicam como o tempo e a qualidade do repouso são insuficientes. Além disso, enquanto 53,8% das pessoas dormem entre 6h e 8h por noite, 37,8% ficam inativas apenas de 4h a 6h. Essa quantidade não é a recomendada pela Sleep Foundation, a qual aconselha entre 7h e 9h para população adulta entre 18 e 64 anos.

A ausência disso pode atrapalhar o funcionamento cerebral, com imprecisão de memória e a reorganização dos neurônios gera assim, atraso para responder os estímulos sensoriais e não conseguir realizar as atribuições do trabalho. Ele como órgão principal e controlador de todos os outros, estando prejudicado, mais danos podem surgir com o tempo. “A longo prazo, o sono insuficiente ou de má qualidade traz outros malefícios para a saúde como hipertensão, AVC, infarto e até mal de Alzheimer, além de maior risco de diabete, baixa imunidade e prejuízo na consolidação de ideias”, explica o Diretor do Persono, Josué Alencar.

Uso excessivo do celular: a ferramenta com o encaixe perfeito em nossas mãos é um dos responsáveis por promover males à mente. Segundo uma pesquisa feita pelo App Annie, em 2021 a população brasileira passou, em média, cinco horas e meia ativa no smartphone. Esse uso é considerado um vício e já possui uma denominação, Nomofobia. Além de complicações físicas como dores nas mãos, braços e pescoço, o instrumento é um incentivador para abalos psicológicos. 

Acostumar o cérebro com o padrão do mundo digital pode desligá-lo para as vivências reais. Assim, o refúgio constante nas tecnologias e o contato com milhares de notícias por segundo, pode incentivar distúrbios. Logo,  mediar essa conexão de maneira equilibrada é imprescindível para ter sucesso no manuseio e transformá-la em um parceiro. Além disso, os sons e luzes emitidos antes de fechar os olhos são ruinosos para imergir no descanso. “Durante os últimos dois anos, em pandemia, ficamos sujeitos a pensamentos de inquietação, medo, frustração, destruição e morte. Concepções como essa, tendem a se ligarem a outras do mesmo tipo. Com isso, replicam um padrão prejudicial à saúde. Assim, podem levar a estados mentais doentios, gerando condições para o adoecimento coporéo”, pontua o psicólogo Abel Antonio.

Neste dia, 7 de setembro, celebramos 200 anos da declaração da Independência do Brasil. Então, como cidadão do país, aproveite o feriado para descansar e adotar os novos hábitos em comemoração. 

Você entende a relevância da autopreservação? Para manter uma rotina saudável em seu serviço e, ainda, se atualizar sobre os assuntos em alta no meio corporativo, continue nos acompanhando diariamente pelo blog. Fique ainda mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para android ou IOS e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.  

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete