Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
mostre-ao-recrutador-seu-interesse-em-mudar-de-area

Mostre ao recrutador seu interesse em mudar de área  

Notícia | 05/09/2022

Larissa Almeida

O estágio é uma oportunidade indispensável para quem quer conhecer melhor a profissão dos sonhos. No entanto, existem muitos conceitos comuns a serem superados, o momento da entrevista para uma vaga nesse modelo, é um deles. Conquistar o recrutador é um desafio encarado por muitos, mas essa fase pode ser fácil se você estiver bem preparado. Quando consideramos essa busca, ajudar o estudante a cumprir com a etapa da seleção se tornou uma missão para nós. Por isso, quem busca ter sucesso e conseguir um cargo sem medo, deve acompanhar o Nube, inclusive, nesta matéria. 

As oportunidades não são limitadas a uma idade! Entenda quem pode ser um estagiário

A posição de estagiário sempre foi muito conectada aos jovens, porém, esse conceito está no passado. O mercado de trabalho tem espaço para todos, ainda mais quando se trata de iniciar uma carreira. Essa decisão não é limitada aos inexperientes, atualmente, muito se fala sobre a transição de ocupação, segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Nube 66,26% dos entrevistados considerariam migrar de ofício. Logo, quem busca se realocar nesse meio deve considerar o ato educativo escolar supervisionado como uma opção. 

Segundo a lei n°11.788/2008, é possível praticar essa ocupação a partir dos 16 anos de idade, sem nenhuma restrição máxima referente a essa cláusula. Afinal, não existe um instante de parar com o aprendizado, esse hábito deve ser constante em nossas vidas. Assim, restringir aos novatos não faria sentido, pois a modalidade prevê a participação de estudantes do ensino médio, técnico, superior, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA). Quem faz pós-graduação também está apto. Dessa forma, todos com uma matrícula ativa em uma instituição de ensino e vontade de aprender são candidatos consideráveis. 

Como um profissional em transição de carreira deve se apresentar em uma sala com concorrentes inexperientes? 

A partir dessa breve explicação, as dicas também não podem ser segmentadas. O indivíduo com experiência anterior intimida o pessoal sem conhecimento do meio empresarial, outro ponto a ser avaliado ao mesmo tempo, é o cuidado em transpassar seu interesse. Afinal, uma quantidade exorbitante de bagagem pode desclassificar seu perfil, pois se conecta e te elege melhor para uma posição de efetivo. No entanto, essas situações podem ser contornadas, o analista de seleção do Nube, Vitor Santos, aponta como o preconceito do mercado pode ser vencido. “Planeje os passos da sua mudança e tenha na ponta da língua os motivos pelos quais está buscando novas oportunidades. Não deixe de falar sobre suas ações para atingir esse lugar”, instrui. 

Esse colocado, apesar de ser mais capacitado, ainda assim deve tomar cuidado com os perfis mais jovens. A conversa com o selecionador é sua chance de mostrar a vontade de tomar a posição, o também psicólogo, Santos, aponta as principais considerações sobre um candidato maduro ser desclassificado. “Muitos não demonstram autoconhecimento, falta a clareza para expressar dedicação à nova área profissional, o porquê a escolheram e como tem buscado o aperfeiçoamento dela. A ausência de energia é outro conduta relevante a se ponderar, em sua maioria já chegam na entrevista desmotivados, com preguiça de falar sobre suas antigas vivências e qual foi a fonte responsável por provocar tal alteração de foco”, expõe. 

Adapte suas qualificações anteriores para se tornar um profissional multi skill 

A quem não reconhece esse termo, uma explicação é válida:  é um especialista com mais de um conhecimento e, não necessariamente, na mesma área de atuação. Esse foi o tema de uma das palestras apresentadas na Feira de Estágios Nube 2022, o público espectador tinha muita curiosidade em aprender a realocar as habilidades. Isso foi comentado pelas convidadas como uma oportunidade de destaque, pois mesmo trocando de ocupação, as anteriores não devem ser totalmente descartadas. Ter uma visão multi de como aplica-lás a um ramo diferente, mostra a capacidade de adaptação e inovação. Caso você tenha perdido esse conteúdo, ele permanece gravado em nosso site e é interessante conferir. 

Começar a carreira um pouco mais tarde não significa atraso

Ser um candidato de maior idade não representa atraso, no entanto, esse intervalo ganha certa credibilidade quando aproveitado de maneira inteligente. A ideia de sair do ensino médio sabendo com certeza do seu destino é um mito! Viver sobre essa pressão atrapalha o desenvolvimento do seu tempo pessoal, escolher se graduar após fazer cursos a fim de se identificar, intercâmbio, estudo de línguas, trabalhos voluntários ou outros projetos são formas diferenciadas e válidas de encontrar um espaço no mundo. 

Assim, o elemento de autoconhecimento surge com precisão. “É normal faltarem alguns saberes e aptidões, mas busque entender o porquê você ainda não os possui. Exercitar a introspecção para também localizar seus pontos fortes e quais precisam ser aprimorados, principalmente, quando alguns deles podem começar a serem trabalhados antes mesmo de ingressar no meio empresarial”, propõe o analista. 

O estágio é mesmo benéfico para formar um profissional?

A questão acima pode ser respondida com: sem dúvida! Esse programa foi projetado em função de beneficiar o estudante. Além de dispor de horas reduzidas, remuneração para ajudar nos custos, na modalidade extracurricular e práticas não só na sala de aula, ele mantém a educação em ascensão. Isso vai contra a evasão escolar, pois para conquistar essa posição é preciso ter um frequência regular e desempenho em sua instituição de ensino. “Essa posição dá a chance de ingressar na rotina da sua área tendo a oportunidade de aprender com auxílio de profissionais experientes desde as funções mais básicas até as mais complexas. Também, expandir a inteligência emocional para lidar com os imprevistos e impulsos. Isso fornecerá bagagem para construir uma carreira mais sólida, assertiva e de sucesso”, finaliza Santos. 

Você já se sente preparado para encarar uma transformação profissional? Para se atualizar ainda mais sobre os assuntos em alta no meio corporativo, continue nos acompanhando diariamente pelo blog. Fique ainda mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para android ou IOS e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe