O estágio é a principal forma de ingressar no mercado profissional. É, além disso, o primeiro contato de muitos brasileiros com o próprio dinheiro. O início da trajetória é cheio de desafios para quem não tem experiência e a gestão do dinheiro também se torna uma adversidade. Assim, é preciso saber administrar os ganhos para não terminar os meses com saldos negativos. 

Noções essenciais

Segundo Adélia Glycerio, advogada, educadora financeira e autora do livro “Independência Financeira: 7 princípios para você alcançar seus sonhos”, as regras básicas da educação financeira, apesar de simples, não são observadas pela maioria das famílias. “A consequência imediata é o endividamento de grande parte delas”, alerta. 

A verdadeira base da instrução, nesse quesito, é o consumo consciente, ou seja, gastar menos e evitar compras por impulso. Consequentemente, isso irá evitar dívidas absurdas no futuro. “Outro ponto ignorado para quem deseja mudar de vida é a busca pela renda extra. Já parou para pensar qual o seu dom?”, pondera a especialista. 

Pensar e se organizar são tarefas essenciais

É necessário, portanto, se  questionar sobre quais habilidades você têm capazes de te trazer mais lucros. “É importante ficar atento às oportunidades surgidas ao longo da vida e não as deixar escapar. Para manter a saúde de seu bolso em dia, procure primeiro investir para depois consumir”. 

No entanto, se surgirem despesas, trate de quitá-las o mais rápido possível. “Renegociar é sempre uma boa opção, pois há a possibilidade de reduzir o valor. Com as contas em ordem, passe a destinar de 10% a 30% dos seus pagamentos para uma conta de investimentos”, sugere a advogada. 

A chave para tudo é o planejamento

De acordo com ela, é comum as pessoas associarem essa ação a algo responsável por demandar uma quantia gigantesca de valores, porém, não é verdade. “Um importante passo para alcançar a liberdade é o planejamento. É vital ter uma base sólida e estabelecer metas a curto, médio e longo prazo”, diz. 

Esse foi o caminho adotado por Larissa Figueiredo, estagiária de contabilidade. “Fui ter uma noção maior sobre esse ponto depois de ingressar na faculdade e, principalmente, quando comecei o estágio. Se é possível administrar as entradas e saídas de uma corporação, de uma pessoa física é muito mais fácil”.

Desde então, ela conta com a ajuda de planilhas e programas no celular para descrever todos os seus deveres e quantias disponíveis para lazer, por exemplo. “Primeiro as obrigações, depois eu penso na diversão. A partir daí, dá para desenhar legal um escopo mensal”. 

“Pondere sobre como você quer estar daqui a dois, cinco, dez ou 20 anos e quais fatores são necessários para chegar a esse objetivo”, indica Adélia. “Se você não destinar uma parte da renda, você ficará mais pobre a cada mês, pois não terá os reais rendendo. Esse valor fará falta quando você chegar na terceira idade”.

Futuro incerto redobra necessidade de atenção

Tendo em vista o envelhecimento da população, a educadora também chama a atenção para a falta de garantia tida hoje em relação ao funcionamento do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social daqui algumas décadas. “Por isso, todo cuidado é pouco”, constata a especialista. 

Por fim, a advogada conta ser crucial cuidar dos lucros e dividendos para ter um futuro tranquilo e seguro. “Isso é muito importante para não depender de ninguém amanhã, nem da família, nem do governo. Fique atento!”, conclui. 

Conheça filmes sobre finanças para te ajudar!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe