Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ensinamentos-do-bbb-22-sobre-economia

Ensinamentos do BBB 22 sobre economia 

Notícia | 22/03/2022

Vinícius Lima

Para sobreviver a cada semana no Big Brother Brasil, os confinados enfrentam alguns desafios. Um deles é a divisão da casa entre setores VIP e xepa. Enquanto no primeiro, um pequeno grupo escolhido pelo líder tem regalias e vários tipos de alimentos, no segundo, os participantes ficam restritos a uma determinada quantia e qualidade de comida. Esses jogadores devem juntar o pouco de estalecas disponíveis (moeda do programa) para fazer as compras da semana, limitadas a itens como macarrão instantâneo, rabada e ovos. Só algumas frutas ficam disponíveis, como banana e laranja, mas tudo é racionado.

Infelizmente, não apenas no BBB as pessoas precisam fazer muito com pouco para economizar. Os custos nos mercados vêm subindo há dois anos no Brasil. Dados do IBGE informam como 60% da renda das famílias com renda de até cinco salários-mínimos são gastos com alimentos. Além disso, depois de uma trégua, o preço da carne bovina voltou a aumentar, de acordo com o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), entre 0,9 e 1,15%. A alta deve seguir em 2022, segundo especialistas. 

De acordo com Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, os quase dois anos de pandemia impulsionaram esse cenário. “Muitas pessoas perderam o emprego e apenas uma parcela da população recebe o auxílio emergencial. Tudo isso impacta na vida financeira do brasileiro e ele necessita saber utilizar o dinheiro para poupar da melhor maneira possível”, aponta.

Para salvar quantias na hora de ir às compras, a especialista separou algumas dicas inspiradas no reality.

1- Faça uma lista

Na casa mais vigiada do Brasil, os confinados não têm a opção de escrever os itens essenciais na xepa, mas na vida real esse controle é importante, pois a lista nos mantém focados naquilo realmente indispensável. “Antes de fazer esse índice, é vital verificar quais produtos já estão nos armários e geladeira, para não adquirir coisas repetidas. Separe por categorias, como alimentos, produtos de limpeza e higiene. Além de facilitar a busca, ajuda a manter o foco para evitar a compra de itens supérfluos”, sugere Thaíne.

A organização pode favorecer, de fato. Luiza Nunes, estagiária de administração, tem um aplicativo para fazer esse controle. “É legal porque também consigo informar quais opções já estão na minha dispensa e gerenciar tudo por lá. Nem preciso escrever nada em papel e caneta”, conta. 

2- Substitua alimentos

Os concorrentes do BBB também sentem a alta dos valores e, a cada semana, precisam priorizar os itens mais em conta. Aqui fora, com a inflação, não é diferente. Muitos produtos aumentaram, como a carne, deixando de fazer parte das refeições. Nesse cenário, a substituição é uma forma de economizar. No caso da carne bovina, as melhores alternativas são frango e ovo, os quais, mesmo com a subida, continuam como opções mais acessíveis.

3- Aproveite promoções

“Pesquise e veja qual local é mais barato. Se a maioria dos produtos com custo baixo é de um único lugar, faça as compras nesse estabelecimento, assim você salva com transporte também. Fique atento para não agir por impulso só porque os números estão mais baixos”, orienta a executiva.

4- Opte por produtos apetitosos para todos

Alguns participantes do programa deixam claro seus gostos, mas no geral todos cedem por itens preferidos pela maioria. Em família, também devemos conhecer a inclinação de cada um, dentro das opções existentes e escolher algo capaz de agradar a mais pessoas com melhor custo. 

“Esses são alguns cuidados simples na hora de ir às compras, os quais fazem diferença no montante total gasto. Por último, devemos lembrar como atacados e feiras são boas opções, pois normalmente são mais em conta. Essa opção os confinados do BBB não têm, mas nós, na vida real, devemos aproveitar”, finaliza Thaíne.

Você sabia que a educação financeira começa pelo estágio?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete