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Notícia | 06/09/2022

Pedro Fagundes

Você considera o seu ambiente de trabalho um local saudável? Na última década, mais de 12,6 milhões de brasileiros responderam uma pesquisa realizada pelo IBGE sobre já terem vivenciado ou passado por algum tipo de conflito. A estatística salta ainda mais aos olhos quando analisada de perto. Do número total de situações de embate, um quarto estão relacionadas com o ambiente laboral. O estudo em questão apenas ressalta os constantes entraves presentes no contato com o outro. É neste ponto onde entra em campo a vitalidade da comunicação não-violenta. Quer aprender como, a partir de uma virada de chave, é possível reverter situações negativas? Acompanhe a matéria a seguir.

 

Utilizar a fala de maneira inteligente é essencial para transformá-la em uma ferramenta capaz de construir relacionamentos saudáveis. A partir disso, garanta uma maior facilidade para atingir os objetivos exigidos pelo cotidiano. Esse cenário se tornou ainda mais delicado com a chegada da pandemia. Ela trouxe, com mais intensidade, uma nova forma de convivência no mundo corporativo. Agora, o ancestral diálogo com o próximo virou vanguarda. Por isso, estar preparado para os confrontos inerentes à mudança é fundamental.

 

As dificuldades trazidas pelo remoto

 

Com a insurgência da Covid 19, o on-line tomou conta das companhias e colocou  as relações de ponta cabeça. “Quando nos afastamos das pessoas, nos aproximamos da imaginação. O nosso funcionamento interno vai em direção de nos proteger, a fim de preservar ameaças e garantir a aceitação. Por conta do distanciamento, abre-se mais espaço para o hipotético. Esse fenômeno deixa espaços em branco na nossa cabeça, os quais nos complicam e fazem falta”, pontua Jade Arantes, co-fundadora e treinadora de comunicação não-violenta pelo instituto CNV Brasil.

 

O fator de preencher lacunas vazias, em decorrência do afastamento, faz de tudo um pouco mais desafiador. Reuniões por videochamada, por exemplo, adquirem um tom mais direto ao ponto. Por vezes, ficam secas e desprovidas de emoções. Ademais, a ausência de uma conversa, um cafezinho, ou, simplesmente, algumas minúcias como a variação da voz e a linguagem corporal, naturalmente, fazem muita falta. Essa perda de tato corrobora para dificultar a manutenção de uma cultura organizacional. 

 

Como a comunicação não-violenta pode ajudar nesse desafio?

 

A aplicação dessa metodologia pode auxiliar em pequenos detalhes e comportamentos do dia a dia. “A comunicação não-violenta ajuda ao se inclinar para possíveis embates, trazer para expressão os não ditos e se desvencilhar da competição, do ganha-perde, do único caminho e do desgaste das relações. Em seu  lugar, deve-se ter uma escuta qualificada, capaz de incentivar a criação de novas trajetórias”, enfatiza Jade. Em meio a esse debate, a segurança psicológica prova-se crucial para a produtividade. Confira duas dicas a fim de resolucionarem essa adversidade:

 

Relação de mensagem enviada - mensagem recebida. Por muitos, essa questão é considerada um calcanhar de Aquiles dentro das entidades contratantes. Esse fato se deve ao frequente esquecimento de devolutivas no ecossistema organizacional. A falta de checagem compromete uma interação límpida e sem ruídos entre a equipe. Por isso, preze pela troca de informações. Assegure ao outro a compreensão de uma mensagem recebida. Para tanto, basta responder um único e-mail. Deixe um “lido” ou “recebido”. Isso já faz toda a diferença.

 

Quem habita o universo da incerteza, do talvez, do “eu acho”, poderá enfrentar problemas no longo prazo. Sem a certeza, os compromissos fogem das mãos e abraçam o acaso. Logo, dê valor a essa dinâmica. Com ela, não se fará necessário travar um impasse a respeito de um dado o qual, por algum motivo, não foi visto por quem deveria. Sair da zona de conforto e adicionar uma tarefa pode ser desafiante, mas no final terá valido a pena.

 

Momento de check-in com a equipe. Outro contratempo recorrente a qualquer instituição é o desencontro entre time e gerente. Muitas vezes, a culpa não reside na dureza das palavras do líder. Porém, em uma assincronia com o contexto vivido pelos seus funcionários. Por isso, é tão importante implementar e fortalecer uma cultura de feedback. “Essa deve ser uma oportunidade de trazer para o tangível alguns elementos possivelmente invisíveis. É a hora ideal para sentar com o grupo e se assegurar de como andam as coisas. Realize uma procura ativa, isso demonstra sua preocupação por quem te vê como comandante”, pontua a co-fundadora da CNV Brasil.

 

Aplicações dessa metodologia em contextos gerais

 

A base dos resultados não se restringe, somente, à produtividade, como também, às relações. Para tanto, reflita um segundo sobre algumas perguntas correntes à jornada habitual de trabalho: quais conversas eu preciso ter, perguntas necessárias a se fazer e pedidos para elaborar? Quando um conjunto se inclina a conversar entre si, a engrenagem se alinha e passa a girar de maneira mais ajustada, potencializando a eficiência.

 

Jade apoia-se no campo da ciência a fim de embasar os benefícios da metodologia apresentada. “Nós acessamos caminhos neurais diferentes quando estamos focados na execução de tarefas e em situações onde estamos concentrados nas relações com o outro. Muitas vezes, quando alguém se apresenta a você com a urgência de uma conversa, estamos com a mente voltada para uma esfera contrária, da atividade. Esse descompasso gera interferência e nos faz perder oportunidades de solucionar complicações com agilidade”, ressalta.

 

A comunicação não-violenta pode ser o caminho para construir mais colaboração e confiança mútua nas coletividades. Ela amplia a capacidade de falar, ser compreendido e, dessa forma, superar obstáculos. Para a treinadora, “um dos fatores apaixonantes desse formato é contribuir, não apenas para o bem-estar profissional, como também para a saúde. Além, é claro, de expandir as relações para fora do meio laboral”, finaliza.



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