Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
efetivacao-no-estagio-6-dicas-para-conquista-la

Efetivação no estágio: 6 dicas para conquistá-la 

Notícia | 04/03/2024

Larissa Almeida

Conquistar uma posição de estágio é de grande relevância para construção da carreira de um estudante. Contudo, essa modalidade de contratação é temporária. Logo, durante a sua trajetória na empresa, os aspirantes buscam por sua efetivação. Nesse sentido, algumas ações podem tornar a progressão de cargo mais possível. Então veja, nesta matéria, seis dicas fundamentais para quem deseja ser efetivado. 

Qual a importância do estágio para construir uma carreira? 

O ato educativo escolar supervisionado é um tipo de contrato voltado para incluir os estudantes no mercado de trabalho. Isso porque, muitas vezes, eles não têm a devida experiência profissional para ser selecionado em uma vaga efetiva. Dessa maneira, a participação em uma organização como estagiário pode oferecer a prática na área desejada. 

Luana Miglinski, analista de inteligência de mercado do Nube - Estagiários e Aprendizes, revela o porquê escolheu o estágio como alternativa para complementar sua trajetória. “candidatei-me para buscar mais conhecimento no mesmo segmento dos meus estudos e, aqui no Nube, encontrei algo muito além disso!”, revela a especialista. 

Hugo Domenech, Analista de treinamento do Nube, também reforça o significado da posição no meio corporativo. “O estágio é uma troca significativa, na qual o candidato contribui com atualizações acadêmicas. Sendo assim, uma força inovadora para a corporação, enquanto ela proporciona a uma vivência essencial para o desenvolvimento do aluno”, diz. 

Todo estagiário pode ser efetivado? Por quê buscar essa possibilidade? 

Sim, todos os colaboradores nessa modalidade podem ser efetivados. Porém, essa medida não é obrigatória! Nesse sentido, vai de acordo com a cultura organizacional de cada companhia adotar a política ou não. Por isso, no processo seletivo, é interessante certificar se existe a chance de avançar para outras posições de prestígio. 

O TCE - Termo de Compromisso de Estágio, segundo a lei n° 11.788/2008, pode ter a duração de no máximo dois anos. Por isso, a efetivação é uma forma de garantir mais estabilidade e estender a sua participação na instituição. Caso ela não ocorra, o documento é devidamente encerrado e você consegue ser um candidato preparado para novos desafios no ambiente empresarial. 

Nesse contexto, a busca pela efetivação não deve ser o único foco. “A efetivação, a meu ver, não pode ser encarada unicamente como uma meta a ser atingida, mas sim, uma consequência natural de seu esforço. O verdadeiro propósito reside no seu desenvolvimento, na construção do network, na quantidade de melhorias contínuas e no quanto absorve do ambiente”, indica Domenech. Conforme os dados da Abres - Associação Brasileira de Estágios, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil. 

Veja 6 dicas de quem já foi efetivado 

Quem deseja alcançar essa alternativa na jornada, algumas dicas podem ser essenciais. Luana já passou pelo processo e conquistou a admissão, por isso, deixou seis dicas promissoras, utilizadas por ela, a serem aplicadas no dia a dia. Confira: 

  • Seja proativo;
  • Tenha empatia;
  • Empenhe-se os dias nas tarefas estipuladas;
  • Tente superar as suas metas individuais;
  • Ouça bem cada feedback e coloque as orientações em prática. 

Por fim, a analista conta qual a sensação de alcançar esse marco em sua vida ocupacional. “Foi uma sensação maravilhosa! Eu esperava muito por esse dia. Acredito nesse como o principal objetivo de todo estagiário, além de adquirir conhecimento é obter a efetivação. Para isso, tentei me superar sempre, é a emoção de um trabalho bem feito!”, finaliza Luana. 

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Para encontrar a sua posição de sucesso, conte com o Nube e fique atento às nossas dicas! Acreditamos no seu potencial.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete