Felizmente, o mercado de trabalho tem respirado melhor nos últimos meses e ampliado as oportunidades. Assim, se você busca uma vaga de estagiário ou aprendiz deve ficar atento às skills do momento além de ter uma boa organização, metas claras e conhecimentos. Sobretudo, é preciso saber como e onde procurar essas possibilidades. Por isso, continue lendo e fique atento!

O mercado está se recuperando

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no Brasil caiu para 10,5% de fevereiro a abril. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) confirma essa redução e revela o número de pessoas ocupadas no país em 96,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012.

Ainda, conforme outro levantamento, feito pelo LinkedIn, houve alta de 40,6% nas contratações no Brasil nos primeiros meses deste ano, quando comparado com dezembro de 2019, momento anterior à pandemia. Com esse crescimento, algumas habilidades requeridas para carreira são outras e até mais valorizadas pelas empresas. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, entre as maestrias exigidas até 2025 estão: pensamento analítico, resolução de problemas, resiliência, tolerância ao estresse, flexibilidade, pensamento crítico, criatividade e liderança.

Diante desse novo contexto, a analista de atração e seleção da VLI, Syntia Ribeiro, dá dicas para quem está em busca de uma oportunidade. “Os negócios estão mudando a cada dia, principalmente com a incorporação de novas tecnologias na rotina. Para acompanhar essas transformações é importante se qualificar e aprimorar suas competências, tanto técnicas quanto comportamentais”, diz.

Para ela, existem outras aptidões técnicas fundamentais nesse processo também. “Inteligência emocional, adaptabilidade, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, busca por conhecimento, criatividade e inovação, comunicação assertiva e foco em resultados são alguns exemplos. Na VLI, além disso, destacamos ainda o protagonismo, visão integrada e foco no cliente”, complementa.

Cuidado com as vagas fakes

Em contrapartida, há uma saga enfrentada por milhões de brasileiros nesse caminho nada simples: economia, pandemia, vagas fakes, etc. “O número de usuários alvos de golpes de emprego por SMS está cada dia mais assustador”, ressalta o diretor de produtos e tecnologia na Pontaltech, Igor Castro.

A cada minuto, pelo menos duas posições mentirosas são enviadas a extensas listas de contatos, segundo um levantamento da PSafe. Ou seja, atraindo cada vez mais vítimas por meio de promessas tentadoras. “Em meio a casos crescentes, identificar um SMS golpista de um verdadeiro, se torna uma missão essencial para evitar danos financeiros severos”, expõe o especialista.

Pensando nisso, Castro alerta: “enviados tanto pelo sistema de mensageria curta, quanto por outros canais, como o WhatsApp, esses golpes trazem em sua essência conteúdos extremamente atrativos para seus alvos, com propostas irrecusáveis. Em sua maioria, divulgam altos salários, meio período de trabalho ou ainda em modelos home office”. Isso é preocupante, pois diante de um cenário econômico complexo, acabam sendo facilmente acreditadas.

Por conta da crise dos últimos anos, com milhões de desempregados, muitos criminosos encontraram a “brecha” para convencer e extorquir cada vez mais pessoas. São notificações incríveis como os exemplos citados e até mesmo exigindo cursos pagos para iniciar no “cargo”.

Existem várias maneiras, fique atento!

Nesse sentido, o diretor de produtos e tecnologia trouxe alguns formatos comuns para seu conhecimento. “Em um link ao texto, os marginais convidam o usuário a conhecer melhor sobre a oferta em uma outra plataforma, nela, as vítimas precisam informar seus dados e, ainda, depositar uma determinada taxa para participar. O dinheiro, contudo, nunca é retornado”, descreve.

Outra tentativa ocorre por meio dos famosos esquemas de gamificação. “Neles, cada ‘novo funcionário’ recebe, diariamente, tarefas a serem cumpridas com recompensas financeiras. A cada progressão, maiores ganhos são prometidos. Contudo, após um período, o programa se encerra inusitadamente levando todo o valor investido”, acrescenta.

Seja qual for o método, as consequências podem ir além do bolso, mas psicológicas por terem sido alvo desses golpes. “Afinal, muitos acabam entrando nesse sistema por necessidade e acabam perdendo quantias significativas de sua renda”, sobreavisa o especialista.

Então, como identificar?

Sempre desconfie de propostas muito generosas. “Ao receber qualquer tipo de mensagem divulgando uma vaga, preste atenção ao conteúdo escrito e em todas as informações compartilhadas”, comenta Castro. Veja ainda erros de português, pois as empresas, em sua maioria, são bem cuidadosas com isso.

Caso sejam direcionados para o WhatsApp, verifique sempre se a foto do perfil contém a comunicação visual da companhia e a descrição da conta comercial. “Nas contas fraudulentas, por outro lado, muito provavelmente colocarão imagens de pessoas em seu lugar”, adverte ele.

Ainda, o dirigente pontua: “o número registrado deve corresponder aos oficiais ligados às organizações. Todo prisma de qualidade deve ser minuciosamente analisado para diferenciar as tentativas fraudulentas”, complementa o diretor de produtos e tecnologia na Pontaltech.

Em geral, cuidado com SMS, notificações, e-mails, etc. Sempre pesquise antes o nome da entidade, site e veja se a comunicação condiz com a mensagem. Lembre-se de redobrar a atenção antes de clicar em links, muito são para roubar dados, clonar telefones, entre outros golpes.

Portanto, para evitar o perigo e o transtorno, o Nube disponibiliza milhares de vagas semanalmente em empresas confiáveis e triadas por nossos executivos. Então, não deixe de acessar o site e conferir as oportunidades compatíveis com o seu perfil. Além disso, a Feira de Estágios Nube 2022 é uma outra grande chance para a carreira e tem data confirmada. Faça a sua inscrição.

Portanto, alinhe-se com as tendências. Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe