Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
basta-apenas-ter-talento-para-ser-efetivado-no-estagio

Basta apenas ter talento para ser efetivado no estágio? 

Notícia | 14/03/2022

Giovanna Cavalli

A palavra “talento”, no dicionário, representa habilidade ou aptidão natural para a realização de algo com destreza. Todos têm a capacidade de desenvolver essa maestria, basta ser interessado e proativo. Essas características, inclusive, são importantíssimas para os jovens estagiários em busca da tão sonhada efetivação. Bem como, os aprendizes de trilhar uma carreira na empresa.

Foque nas soft skills

Como vimos, competência não é sorte, mas deve ser cultivada e evoluída com disciplina e vontade. “Contudo, ser habilidoso em suas tarefas representa sucesso? Nem sempre. Infelizmente, existem pessoas extremamente talentosas, porém não conseguem uma jornada profissional ou empreendedora bem sucedida”, avalia a consultora de RH e especialista em desenvolvimento de pessoas, Kelly Stak.

Então, o que é preciso fazer para conseguir a ascensão desejada? “Hoje, apenas a graduação não é suficiente. Logo, buscar uma especialização, extensão, cursos de formação livre e participação em pesquisas, por exemplo, é importante para complementar o currículo (CV). Ou seja, nunca pare de estudar, mantenha-se sempre atualizado e procure criar uma boa rede de contatos”, explica a coordenadora de seleção do Nube, Helenice Resende.

Todavia, é claro, alguns know-hows não são adquiridos na universidade, é necessário ter vivência. “Existem treinamentos de soft skills e mentorias para auxiliar as pessoas nesse sentido”, complementa a consultora. Além disso, ela elencou as principais práticas importantes para se destacar. Veja:

infográfico 14-03-22-2

  • Bom relacionamento com as pessoas;
  • Criar um clima organizacional harmonioso;
  • Ser flexível às mudanças e comunicativo;
  • Saber trabalhar sob pressão e gerenciar o tempo;
  • Aprender a lidar bem com os acontecimentos inesperados;
  • Ter perfil de liderança e atitudes positivas;
  • Princípios éticos;
  • Inspirar confiança;
  • Estar sempre motivado, engajado, organizado e criativo.

Depende de você

Portanto, hoje em dia, não basta ter um CV recheado de boas experiências e qualidades, pois o grande diferencial está nessas skills comportamentais. “A inteligência emocional é uma requisição, pois ajuda a compreender, expressar e também trabalhar as emoções para lidar com as adversidades. Sendo assim, as companhias investirão ainda mais em indivíduos capazes de criar ferramentas para lidar com crises e superar grandes desafios com facilidade”, expõe Helenice.

“O crescimento está sujeito à sua disposição de sair do conformismo e da paralisação. Para um plano de carreira para os próximos cinco anos é preciso ampliar o leque com visão de futuro, entendendo também como o mercado da área de atuação no período”, adverte Kelly. Ou seja, a tão esperada efetivação ou mesmo promoção depende muito de si mesmo e da vontade de aprender.

Para a especialista em desenvolvimento de pessoas, fórmulas mágicas só existem nos filmes infantis e ter êxito não é só uma questão de fé. “Para se sobressair é preciso esforço e estratégias de ação constantes. Chegou o momento de fazer uma autoavaliação e identificar as suas virtudes, potencialidades, limitações e se comprometer com seu aperfeiçoamento. As competências estão dentro de cada um, basta desvendar e exercitar”, conclui.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assim, você se mantém alinhado às novas necessidades do universo laboral e se destaca. Conte com o Nube!                                                                                                            

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete