Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fator-emocional-afeta-diretamente-na-produtividade

Fator emocional afeta diretamente na produtividade 

Notícia | 05/10/2022

Rodrigo Barreto

Nos dias atuais, a sociedade enxerga de maneira mais clara a importância de cuidar da saúde em todos os aspectos e percebe como isso afeta diretamente no rendimento profissional. Dessa forma, as pessoas estão valorizando esse fator e desejando o equilíbrio da carreira com a vida pessoal. Sendo assim, é fundamental entender como alcançar esse objetivo, mantendo o corpo e a cabeça tranquilos e conectados. Confira nesta matéria algumas maneiras de criar hábitos saudáveis no seu negócio e, além de conseguir bons resultados, construir uma relação amigável.

Os gestores precisam cuidar de suas equipes

A maioria da população dedica grande parte de seus dias ao trabalho. As metas, prazos, cobranças e alta competitividade envolvidas nesse meio afetam significativamente a saúde mental e isso pode ser traduzido em números. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade, ou seja, cerca de 9,3% da população. Para os casos de depressão, a situação é semelhante, presente na vida de 12 milhões de cidadãos.

A quantidade expressiva de diagnósticos nesse sentido já era notada antes da pandemia. Em 2019, houve um crescimento de 25% nos casos, tornando o país no mais ansioso do mundo. Agora, observando o durante e depois do isolamento social é possível detectar um aumento desse transtorno.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, Ana Flávia Parenti, as dificuldades dos últimos anos, com todas as suas consequências, geraram estresse e muitas informações ao mesmo tempo para processar. “Intensificou qualquer condição emocional já existente. Com isso, até quem relutava em buscar ajuda psicológica cedeu a procurou esse caminho”, diz.

Ademais, desde janeiro de 2022, a OMS classificou a Síndrome de Burnout, sendo então, uma doença decorrente do trabalho. Esses índices ressaltam a relevância de tratar o assunto nas organizações e planejar ações para viabilizar o bem-estar da equipe. “Muitas atividades corporativas são realizadas por seu capital humano e, como pessoas, elas estão suscetíveis ao esgotamento físico e mental. Muitas vezes os gestores não se sentem responsáveis por esse cuidado, mas os benefícios de manter um ambiente emocionalmente saudável para todos traz inúmeras vantagens’, afirma a psicóloga, Joseane Freitas.

Existem algumas ações a serem desenvolvidas para proporcionar um clima acolhedor. Segundo Joseane, um ótimo ponto de partida é promover a escuta ativa e o diálogo aberto com todos. “Manter um modelo de gestão transparente, valorizando o desenvolvimento de cada membro é essencial. Com ele, é possível observar os mínimos sinais de riscos psicossociais relacionados ao emprego e, assim, implementar ações específicas de combate".

Para Ana, a falta de contato entre os colegas, a necessidade de atuar em home office, os adoecimentos, as mortes em níveis nunca vistos, entre outras questões, desencadearam fragilidades na sociedade de uma forma brusca. “Além do vírus, temos um país com grandes desigualdades sociais, cobranças no cotidiano, crise financeira e incertezas sobre o futuro. Outro fator é a era do imediatismo. Ler uma mensagem e demorar para responder se tornam motivos de irritação para alguns”, exemplifica.

Ainda no âmbito da comunicação, outra alternativa é a prática de feedbacks contínuos, ou seja, informar ao time sobre sua performance, incluindo elogios aos bons resultados e detalhamento dos aspectos a serem melhorados. Assim, os integrantes tendem a se sentir valorizados e incentivados a buscar um crescimento constante.

Além disso, a psicóloga fala sobre a avaliação de desempenho. “Esse ciclo deve ser realizado de tempos em tempos, assim, é possível analisar a evolução obtida. Atrelado a isso, pode-se utilizar também o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), com ele, é possível criar ações para fomentar diferentes competências com clareza, direcionamento e identificação’, explica.

No entanto, é necessário um planejamento assertivo para a aplicação dessas estratégias, pois não basta utilizá-las de forma isolada. Afinal, é essencial manter um padrão de cuidado com a equipe, evitando assim, futuros problemas. Isso vai muito além de proporcionar ginástica laboral ou um day off de aniversário. Em um local pesado e desagradável é impossível ser produtivo e isso é responsabilidade da alta cúpula.

Com o retorno ao formato presencial ou híbrido, é necessário ter cautela e entender como cada um absorve esse momento. Após tanto tempo distante, é essencial promover ocasiões de descontração e integração do grupo. Ter reuniões para bater papo, conversar sobre a vida, dar risadas e esfriar a cabeça. Tudo isso impacta no rendimento do negócio, pois deixa o clima mais leve e une o staff. Também, quem atua on-line deve se sentir pertencente e criar vínculos com os demais integrantes. Por isso, os líderes precisam estar sempre atualizados e ligados nas tendências e novidades para atraírem os melhores talentos disponíveis.

Nesse sentido, é fundamental o apoio de um profissional do ramo. “Com todo esse cenário, houve uma procura muito grande pelos serviços de psicologia e psiquiatria nesse período e ainda sentimos os reflexos. De certa forma, podemos entender como algo positivo, pois estamos aos poucos vencendo a resistência ou preconceito com esse atendimento. A população está começando a entender como todo mundo, em algum momento da vida, precisa de apoio, orientação ou auxílio para lidar com a mente”, destaca a coordenadora.

Ela ainda salienta como o lockdown foi negativo para crianças e jovens, principalmente na idade escolar. Isso porque rapidamente foram obrigados a ficar dentro de casa e se adaptar à nova realidade. "Dois anos depois, estão novamente de volta ao convívio social. Toda essa condição pode parecer bastante assustadora para alguns de nós, mas para os mais novos é bem pior”. Sendo assim, o reflexo disso será visto daqui um tempo, quando eles ingressarem como estagiários e aprendizes no mercado de trabalho.

Portanto, cuide de você e de todos à sua volta. Fique atento a esse fator e entenda como o equilíbrio faz parte do sucesso. Se você busca uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, acesse o nosso painel de vagas. Em nosso blog e redes sociais, constantemente são publicados conteúdos sobre esse assunto, com especialistas, exemplos e dicas para você aplicar na sua rotina. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete