Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conselhos-para-quem-esta-no-comeco-da-carreira

Conselhos para quem está no começo da carreira 

Notícia | 09/05/2022

Vinícius Lima

Aprender com os próprios erros é inevitável, mas contar com a sabedoria dos mais experientes para criar atalhos no caminho é sempre bem-vindo. Essa é uma das grandes vantagens em ser estagiário ou jovem aprendiz, por exemplo: a chance de cometer deslizes e, não obstante, também aprender com colegas e supervisores com mais vivências. 

Contrariando a máxima do “velho guerreiro” Chacrinha: por que confundir se é possível explicar? Quando o assunto é trabalho e vida corporativa, muitos profissionais anseiam conselhos para clarear ideias e tomar decisões daqueles já calejados em relação ao motivo de aflição ou dúvida. 

O executivo de vendas do Facebook, mentor de carreiras e escritor, Luciano Santos, sabe, porém, como nem todo mundo tem a sorte de ter por perto alguém disposto a dividir suas conquistas e fracassos. No entanto, para ele, a maioria das pessoas compartilharia suas histórias se houvesse espaço e se fossem feitas as perguntas certas. 

Nesse sentido, Santos fez uma consultoria em sua conta no Linkedin para saber das pessoas qual conselho dariam a si se estivessem começando suas trajetórias. Com as respostas de 46 profissionais de distintas idades, experiências e áreas de atuação, chegou a 11 orientações. 

Os conselhos estão presentes no livro de sua autoria “Seja egoísta com sua carreira”, publicado pela Editora Gente, e são apresentados aqui. Confira:

1 - Aprenda inglês

O mentor de carreiras destaca como “aprender inglês” foi o conselho com maior destaque no levantamento realizado na rede. Conforme Santos, saber ou não esse idioma pode ser o diferencial para conquistar ou perder uma oportunidade. “Estudar e aprender esse dialeto é de extrema relevância não só para a carreira, mas também para a vida como um todo e nunca é tarde para dominá-lo”, diz.

2 – Não parar de estudar

Se aplicar a novos conhecimentos, de um modo geral, é essencial para qualquer indivíduo com o sonho ou objetivo de ser bem-sucedido. “O mundo vai mudar, você pode ser demitido, o seu cargo ser extinto e muitas outras coisas as quais nem imaginamos vão acontecer nesse futuro. Para não ser pego desprevenido, só há uma saída: estudar”, garante.

Justamente por isso, Luciana Alves, finalizando sua graduação em marketing, já tem várias possibilidades de especialização para seguir. “Não sei ainda qual será a minha investida agora, mas já partir para uma pós é essencial, o mercado está muito concorrido e não quero perder chances de crescimento”. 

3 – Ache uma paixão e atue com isso

“Não encontre um trabalho, ache uma paixão”, afirma o escritor. Ele ainda ressalta como não é possível sustentar-se financeiramente apenas de amor, entretanto, quando se tem afeto pelas atividades executadas, fica mais fácil se destacar na profissão e consequentemente ser bem remunerado por isso. 

4 – Pense em você

Não é raro alguém extremamente dedicado ser demitido sem grandes explicações. Por isso, um importante conselho vindo de quem é mais experiente é pensar em si antes da organização. “Podemos e devemos gostar da empresa na qual trabalhamos, mas ela nunca deve se misturar e se fundir com a nossa personalidade”, afirma.

5 – Não deixe de aprender com os outros

Como não poderia deixar de ser, um dos conselhos mais apontados é voltado à necessidade de nunca perdermos a humildade e saber como sempre há aprendizados a se absorver dos outros. “Os mais velhos, mentores, a nossa rede de amigos e contatos profissionais, todos eles têm alguma lição valiosa a nos deixar”, diz o executivo.

6 – Evite comparações

“Ficar se comparando com os outros pode levar a decisões erradas e muitas frustrações com sua escolha para o futuro”, declara Luciano. O mentor de carreiras ressalta como cada um tem seu tempo, motivações, valores e habilidades.

7- Vença seus medos

O medo de errar e ser julgado por isso paralisa muitos. Contudo, conforme o escritor, as pessoas criticam as outras de qualquer forma em todas as circunstâncias. Sendo assim, é necessário agir mesmo com receios. “Tenha coragem para viver e para construir a carreira desejada”, incentiva.

8 – Cometa erros

Cometer deslizes faz parte da vida, desse modo, o segredo do sucesso não é nunca falhar, mas descobrir quais são as lições a serem retiradas desses momentos para crescer e se preparar melhor, caso tenha de enfrentar uma situação semelhante no futuro.

9 – Aceite e provoque a mudança

Conforme o mentor de carreiras, existem duas afirmações sobre a mudança, as quais todo o profissional deve levar em consideração: a primeira é o fato dela ser inevitável; a segunda a necessidade dela ser estimulada quando a realidade não acomoda as intenções individuais. “Não está feliz na ocupação, não gosta do seu gestor, provoque a transformação”, aconselha.

10 – Experimente muito

“Falhar é acumular experiência”, diz o executivo de vendas. Desse modo, se errar é preciso, experimentar nunca é demais, principalmente no início de jornada, quando a cobrança por certezas é menor. “Permita-se experimentar e descobrir seus gostos”, orienta.

11 – Tenha um objetivo claro

No início, não é necessário ter 100% de convicção, mas é sempre bom ter um norte de onde se deseja chegar. Nesse ponto, vale a pena cultivar a persistência. “Em um mundo cheio de distrações, persistir é a palavra de ordem”, afirma.

Justamente a partir dessas orientações, estagiar pode ser uma boa investida. Até porque, por exemplo, Luciana aproveitou suas passagens como estagiária para tirar proveito máximo do conteúdo aplicado em sala de aula. “Há uma disparidade muito grande entre o teórico e a prática, mas elas se complementam, então acho muito legal estagiar por conta disso.

Para ela, não há cargo certo a ser valorizado na hierarquia. “Eu gosto da ideia de horizontalização das gestões justamente porque mesmo quem é expert tem algo a descobrir com outra pessoa. Não faço diferenciação se uma lição vem de alguém menos ou mais estudado”, complementa a estudante. 

Como se faz uma carreira de sucesso?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete