Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
jovens-se-sentem-preparados-para-entrevistas-de-estagio

Jovens se sentem preparados para entrevistas de estágio 

Notícia | 29/06/2022

Rodrigo Barreto

Buscar uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho é sempre um desafio para a maioria das pessoas e o processo seletivo causa medo em muita gente. No entanto, os candidatos têm essa percepção? Justamente para entender mais sobre isso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: “você se sente preparado para participar de uma entrevista de estágio ou emprego?”. Com dados coletados entre os dias 2 e 13 de maio, o apontamento contou com a participação de 22.711 respondentes.

Quem está capacitado para concorrer

Grande parte dos jovens, 59,06% (ou 13.414) sempre leem e assistem vídeos com dicas para não cometer erros neste momento tão importante. Bianca Mari de Souza, recrutadora do Nube, explica quais são as principais falhas cometidas nesta etapa. “Uma das mais comuns é participar de seletivas para postos totalmente fora das suas ambições futuras. O estágio tem como objetivo o encontro da teoria com a prática. Por exemplo, se um estudante cursa Economia e gosta dessa área, não faz sentido concorrer em outro setor, pois em pouco tempo estará desmotivado”.

Para ela, muitos aspirantes também se descrevem de outra maneira na hora de preencher o currículo ou o cadastro para uma vaga. “Na apresentação pessoal, falam sobre algumas características interessantes, mas não as demonstram na dinâmica”. A falta de preocupação com aspectos de conversas virtuais, como verificação da Internet, do link da reunião e da cultura da empresa também são destacados por Bianca.

Ainda nesse contexto, o facilitador de treinamento do Nube, Valdemir Romualdo da Silva, chama a atenção para outros pontos. “Imprevistos podem acontecer, mas atrasos precisam ser evitados. Por isso, se planeje com antecedência, pense no melhor percurso e conte com a possibilidade de contratempos”.

Ademais, a honestidade é um aspecto muito valorizado e deve prevalecer. “Mentiras ou excesso de informações precisam ser evitados. Você não é contratado pela sua fala, mas pelas atitudes. Por isso, seja objetivo e verdadeiro, esse será sempre o melhor caminho”, complementa Silva.

Muitos ficam inseguros sobre suas competências

Por outro lado, 28,75% (6.529) se sentem prontos, mas ficam em dúvida sobre como demonstrar sua capacidade. De acordo com a especialista, essa dificuldade pode ser trabalhada. “Ensaiar uma entrevista é muito legal e auxilia a pensar e pesquisar quais perguntas podem ser feitas. Caso precise comentar um fato, relatar da melhor forma possível, apresentando de forma organizada, trazendo uma linha de raciocínio e de bom entendimento. Entretanto, não se trata de decorar. Além do selecionador notar pela forma como discursa, existe a questão de não ter como prever quais serão as questões levantadas. Então, estude e se prepare corretamente”.

Atualmente, a Internet é uma grande aliada nesse desafio. Afinal, existem diversos conteúdos gratuitos disponíveis. O Nube oferece o curso "Tenha sucesso em Processos Seletivos" para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho, por meio de dicas assertivas e exercícios teóricos. Além disso, o aluno ganha um certificado de cinco horas complementares. Nesse sentido, o especialista acrescenta: "assistir vídeos sobre o tema é uma ótima opção. O nosso canal no YouTube tem vários deles”.

Às vezes o problema não está no conhecimento

Se perder no raciocínio é a realidade para outros 7,09% (1.610) participantes do levantamento. Para esses, tudo está sob controle, mas quando chega na “hora H”, os pensamentos tomam outro rumo. “Quando estamos nervosos, a atenção some de certa forma. Por isso, caso não tenha entendido alguma pergunta, solicite para o entrevistador fazê-la novamente. É fundamental expor as informações de um jeito claro, objetivo e organizado”.

Ademais, não é preciso ter vergonha de fazer esse pedido. “Antes de tudo, o selecionador tem ciência do estado emocional dos candidatos e isso é normal. Portanto, não deixe esse fator interferir no seu desempenho. Não há problema em falar como está se sentindo e externar isso”, complementa a profissional do Nube.

Para isso, o facilitador do Nube aconselha: “muita gente tem medo de não se expressar com clareza. Pensando nisso, faça uma auto reflexão dos principais aprendizados, experiências anteriores e quais skills você mais desenvolveu. Isso te ajudará a compartilhar melhor a sua história”.

Caso você esteja em busca da primeira oportunidade profissional, nos casos de estágio, busque relembrar trabalhos e projetos da universidade ou em grupos sociais. Isso também fala sobre como você utiliza suas principais habilidades e também executa suas tarefas”. Nesse momento, todas as vivências são bem-vindas e ajudam a compor sua personalidade.

Quantos têm consciência da necessidade de se preparar melhor?

Apenas 2,58%, ou 587, perceberam o déficit de conhecimento e a necessidade de melhorar alguns aspectos. “É bom buscar cursos e atividades extracurriculares, como informática, organização pessoal, idiomas, entre outros. Entretanto, existem mais pontos, como a questão da postura, vestimenta, formalidade na comunicação verbal e escrita, o foco na área e nos objetivos futuros. Por fim, demonstrar interesse também chama atenção”, destaca.

O nervosismo também é um empecilho

Já 571 entrevistados, um recorte de 2,51%, são afetados pelo clima de pressão e atrapalhados pelo nervosismo. “Existem técnicas para auxiliar nessa tensão. Uma delas é treinar antes, pois as ideias fixadas na mente fazem o diálogo fluir mais naturalmente. Outra opção é segurar algum objeto durante o bate papo e transmitir a energia para esse elemento. A respiração também pode influenciar em muitos fatores”.

Visando acalmar os candidatos, Romualdo explica: “Olhe de forma positiva para a situação. Imagine o melhor cenário e como será caso você tenha um bom rendimento. Desde a sua entrada na sala, a recepção do entrevistador e você expressando bem as suas falas. Romper o fluxo de pensamentos negativos sugeridos pode ser desafiador, mas esse é um exercício para a vida e deve ser usado diariamente”.

Por fim, Bianca destaca: “esses cuidados devem acontecer no on-line ou presencial. A diferença está na busca do local adequado e de equipamentos ideais para realizar a conferência quando ela acontecer no modelo remoto”.

Portanto, esteja sempre atento e pronto para um processo seletivo. Dessa forma, você terá mais chances de conquistar a tão sonhada vaga. Caso não se sinta apto a disputar um posto de estágio ou aprendizagem, estude e atualize seus conhecimentos. Isso será determinante para o seu futuro. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete