Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-portar-em-uma-entrevista-de-emprego-entenda

Como se portar em uma entrevista de emprego? Entenda! 

Notícia | 13/04/2023

Rodrigo Barreto

Não faz ideia de como se portar em uma entrevista de emprego ou estágio, nem quais acontecimentos esperar durante um dos momentos mais importantes para conquistar uma vaga no mercado de trabalho? O Nube explica como conseguir destaque perante os demais candidatos e ter oportunidades de sucesso em sua carreira.

Confira dez dicas de como se portar diante de uma entrevista de emprego

Enviou o currículo e foi selecionado? O primeiro passo é ter calma e se lembrar: você é um capacitado e deve demonstrar essa sua faceta. Inicialmente, quem nunca foi convocado por uma empresa, de fato, desconhece como se portar em uma seletiva e pode demonstrar nervosismo. Esse comportamento é prejudicial antes, durante e depois do processo, pois é uma das características mais fáceis de serem percebidas por quem te entrevistará. Portanto, mesmo sendo difícil, procure ficar relaxado. Veja as nossas dicas para isso:

1. Exerça a pontualidade:

O primeiro passo é ser pontual. A programação no dia anterior é determinante, pois você evita lidar com situações causadoras de atraso. Caso aconteça qualquer tipo de imprevisto antes mesmo de você sair de casa, avise imediatamente quem te contatou para esse encontro. Fale sobre o ocorrido, explique seu cenário e quanto tempo levará para chegar.
Não relatar pode diminuir drasticamente sua chance de ser escolhido, por uma possível interpretação de irresponsabilidade. Ao demonstrar respeito com o recrutador, ele nota seu interesse por atuar naquela organização.

2. Adote uma postura profissional:

Em uma seletiva, temos a obrigatoriedade de manter sempre uma abordagem profissional. Quando dizemos isso, o ideal é não falar demais e focar somente nos pontos pendentes para responder. Ou seja, é comum, em certo ponto da entrevista, um questionamento a respeito de seus gostos ou carreira. O certo é explicar, sem rodeios, suas motivações para auxiliar a organização.
Seriedade e foco são aspectos muito importantes, pois dizem como você se comporta em ambientes corporativos. Quanto mais você se mantiver concentrado nas perguntas, melhor se sairá.

3. Busque se comunicar de forma firme e clara:

A boa comunicação te ajudará a ter um diálogo mais objetivo. Estude sobre a marca e saiba como você pode agregar valor ao quadro de funcionários e deixe isso claro durante a conversa. Sentir confiança na hora de dialogar será fundamental, pois isso é analisado. Seja direto e tire as dúvidas para entender mais sobre o papel da companhia no ramo de atuação.

4. Tenha atenção com sua linguagem corporal:

Outro ponto essencial é a sua postura. Em dias normais, você fica muito de braços cruzados? Então, tenha cuidado, pois essa não é uma posição favorável, afinal, demonstra desinteresse e falta de abertura ao dialogar. Veja mais problemas de posturas a serem evitadas:

  • Invasão do espaço do recrutador;
  • Se manter encolhido, pois demonstra medo;
  • Falta de contato visual, gera sensação de insegurança;
  • Mãos trêmulas;
  • Balanceio de joelho freneticamente;
  • Movimentação de mãos o tempo todo.

É comum, na sua primeira vez, não saber como se expressar devidamente, mas gesticular demais, falar muito ou ficar ansioso são atitudes prejudiciais.

Aproveite e leia também sobre: as 15 habilidades profissionais mais buscadas atualmente!

5. Não minta durante a entrevista:

Entenda o motivo de nunca mentir sobre a sua formação, áreas de conhecimento ou empregos anteriores. Essas inverdades irão te atrapalhar a curto e longo prazo, além de dificultar para conseguir a vaga. Algumas delas são bem comuns:

  • Fluência em outro idioma;
  • Grau de escolaridade;
  • Descrição de habilidades.

Você deve dizer exatamente o seu nível em todos os âmbitos e mostrar interesse em melhorar.

6. Não entre em discussões com o entrevistador:

Alguns recrutadores o abordarão com questionamentos um tanto incomuns e pessoais. O mais indicado é demonstrar neutralidade e tranquilidade.Quanto mais você se mantiver calmo, responder brevemente e retornar ao foco, melhor será o seu resultado.

7. Demonstre seu interesse pela empresa:

Logo após receber o telefonema com a aprovação para a próxima etapa, procure ler sobre a empresa. Aprenda sobre as soluções da organização, quais os tipos de serviços, os estilos de clientes e a história do negócio. Ler dados como esses te ajudará a ficar mais confiante e tranquilo. A partir do momento de uma abordagem específica, será notada a pesquisa realizada sobre a companhia.

8. Desenvolva suas respostas durante a entrevista:

Não tenha medo de responder às perguntas direcionadas a você, mesmo aquela famosa questão “fale a seu respeito”. Você deve se autoconhecer, seus pontos fortes e falar o necessário, sem exagerar. Evite esconder defeitos e deixe clara sua disposição para aprender o novo, melhorar as suas atitudes e limitações.

9. Demonstre flexibilidade e proatividade:

Outro aspecto importante é ser sincero quanto a sua flexibilidade de horário. Diga se está o dia inteiro livre ou se possui horários específicos para estudar e adquirir mais conhecimento. A proatividade contará muito. Explique seu apreço por aprender, ouvir e tirar suas dúvidas quando necessário.

Aproveite nosso conteúdo e leia mais sobre: como ser aprovado nos processos seletivos?

10. Deixe uma mensagem de agradecimento após a entrevista:

Como última sugestão, sugerimos agradecer a oportunidade dada, fale o quanto foi gratificante estar no local, ter conhecido mais da empresa e por passar por um processo tranquilo e respeitoso.

Essas são características fundamentais para quem quer saber como se portar em uma entrevista, conseguir notoriedade e ser escolhido para atuar em uma organização. Então, se prepare bem, confie em suas habilidades e seja respeitoso sempre! Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!
Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete