Nos últimos anos, principalmente após a pandemia, a sociedade passou a dar mais valor para o lado emocional e entender como esse aspecto influencia diretamente no desempenho profissional. Dessa forma, muitas pessoas começaram a cuidar desse ponto e as organizações também ligaram o alerta e agora prestam mais atenção em seus colaboradores para ajudá-los nessa questão.

Como controlar o estresse no ambiente corporativo

Uma rotina repleta de demandas, sem pausas e imersa na tecnologia é a realidade para a maioria da população. Hoje, os indivíduos vivem estressados, também como consequência de um estilo de vida muitas vezes frenético, infringindo as regras básicas de funcionamento do corpo humano. Além de ficar calmo e controlar circunstâncias externas, é preciso aprender a lidar com essa situação.

De acordo com a neurocientista, Livia Ciacci, essa reação do organismo tem, na verdade, um propósito evolutivo. “É, em essência, uma resposta ao perigo. No seu primeiro estágio, quando identificamos um problema, o corpo reconhece. Pode se tratar de algo físico, ambiental ou mental e isso ativa o sistema neuroendócrino”.

Segundo ela, a partir disso, as glândulas suprarrenais passam então a liberar os hormônios do estresse (adrenalina, noradrenalina e cortisol). Esses, aceleram o batimento cardíaco, dilatam as pupilas, aumentam a sudorese e os níveis de açúcar no sangue, reduzem a digestão, contraem o baço e causa imunossupressão (ou seja, redução das defesas do organismo).
Conforme Livia, muitas pesquisas mostram perdas celulares ocasionadas pelo sentimento negativo, principalmente no sistema límbico, provocando a retração de processos dendríticos, a inibição da neurogênese e até mesmo a morte de neurônios, diminuindo o volume do hipocampo. “Essas alterações afetam diretamente funções executivas, como a memória de trabalho, responsável por processarmos várias informações durante uma tarefa”.

Para ajudar as pessoas a terem um controle maior do estresse no cotidiano, a especialista dá algumas dicas:

Invista em autoconhecimento: só assim poderá entender seus limites e estabelecer metas adequadas na vida.

Seja realista ao gerenciar o tempo: se uma tarefa demora muito, não tente realizar ela rapidamente.

Aprenda alguns exercícios: alongamentos e respiração acalmam nos momentos de tensão e ansiedade.

Tenha hobbies e respeite os momentos de lazer e cuidados pessoais: não alimente pensamentos “workaholics”.

Estude e pratique técnicas de comunicação clara e assertiva: é um bom caminho para evitar conflitos, principalmente com os colegas.

Planeje sua saúde: deixe agendado os momentos do ano nos quais fará consultas e exames preventivos.

Não centralize todos os problemas para você: também não hesite em buscar ajuda psicológica profissional.

Como se sentir mais motivado e atraído

Após a chegada da Covid-19 no Brasil, muitos colaboradores passaram a vivenciar o home office. Com a flexibilização das medidas sanitárias impostas pelos governos, muitas corporações adotaram o formato híbrido. Outras, estão retornando integralmente ao presencial. Sendo assim, os envolvidos nesse mecanismo devem se adequar às mudanças e manter a produtividade.

Além desse cenário, a pandemia também mexeu com o tamanho de algumas profissões e funções no mercado, conforme as tendências e necessidades acarretadas pela doença. Com isso, a transição de carreira, seja por necessidade ou por oportunidade, também esteve em alta. De acordo com a pesquisa Work Trend Index 2021, da Microsoft, em 2021, na América Latina, 53% dos entrevistados cogitavam a possibilidade de escolher outro caminho.

Em um contexto tão instável, exige-se constante adaptação. É comum questionar sua satisfação e realização profissional. Segundo a psicóloga Silvia Zoffmann, mesmo em meio a inseguranças ou reclamações, é possível tornar o cotidiano mais atraente. “Normalmente, projetamos no ambiente empresarial a responsabilidade pelo nosso prazer e motivação. Porém, esquecemos como eles são compostos por seres humanos. Esse é o principal combustível: o vínculo pessoal construído”, explica a profissional.

Além de criar e cultivar esses vínculos, promover relações e ambientes saudáveis, Silvia elenca outras ações para deixar a rotina mais atraente para encontrar sentido em sua carreira. “Ferramentas de autoconhecimento, orientação de carreira e apoio psicológico oferecidas por muitas organizações devem ser aproveitadas. Em muitos momentos, nem a remuneração possui tanto valor”.

Por último, a especialista destaca a importância de reconhecer seu histórico de realizações e desenvolvimento pessoal, para não depender de desafios e novidades a todo instante. “Além de tudo, é fundamental levar uma vida com menos expectativas e mais foco nas próprias responsabilidades”, explica.

Pare de procrastinar

Iniciar o expediente, analisar a lista de tarefas a se cumprir e pôr a mão na massa é um hábito comum para muitos, seja atuando a distância ou no escritório. No entanto, uma parcela ainda se depara com a procrastinação, uma inimiga para quem quer ser produtivo no trabalho. No entanto, esse costume, na maioria das vezes, leva a não conclusão da atividade ou a uma entrega de baixa qualidade.

O hábito de deixar as coisas para depois é bastante comum e, segundo uma publicação feita pelo The New York Times, a cada cinco pessoas, uma tem esse costume de forma frequente no dia a dia. No entanto, existem algumas práticas para otimizar o tempo e manter a mente focada. Buscar por métodos de organização, realizar uma categorização, ter um controle do tempo, separar períodos para pausas e eliminar quaisquer distrações podem ajudar nesse processo.

O planejamento é o principal aliado nessa missão e, por esse motivo, é o primeiro passo a ser tomado. Atualmente, existem diferentes ferramentas capazes de auxiliar, como listas, planilhas e plataformas na Internet. Fazer o mapa mental on-line, por exemplo, pode ajudar a manter o foco. Esse método possui a estrutura similar a uma árvore, com seus galhos e raízes, pois se baseia em uma ideia central à qual são vinculadas várias outras informações. Ao utilizá-lo, é possível adicionar a demanda atual de forma estratégica, adicionando insights.

Após escolher uma técnica, outra dica é fazer a categorização por urgência. Na maioria das corporações, os trabalhos a serem entregues costumam ter prazos e utilizar essa informação é relevante. A recomendação é elencar as responsabilidades de forma hierárquica. Dessa forma, será possível identificar de forma rápida as atividades que devem ser realizadas primeiro. Também é interessante anotar a data limite.

Um dos motivos para a desmotivação é o cansaço. Nesses casos, a mente já está esgotada e é preciso realizar pausas para conseguir sustentar até o fim do dia. Adicionar um tempo de dez minutos para realizar pequenos intervalos é muito positivo. No entanto, deve-se respeitar esse momento e realmente desfrutar dele. Isso pode ser feito esticando as pernas, respirando um ar fresco, bebendo água, indo ao banheiro ou até mesmo assistindo a um vídeo e ouvindo uma música relaxante.

Um grande obstáculo são as distrações. Elas podem ser o celular, redes sociais, televisão ou uma conversa paralela. A melhor forma de combater esse sinal é eliminando. No smartphone, é possível retirar o som e as notificações dos aplicativos, colocando-o em modo avião. Para quem possui receio de perder alguma mensagem de urgência, o horário de descanso pode ser utilizado para checagem.

Portanto, cuide da cabeça e consiga um melhor desempenho. Dessa forma, você estará bem preparado para os desafios do mundo corporativo. Se busca uma oportunidade de estágio, acesse o nosso painel de vagas. Boa sorte!

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