Para conduzir um negócio rumo aos objetivos, é preciso ter uma cultura organizacional bem sucedida. A gestão horizontal é uma ótima alternativa para isso. Esse modelo, no Brasil desde a década de 60, não coloca uma estrutura hierárquica rígida. Com ele, todos têm autonomia sobre o fluxo do trabalho. De acordo com o Google, em janeiro de 2022, o termo ‘gestão horizontal’ apresentou 69% de aumento nas buscas. Isso mostra como o sistema é uma tendência para a relação entre dirigentes, funcionários e estagiários.

A gestão horizontal

Dos anos 60 para cá, a maioria das empresas ainda opta pelo modelo tradicional, ou seja as decisões sendo tomadas apenas pelos gestores, sem o envolvimento dos colaboradores operacionais. Com essa novidade, corporações com desejo de crescer e ter menos turnover dividem as responsabilidades e compartilham assuntos estratégicos com todo o time. Cada vez mais, a fusão da tecnologia com o lado humano torna a comunicação mais flexível e possibilita melhorias no mundo empresarial.

Para o CEO da Incentivar, Rodolfo Carvalho, ter esse pensamento colabora para atingir os melhores resultados. “Todas as áreas do negócio são influenciadas de forma positiva: a estrutura, os processos e as pessoas. Com eficiência, a facilidade de apresentar um crescimento exponencial tanto em lucro quanto de satisfação do grupo é palpável em curto prazo”, explica.

Ainda segundo Carvalho, ter uma equipe engajada e motivada é uma das melhores formas para atrair mais produtividade. “Os colaboradores gostam de se sentir parte da organização e terem a oportunidade de expor as suas ideias, cria o sentimento de pertencimento, pois possuem uma relação mais acessível com os seus líderes e participam das decisões. Além disso, realça os valores humanos e compreende como todos fazem parte do sucesso. Prêmios e promoções são essenciais para valorizar os integrantes”, relata.

O marketing de incentivo está sendo fundamental para quem procura expandir seu empreendimento. De acordo com pesquisa da Associação de Marketing Promocional - Ampro, 68% das companhias brasileiras já adotam essa medida e a compreendem como uma estratégia com metodologia duradoura. Para manter a equipe motivada, é preciso valorizar os seus membros, reconhecendo sua importância.

Outra ação relevante é a formação do staff. Um bom processo de seleção, treinamentos constantes e diversidade entre os colegas, são etapas cruciais para alcançar o sucesso. Dessa forma, você terá pessoas felizes, atualizadas, com vontade de atuar e com diferentes pontos de vista para criarem novidades e soluções inteligentes para problemas do cotidiano.

Capacitação é fundamental

Ser um bom dirigente, apresentar bons resultados, ter um plantel satisfeito e seguindo a cultura organizacional e propósito da instituição, pode exigir muita habilidade, sabedoria e, acima de tudo, estudo e humildade. No mundo moderno, essa demanda é cada vez mais necessária. Afinal, temáticas como saúde mental e felicidade são debatidas de forma enfática.

Para a CEO da CCS Tecnologia, Greice Ciarrocchi, “a educação é a base de tudo. Toda a parte técnica é importante, mas também as bases éticas e valores. O mundo precisa urgentemente de líderes conscientes do seu impacto. Para isso, o conhecimento é um presente e uma das coisas mais valiosas”. Nesse sentido, a especialista recomenda cinco livros para ajudar os empreendedores a alavancarem seus negócios.

Liderança e Propósito: O novo líder e o real significado do sucesso - Fred Kofman: a obra trata de como a liderança voltada para um propósito faz diferença. O autor também aborda autoconhecimento e a relevância do desenvolvimento pessoal. “Quando se consegue conectar o coração das pessoas a uma missão, a entrega é maior”, comenta Greice.

Feitas para Durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias - Jim Collins: como ser diferente das concorrentes? O autor fez uma pesquisa aprofundada e trouxe, ao longo da obra, seus resultados. Ele também debate sobre alguns mitos. “É muito legal porque é prático”, explica.

Descubra seus pontos fortes - Marcus Buckingham e Donald O. Clifton: uma reflexão sobre como é preciso potencializar os pontos fortes. “Essa obra é bem interessante, pois vem com um teste para descobrir seu potencial. O legal é perceber como cada um é único e a soma das características é incrível. Existem vários perfis diferentes e não existe melhor nem pior”.

O Novo Código da Cultura - Sandro Magaldi e José Salibi Neto: explica o conceito de cultura organizacional. A forma da empresa atuar fica tão enraizada e, muitas vezes, são necessárias transformações. Assim, a obra instiga os empresários a repensar qual o seu papel e o quanto é importante a coerência de suas ações.

Os quatro segredos sagrados para o amor e a prosperidade: Um guia para viver em um belo estado de ser - Preethaji e Krishnaji: aborda as quatro chaves do sucesso, mesclando ciência com práticas espirituais antigas, bem como apresenta algumas meditações para serem praticadas. “Mostra como o poder da consciência afeta tudo ao nosso redor e como podemos criar uma vida repleta de amor para viver em belos estados de ser”, finaliza a gestora.

Portanto, esteja sempre atualizado e ligado nas atitudes modernas do mercado. Dessa forma, você largará na frente dos demais e terá vantagem na jornada em busca do sucesso. Se busca estagiários e aprendizes para te ajudar nessa missão, entre em contato com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe